quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

"O burro não é ele"

JORGE MAIA in "O Jogo" de ontem.
Um texto que não posso deixar de assinar por baixo, até porque a mesma opinião já foi partilhada por nós uma série de vezes.

"Luiz Felipe Scolari é um mestre do óbvio. Desta vez, resolveu dizer que Portugal tem bons jogadores, mas não tem uma boa equipa. Não precisava, até porque depois do jogo com a Itália já toda a gente o tinha percebido para além de qualquer dúvida razoável, mas pronto, por algum motivo achou que devia justificar-se e fê-lo sacudindo a responsabilidade dos ombros, como de costume.

O curioso é que não se limitou a constatar o facto de Portugal não ter uma boa equipa. Lamentou-o, como se reclamasse o direito a ter, não só bons jogadores para trabalhar, mas também uma boa equipa, prontinha a usar.

É natural. Scolari está mal habituado.
Em 2004 tinha bons jogadores, mas, mais do que isso, tinha uma equipa instantânea, daquelas em que basta não meter água para funcionar. Uma equipa treinada por José Mourinho que tinha acabado de vencer a Liga dos Campeões e cuja base durou até 2006, apesar das hesitações de Scolari no arranque do Euro'2004, pelo menos até se tornar evidente que era melhor não inventar.

Agora, não há José Mourinho, nem campeões europeus prontinhos a usar pelo seleccionador. Há bons jogadores.
Ora, bons jogadores seriam o suficiente para satisfazer qualquer treinador, seriam mais do que o suficiente para Mourinho, por exemplo, mas não Scolari. Não para o seleccionador nacional que, de uma forma ambígua, parece achar que a responsabilidade de construir uma boa equipa não é sua, enquanto treinador: é de quem a apanhar.
Não, de facto, o burro não é ele."

E os pategos continuam a comer...

Sem comentários: