segunda-feira, 27 de agosto de 2007

E aí vamos nós para o tri...



Sim, de facto pode parecer muito cedo para pensar nisso, afinal, ainda faltam 28 jogos. Mas a realidade é que estas duas jornadas, com vitórias sobre dois dos concorrentes ao titulo e com os empates das rosinhas, não só nos dá já uma enorme vantagem pontual sobre eles, como nos dá ainda vantagem psicológica e ainda vantagem no confronto directo sobre dois deles. E só estamos na 2ª jornada. Por isso, estes 6 pontos que temos são muito mais do que apenas 6 pontos. Porque os rosinhas estão a 4 de distancia, tal como o Braga e o Sporting, admitindo que o mágico FC Porto no mínimo empata esses dois jogos na 2ª volta... E levar 4 pontos de avanço sobre tantos adversários directos na luta pelo título é "brutal"!

Quanto ao jogo de hoje, e como previ, o Jesualdo inventou. Colocou o Tarik a jogar, apesar de aos 30 e tal minutos ter reconhecido o erro quando mandou o Postiga aquecer. E ao intervalo rectificou o erro, mesmo sendo o Postiga um pouco inoperante, é sempre melhor que qualquer Tarik! E em 5 minutos produziu mais que o Tarik em toda a primeira parte.

De resto, o Quaresma é mesmo mágico. O livre tirado a papel quimico do fabuloso golo de Braga não entrou porque não calhou. Aquela bola à trave merecia, de facto, ser golo, era mais um hino ao futebol.

O árbitro fez o que lhe competia: influenciou o jogo, empurrando e protegendo o Sporting nas faltas que marcava (ou não) consoante o benefeciado fosse verde ou azul, com a não amostragem de amarelos amíude ao Sporting (Miguel Veloso fez 2 faltas passiveis de amarelo e não viu nenhum, o Derlei deveria ter visto o 2º amarelo quando protestou com o fiscal de linha...) e aquelas pequenas faltas que marcava a favor dos lagartos e não marcava a favor do FC Porto.

Gostei muito do Lucho e do Meireles, acima de tudo deste último. Destruiu, construiu, correu quilometros e ainda marcou o golo que deu a vitória. O Lucho teve periodos em que desapareceu do jogo, mas quando estava em jogo fazia coisas muito boas, sublimes.

O resto foi insultar o árbitro amíude, ver um jogo muito de principio de época, ainda fraco de movimentos e algo cansado, parado, mais coração que razão.

E no final, ganhou o melhor, que é o FC Porto como toda a gente sabe - ou deveria saber, tantos anos de vitórias consecutivas em Portugal e na Europa já devia ter dado para aprenderem isso!

Agora só pela TV até Dezembro é que vou poder ver o meu FC Porto. E com alguma sorte, como no ano passado, ainda venho a tempo de assistir ao vivo ao último jogo do FC Porto este ano.

9 comentários:

Anónimo disse...

essa perseguição ao Tarik já chateia amigo Pavão ;-)

Penso não haver qq duvida que foi o melhor jogador em campo durante os 45 minutos....Não vi o jogo na TV, vi in loco

abraço e 6 já cá cantam

.:GM:. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
.:GM:. disse...

De facto Pavão, pior do que o cego é o que não quer ver. Deves ter confundido o Tarik com outro "jogador" qualquer, talvez um adepto de bancada... O Tarik jogou muito bem na primeira parte e as duas jogadas mais perigosas que tivemos nesse periodo saíram dos pés dele. O Postiga não justificou minimamente a sua entrada e muito menos a saída de Tarik.
Ainda partiu os rins por diversas vezes ao Abel, e esteve muito bem tacticamente, quer a defender, quer a atacar, a cobrir as subidas de Bosingwa, etc.
Ódio de estimação irracional???

Anónimo disse...

Desta vez o sportem jogou sem PAIXÃO... Há dias assim...

Quanto a essa do Tarik: Sem comentários...

Anónimo disse...

Não posso estar mais em desacordo.
Eu não sou propriamente um admirador do Tarik Sektioui, mas ontem fez um grande jogo enquanto esteve em campo.
Fintou muito e bem, foi a linha arrancar centros que mereciam não ser desperdiçados por quem entrava pelo meio.En fim, o Tarik justificou plenamente a sua chamada à titularidade. Tomáramos nós que todos produzissem com ele produziu ontem.
Repararam na tentativa da TVI para através do Coroado arranjar um caso quanto ao golo que deu origem ao resultado final? O Coroado, todos o sabemos tem a mania que onde quer que esteja é o Rei Sol! A sua forma de estar quando assoprava no apito e agora é: "Ici la vedette c'est moi". O dislate era de tal forma que até o querido Manha, esse jornalista manhoso, se viu na necessidade de o corrigir, mas o Coroado é incorrigivel e ontem dava-se a convergência fe4liz oara ele de com uma cajadada matar dois coelhos. Retirar mérito na vitória ao FCPorto e dizer mal de um àrbitro que ele detesta.
É assim e nós já estamos habituados
a estas "subtilezas" coroadas.
Saudações Portistas
Dragão Maronês

Ricardo disse...

"Postiga (...) em 5 minutos produziu mais que o Tarik em toda a primeira parte."

Isto é para rir ou já tinhas o post escrito mesmo antes de o jogo ter começado?

Anónimo disse...

Grande Tarik o de ontem. Anda imparável o gajo.

Só é pena que, por virtude da falta de crédito no seio dos adeptos, seja sempre o primeiro sacrificado mesmo quando não o merece (como ontem).

Além disso parece ser bastante acarinhado pelos restantes jogadores do plantel (viu-se pela reacção "de raiva" dos colegas quando marcou aquele golaço ao Boavistana pré-época e viu-se ontem quando foi felicitar o Meireles no fim do jogo). Deve ser bom rapaz.

Pode não ser um Quaresma mas tacticamente é irrepreensível.

Acho muito bem que tenha ficado.

O Meu RVCC disse...

o Helder Postiga (defesa central da equipe adversaria) já foi vendido? emprestado?dado?rifado? enfim longe do Dragão por favor já. A primeira vez que foi a bola fez falta. Não ha paxorroga para aguentar esta abécula

Anónimo disse...

Eu não sou muito adepto do Tarik e muito menos do Postiga.

O Tarik é capaz de fazer coisas extraordinárias, como aqueles fantásticos dois lances pela esquerda no jogo com o Sporting, mas também é capaz do pior, remates sem nexo e ignorar os companheiros, jogando sozinho. Espero que cresça como jogador e passe a jogar mais para a equipa.

O Postiga, por mim, já podia ter saído do Porto há muito tempo, mas depois faz-me um remate à meia volta como o último e põe-me a pensar, será que este tipo tem dupla personalidade ? não se entende...