sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Oitavos de final da LCE: Málaga

Poderemos considerar generoso o sorteio da LCE.

No meio de tanto peixe graúdo, saiu-nos um estreante na LCE e, também por isso, um dos mais acessíveis adversários que nos poderia calhar em sorte.

No entanto, não nos deixemos enganar pelo nome (ou falta dele) da equipa espanhola: eles têm uma equipa razoável e a prova disso mesmo é que não só terminaram o grupo deles em primeiro como ainda estão em 4º no campeonato espanhol - e estar num nessa posição num campeonato onde estão Real Madrid, Barcelona e o vencedor da Liga Europa e equipa de Falcao, é excelente, e terminar em primeiro no grupo onde estão o Milan AC e o milinário Zenit também!

Quanto a mim, as principais vantagens têm a ver com a maior experiência do FC Porto nesta prova (um dos recordistas de participações contra um estreante), com o facto de jogar primeiro em casa como nos costuma agradar e com a maior coesão que a equipa tem apresentado esta época.

No entanto, temos pontos fracos: o treinador que tem experiência de ser eliminado nesta fase de todas as provas a eliminar, um plantel curto e com poucas opções de meio campo e ataque (e com riscos de poder ser atacado em Janeiro nessas áreas) e uma grande quantidade de jogos já marcados nos meses de Janeiro e Fevereiro (julgo que mais de 12 jogos, se o FC Porto passar às meias finais da Taça da Liga, até à segunda mão a 3 de Março). Vão ser dois meses desgastantes e com um plantel curto como está o nosso neste momento, sujeito a lesões e castigos que possam colocar em risco a tal coesão que temos vindo a apresentar.

Plantel do Málaga para 2012/13

Em relação ao Málaga, 4º na Liga espanhola, tem 28 pontos em 16 jogos (8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas) e 25 golos marcados e 10 sofridos. Em casa tem 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, fora tem 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, mas apenas marcou 5 golos fora dos 25 que tem (denota talvez alguma tendencia defensiva) e apenas sofreu 3 dos 10 golos sofridos (o que demonstra que se fecha bem fora) e também permite perceber que em casa é uma equipa muito mais ofensiva (80% dos golos marcados são caseiros) mas também mais exposta na defesa (70% dos golos sofridos foram em casa).

No seu plantel, apesar de não ter grandes vedetas, tem uma série de jogadores de excelente qualidade, alguns bem nossos conhecidos, como Onyewu, Saviola e os portugueses Duda e Eliseu, mas também Demichells, Joaquin, Buonanotte, Julio Baptista e Santa Cruz.

Acredito que o FC Porto tem equipa para ultrapassar o Málaga. Julgo mesmo que o jogo mais difícil vai ser em casa, pelo que atrás ficou exposto - sabemos todos das dificuldades do FC Porto em ultrapassar equipas muito fechadas, sabemos todos dos erros defensivos que o FC Porto comete regularmente (e na LCE isso é meio golo) e por isso, se ganharmos em casa, teremos 70% da eliminatória resolvida, já que o tipo de jogo da 2ª eliminatória se adequa bem ao nosso tipo de futebol.

Este ano é, por acaso, um ano favorável a que equipas menos fortes possam aspirar a ganhar a LCE: nesta fase tão preliminar, pelo menos 3 grandes equipas ficarão de fora graças aos emparelhamentos: Barcelona x Milan AC, Real Madrid x Man. United e Bayern x Arsenal. Dos grandes, só a Juventus escapou de ter um adversário de peso. Quem sabe...

Sem comentários: