terça-feira, 26 de maio de 2009

Boas memórias (a cores)...


Madjer no momento do calcanhar mágico da 1ª Taça dos Campeões Europeus, em 27 de Maio de 1987


A equipa no momento de receber a 2ª Taça da Liga dos Campeões Europeus, em 26 de Maio de 2004

As minhas memórias são tão recentes que além de eu já ser nascido, a televisão já era a cores, bem como as fotografias. Eu até ainda sei as datas das finais de cor e sou péssimo em memorizar datas! E as tuas? :)

Faz hoje apenas 5 anos que o FC Porto voltou a surpreender. Tão pouco tempo passou e tão fortes são ainda as memórias, até porque alguns dos jogadores ainda aí andam: uns no clube (Pedro Emanuel e Nuno a jogar e Vitor Baia a dirigente) e outros por paragens diversas, Portugal e Estrangeiro.

Amanhã fazem 22 anos que conquistamos o topo da Europa pela primeira vez, em Prater, e com que jogo e golo. Ainda parece que estou a ver o Futre a fintar tudo e todos que lhe apareceram à frente e atirar uns centimetros ao lado do poste, numa jogada de antologia que merecia o golo. E depois, quem não se recorda do sublime calcanhar do Madjer? A minha infância foi muito mais feliz com esse triunfo, tinha eu os meus 14,5 anos de idade...

E ver hoje que no historial da prova desde que foi instituida a Liga dos Campeões (1991-92, vencida pelo Barcelona) o FC Porto é uma das poucas equipas fora das 4 grandes potências (Itália, Espanha, Alemanha e Inglaterra) que conseguiram vencer - para além do FC Porto, só o Ajax e o Marselha se intrometeram ainda nos primórdios da competição, nas 2ª e 4ª edições e este milénio apenas o FC Porto conseguiu essa proeza - e isto diz, de facto, muita coisa!

E a parte melhor, é que analisando a forma como o FC Porto tem gerido os seus planteis anualmente e a maioritariamente acertada escolha de jogadores e treinadores (há falhas, como é evidente, mas os resultados são positivos) e da forma como a equipa se apresenta nesta competição, acredito e tenho fé que antes de ultrapassarmos os lampiões em campeonatos nacionais (o que já não falta muito, daqui a uns 10 anos a gente fala...) ainda os vamos ultrapassar em Taças/Liga dos Campeões Europeus conquistados... E todas a cores! É fezada minha que me dá nestas datas especiais...

6 comentários:

Anónimo disse...

Um golo de calcanhar ainda hoje é conhecido pelos locutores da TV francesa como "une madjerade"

Anónimo disse...

Sr. Pavão,
Tenho lido os seus posts e reparo que o Sr. é bom conhecedor da história do FCPorto e dos seus herois, aliás, como prova o seu alter-ego Pavão, entre outros grandes nomes.
Por isso, pergunto se consegue obter a ficha do jogo realizado entre a equipa B do FCPorto- Vila Real de 25/11/2001, no qual jogou a titular o grande Vitor Baia!
Obrigado!

Pavão disse...

Caro anónimo, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Estou a tentar obter essa informação, cuja solicitação já tinha visto num post anterior, mas ainda não a consegui obter. Se bem me lembro, esse jogo foi o próprio Baia que pediu para fazer de forma a ganhar ritmo após a operação ao joelho que debelou, de forma definitiva, a lesão que os médicos do Barcelona não só não souberam tratar, como ainda agravaram. E que depois veio a causar toda a polémica sobre quem deveria ser o guarda-redes do Mundial, se o frango-da-guia, se o grande Vitor Baia...

Anónimo disse...

Um imbecil que se «goberna» a asneirar na RTPN e a pasquinar baboseiras no "Rascord", afirmava hoje neste pasquim que Pinto da Costa e, por extensão, o clube e os adeptos, «não sabiam ganhar», querendo com isto dizer que não havia elevação nem dignidade na altura das comemorações das vitórias. Para lá de demonstrar uma azia indesmentível, o que o referido escrevinhador queria afirmar nas entrelinhas é que nem ele, nem os escrevinhadores da sua laia, apesar das banhas da sua estupidez, não conseguem disfarçar que eles próprios é que não sabem perder!

Anónimo disse...

ola a todos portistas !!

Ainda nao temos noticias sobre o equipamiento da proxima temporada ??

Cristiano Moreira disse...

Dedico a dobradinha ao Sra. Leonor Pinhão, ao Gato Ricardo Araujo Pereira e ao jornal Record.
Já o fiz no meu blog, agora deixo-lhes aqui a minha dedicatória.
Esta dobradinha é para vós, se a digestão parar tomem Rennie,à venda em qualquer farmácia perto de si, se for de Lisboa tem desconto por ser cliente habitual do produto.