segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Descansados??? Tenha vergonha na cara...

O Mágico Porto apresentou-se ontem mais fresquinho para o jogo contra os lampiões, depois da vergonhosa situação durante a semana.
Porém, a tal frescura que era garantida pela "isenção" de esforço dos titulares em nada se verificou.

Certo é que falhamos muitos golos na primeira parte, no entanto há falhas que se notam na equipa derivadas do treinado, da sua falta de competência e do seu estudo do adversário.

Desde o primeiro canto contra o Porto que alertava para a entrada de três jogadores lampiões ao primeiro poste. Desde o primeiro como podem confirmar todos os que se encontravam a ver o jogo ao meu lado, o Azulão, por exemplo.

Jesualdo não só não viu como não rectificou, mantendo a atacar a bola no primeiro poste esse defesa de dois metros e meio de seu nome Fucile. Receei que num desses cantos o Porto sofresse um golo, uma vez que nunca nada foi alterado até isso acontecer. E aconteceu mesmo. Aquilo que todos vimos na bancada, o responsável máximo não conseguiu ver.

Na Segunda parte a substituição de Raul Meireles por Mariano Gonzalez analisada em três vertentes:
- A saída do Raul Meireles;
- A entrada do Mariano;
- A insistência nesta nulidade do Mariano.

- A saída do Raul Meireles: Porquê tirar o Raul Meireles quando era claramente o melhor jogador do Porto e claramente o jogador mais esclarecido do meio campo. Lucho a fazer uma segunda parte vergonhosa (lento, sem qualquer passe), Fernando a acabar de arriscar por duas vezes o vermelho e o escolhido para a saída foi Raul Meireles. Claramente uma substituição pré-concebida, sem qualquer análise em face do jogo, que em muito contribuiu para que o Porto perdesse ainda maior pendor atacante.
Assobiei, enxovalhei o treinador. Mais uma prova cabal da sua incompetência!!!

- A entrada de Mariano: O que pretendia Jesualdo com a entrada de Mariano? Dinamizar o flanco, ganhar velocidade ou arranjar mais um médio que defendesse?? Só se foi esta ultima, uma vez que a este rapazinho entrega não lhe falta. Mas alterar a dinâmica de jogo é que não foi de certeza.

- A insistência na nulidade Mariano: o que será mais preciso este jogador fazer para não ter lugar neste Porto??? O quê? Passes completamente errados. Trapalhão. Nem só jogada com consequência. A única coisa de que não o podemos acusar é de não dar tudo em campo. Ele dar dá, mas que não sabe mais, não sabe.

Posto isto, terminarei com a "análise" do banco do Porto: Nuno, Stepanov, Pedro Emanuel, Mariano, Farias, Guarín e Tomás Costa!!!
Dois defesas centrais e um médio defensivo. Apenas um jogador com qualidade e capacidade para entrar em campo, Tomás Costa. No meio de um turbilhão de compras e vendas, conseguimos ter um banco com esta qualidade. E Tarik??? Porque não é convocado??? Não será bem melhor que Mariano???

Empatamos, diga-se em abono da verdade, com justiça. No entanto, face à vergonha do jogo de quarta-feira e à desculpa utilizada pelo treinador, muito mais teriamos que fazer e tinhamos obrigatoriamente de ganhar o jogo.

Sintomática é a substituição aos 89 minutos de Licha por Farias: que outra coisa poderia querer Jesualdo ao trocar de ponta-de-lança naquele momento senão passar tempo?.

Se para outros o empate num clássico é bom, o que é certo é que ontem a maioria dos Portistas saiu do estádio com um sabor amargo e fustrado. Esse foi o meu caso.

Principal culpado: o do costume.

P.S.: a análise do Mariano pelo jornal "o Jogo":
Mariano 2 - Fez o costume, ou seja, fez quase tudo mal. Não conseguiu fintar e não conseguiu passar a bola em condições.
Sintomático...

2 comentários:

Joaquim Varela disse...

Com justiça? O pior cego é o que não quer ver.

Parabéns pelo tetra!

xandreazevedo disse...

Ganha juízo o Meireles??? está todo roto e só protesta e não cobre o lateral esquerdo e assim ninguém segura aquele lugar...saiu e bem...