quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Jogo 20 - PSG, 2 x FC Porto, 1 - 2 derrotas consecutivas? G'ande VP!

"Sou um infeliz!"
Nova derrota, 2ª consecutiva, deixa o FC Porto novamente em polvorosa com o (mau) resultado que volta a colocar na ordem do dia as qualidades e qualificações de VP para comandar o FC Porto. Porque em ambas as derrotas todos conseguem detectar muitos problemas variados, mas a grande maioria quase unanimemente aponta o dedo ao treinador - em Braga, como já aqui foi escalpelizado, nas poupanças (que VP já havia admitido antes com o Sta. Eulália não havia resultado) que fez para atacar o jogo de hoje e hoje com o medo incutido aos jogadores que se balizaram bem lá atrás e depois com duas substituições que não se entendem: Atsu aos 85 minutos (quando Varela pelo menos desde os 60 minutos que acusava fadiga) estando a perder desde os 62' e a inenarrável troca de Alex Sandro por Abdoulaye aos 87 minutos! Ninguém, mas ninguém mesmo, irá conseguir explicar-me o que passou na cabeça de VP para estas substituições tardias e ineficazes!


Não se admite, nesta altura da época e analisando o que o FC Porto vinha produzindo este ano em comparação com o ano passado, o que se passou neste dois jogos.

VP desbaratou o pouco capital que havia conseguido este ano em 5 dias. Com 2 jogos de saldo negativo, conseguiu igualar o tristemente negativo recorde de Jesualdo de 2009...

Perdeu hoje o jogo porque jogou pior, porque não se conseguiu impor, não controlou a bola nem o jogo. E não teve o rasgo de mudar a equipa quando devia - nem mudou como devia, quando final e tardiamente a mudou.

Os primeiros 10 minutos de jogo foram um sufoco só. Depois a coisa equilibrou-se um pouco mais, mas muito mais pendente para os franceses do que para nós. Apesar de tudo, a equipa reagiu bem ao golo do PSG e conseguiu empatar quase de seguida. Na segunda parte, foi mais do mesmo - com a diferença que começou debaixo de pressão e acabou completamente encostado às cordas, (de)mo(n)strando o falhanço da substituição Alex Sandro-Abdoulaye.


Para a história fica o frango (o perú, ou talvez mesmo a avestruz!) do Helton - não há época que não meta um destes, a única coisa de positivo que tem é provavelmente este ano já só iremos assistir a fantásticas defesas como é habitual dele! E fica o facto de chegar em primeiro no grupo e com possibilidade de ser a mais pontuada das 32 equipas em prova e sai de lá com uma derrota, em 2º lugar e sob o peso das criticas.

 Apesar de tudo, não consigo culpar os jogadores pelos 2 maus resultados. Mas consigo ver no homem que fez a gestão do plantel um dedo táctico fundamental em ambas as derrotas.

Sábado lá teremos de apresentar a factura ao Moreirense - o que não será fácil, pelo que vi dos seus jogos com os lagartos e lampiões, irão vender cara a derrota! Enfim, acabou o mini-estado de graça de VP e regressarão, infelizmente, os dias de intranquilidade e incerteza a cada jogo - quer dizer, para muitos, isso de confiar no FC Porto do VP nunca aconteceu, por mim falo.... e lamento dizer que tenho razão, preferia bem mais não ter, mas a realidade insiste em desmentir quem acha que VP é treinador para o FC Porto!

FICHA DO JOGO

Paris Saint-Germain-FC Porto, 2-1
UEFA Champions League, grupo A, sexta jornada
4 de Dezembro de 2012
Parc des Princes, em Paris
Assistência: 45.512? espectadores

Árbitro: Craig Thomson (Escócia)
Assistentes: Derek Rose e Alasdair Ross
Quarto árbitro: Graham Chambers
Assistentes adicionais: Steven McLean e Kevin Clancy

PARIS SAINT-GERMAIN: Sirigu; Van der Wiel, Alex, Thiago Silva (cap.) e Maxwell; Lavezzi, Chamtôme, Matuidi e Pastore; Ménez e Ibrahimovic
Substituições: Lavezzi por Verratti (77m), Ménez por Jallet (85m) e Pastore por Nenê (88m)
Não utilizados: Douchez, Sakho, Armand e Sissoko
Treinador: Carlo Ancelotti

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); Varela, Jackson Martínez e James
Substituições: Fernando por Defour (70m), Varela por Atsu (84m) e Alex Sandro por Abdoulaye (85m)
Não utilizados: Fabiano, Miguel Lopes, Castro e Kleber
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Thiago Silva (29m), Jackson Martínez (33m) e Lavezzi (61m)
Cartões amarelos: Otamendi (29m), Lavezzi (76m), Thiago Silva (84m), James (84m), Danilo (90m), Alex (90m+2) e Mangala (90m+2)
Cartões vermelhos: nada a assinalar


PONTO DE SITUAÇÃO
15 vitórias, 3 empates, 2 derrotas
42 golos marcados, 12 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa

1 comentário:

xandreazevedo disse...

Temos de analisar friamente a situação do Plantel e dar alguma parte de culpa a SAd.
Alguém acredita que o desprezo pela taça de Portugal não tem dedo da SAD?
Para somar ao fraco líder que temos , que na flash pós jogo diz que tem de "agradar" a 25 jogadores e não só a 12 está tudo dito.
Não temos opções no banco é evidente.Se nós adeptos não acreditamos no kleber ele ontem mais uma vez nos deu razão ..
Atsu é brinca na areia sem golo , varela não é para grandes palco (Consumo interno) e isto resulta que a saída de hulk é fatal no nosso poder ofensivo (Alguém para ajudar o desgraçado o JK Martinez)
Alguns jogam por decreto , não se tira defour em forma por o Polvo sem poder físico e faltoso.
Temos um médio direito a defesa direito e o outro defesa direito fica no plantel por o Camelo do Paulo Bento que ainda é pior que o Vp decide levar o cepo ao europeu.
Temos um bom onze tirando a lacuna que descrevi do lado esquerdo (Varela/atsu/iturbe/Kelvin) temos que ir ás compras não temos banco !!