quinta-feira, 21 de maio de 2009

A vencer desde pequeninos

As palavras são do jornalista TOMAZ ANDRADE d'O Jogo, e dizem tudo. Ainda agora estão a começar o convivio entre os mais velhos e já trazem com eles o "bichinho" de jogar para ganhar, sempre. É disto que nós gostamos, é disto que se fazem os futuros campeões...

"O aquecimento das equipas foi feito ao som do hino oficial da Liga dos Campeões, mas nada de confusões, porque o futebol apresentado pelo FC Porto e pelo Mafra na final da Liga Intercalar não conseguiu passar da mediocridade, não agradando aos cerca de quatro mil espectadores que se deslocaram à Maia. O jogo chegou ao fim sem golos e foi no desempate por grandes penalidades que a equipa portista conseguiu agarrar o troféu, conquistado pela primeira vez.

Há, contudo, uma série de factores que justificam o nulo e o mau futebol. A equipa do FC Porto está em formação, sendo constituída unicamente por jovens, muitos deles ainda sem idade de profissionais. Ainda assim, Ventura, na baliza, e Rabiola, no ataque, tentaram emprestar alguma qualidade ao jogo e conseguiram-no a espaços. O Mafra, a equipa-sensação ao longo da prova, começou bem, tendo mesmo algumas oportunidades de golo, mas progressivamente baixou de rendimento e o FC Porto passou a controlar as operações a partir da meia-hora. Diarra foi o primeiro a criar perigo, com um cabeceamento que Ventura defendeu, e alguns minutos depois o guarda-redes portista voltou a dar nas vistas ao parar um remate de Vieirinha, claramente a melhor unidade do Mafra. Depois vieram as oportunidades desperdiçadas por Rabiola, que conseguiu superiorizar-se longe da área, ao sair bem das marcações, mas sem sucesso quando teve o guarda-redes do Mafra pela frente. A segunda parte foi toda do FC Porto, outra vez com Rabiola a revelar-se perdulário, mas foram Alex e Paulo Renato que quase deram a vitória ao Mafra em duas jogadas perigosas. Nos penáltis, o FC Porto foi mais forte, com Ventura a defender dois.


FC Porto 0 - Mafra 0
Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho

Árbitro Jorge Sousa (AF Porto)

Ventura, Bosingwa (Ricardo 67), Roberto, Adboulaye, Massari, Lucas, Cardoso (Alex, 78'), Ramon, Rabiola, Miguel (Claro, 46') e Chula (Victor, 65').

Treinador Rui Barros

Colaço (Márcio Santos, 46'), Eduardo Simões, Coelho (Paulo Renato, 70'), João Meira (Malá Sano, 46'), Éder, Ricardo Correia, Tiago Silva (Rúben, 52'), Élio Wilson, Bonifácio (Ernesto, 46'), Diarra e Vieirinha.

Treinador Rui Gregório

n ao intervalo 0-0

* 6-5 decidido por marcação de penáltis: Lucas, Adboulaye, Massari, Victor, Bosingwa e Rabiola (FC Porto); Paulo Renato, Vieirinha, Élio Wilson, Rúben e Malá Sano (Mafra)

amarelos 31' Bosingwa, 45' Miguel, 57' Roberto, 61' Rabiola, 83' Ricardo Correia"


E já agora, parece que vem aí mais um bom central:

"A ESTRELA

ABDOULAYE
Da escola de centrais que é o Dragão este é o aluno mais bem qualificado.

É uma tradição o FC Porto formar bons centrais e Abdoulaye parece ser o último nome dessa linhagem. É alto e rápido, características a que junta uma boa capacidade de ter a bola nos pés. Por várias saiu da sua zona com a bola controlada. A defender, que é o que mais interessa, mostrou bom posicionamento e leitura de jogo, antecipando-se aos adversários. Mas também é claro que ainda está em formação e não deve esquecer que não ganhou nada até agora."

4 comentários:

Nuno disse...

Este Abdoulaye tem enorme potencial... fui ver o jogo contra os vermelhos no Sábado passado e este de ontem, e é impressionante a diferença de qualidade entre ele e qualquer outro dos jogadores dos Juniores.

Tem personalidade, inteligência, agilidade, velocidade, só lhe falta um maior poder de choque.

Não é exagero jornalístico...

joni disse...

olhem desculpem a questão. encontrei este blog e se me pudessem ajudar . algum de vcs sabe se já há bilhetes para o jogo de andebol do próx. domingo que se realiza no novo pavilhão do dragão?

É que joga lá o benfica e estava interessado e acho que o jogo è às 16h.

obrg se me poderem ajudar
saudações desportistas

J.Carlos disse...

Oi joni, benvindo


Segundo o site
"Os ingressos para o F.C. Porto Vitalis-Benfica, terceiro jogo da final da Liga de andebol, são disponibilizados a partir das 15h00 desta sexta-feira, ao preço de 3 euros, na Bilheteira Nascente do Estádio do Dragão. A venda é exclusiva a sócios."

sinceramente não percebo como só se vendem a sócios isto significa que não poderá haver adeptos ou simpatizantes do benfica nesse jogo. Um benfiquista do norte não poderá ir ver o jogo de andebol no dragão a não ser que conheça algum sócio do fcporto que lhe venda o bilhete ou não quiera ir...
Isto é muito mau pá modalidade mas segundo creio o Benfica fez exactamente o mesmo no jogo contra o Sporting num jogo que o benfica conseguiu empatar no último segundo ganhando depois no prolongamento na "negra". Jogos muito emocionates, pena haver adeptos de um clube só com clara vantagem para quem jogoa em casa

Dou o exemplo que o ABC de Braga que tem sido claramente a melhor equipa de andebol nas últimas décadas por não ter muitos sócios não faz venda exclusiva aos mesmos para que assim adeptos e simpatizantes de outros clubes possam assistir ao encontro.
Se calhar essa venda exclusiva até é melhor por uma questão de surança porque já pude assitir num jogo de final entre ABC*Porto no Flávio Sá Leite onde entraram 3 adeptos com cachecol do Porto, que foram tão, mas tão asssobiados e vaiados que tiveram mesmo de sair do recinto, mas nunca e sem qualquer tipo de violência como resposta a supostas agressões protagonizadas por adeptos do porto no jogo anterior ao antigo treinador do ABC_A.Donner e assim acabou por não haver mais adeptos do porto nos jogos em casa do ABC

que haja um bom jogo e sem grandes casos. problemático o pavilhão ser ao lado do estádio do dragão onde horas depois há festa do tetra. Seria muito bom que não houvesse problemas extra-andebol :)

Anónimo disse...

Sr. Pavão,
Tenho lido os seus posts e reparo que o Sr. é bom conhecedor da história do FCPorto e dos seus herois, aliás, como prova o seu alter-ego Pavão, entre outros grandes nomes.
Por isso, pergunto se consegue obter a ficha do jogo realizado entre a equipa B do FCPorto- Vila Real de 25/11/2001, no qual jogou a titular o grande Vitor Baia!
Obrigado!