terça-feira, 10 de outubro de 2006

UM BARCO À DERIVA

O Futebol Clube do Porto é, infelizmente, um barco à deriva. Ficámos a saber que o resultado do último exercício foi negativo em 30 milhões de euros. Não, este não é o passivo total. É apenas o prejuízo de um único ano desportivo. No mesmo discurso feito pelo presidente, ficámos a saber que esse resultado é uma opção consciente...
Ao mesmo tempo, hoje veio noticiado um qualquer projecto que tem como meta a breve prazo aproveitar-se ao máximo jogadores das camadas jovens. Isto parece tudo muito bonito e animador. Mas será mesmo assim? Então vejamos. Quanto às contas, pergunto eu onde pára o dinheiro das vendas de Maniche, Derlei,Costinha, Seitaridis, Deco, Paulo Ferreira, e Mourinho, bem como o dinheiro da conquista da Liga milionária. Será que foi uma "opção consciente" gastá-lo em contentores de jogadores brasileiros e em indemnizações a treinadores de 3ª categoria? Estaremos a falar da mesma consciência que permite que, após 4 treinadores falhados se aposte num quinto da mesma cepa, com direito a indemnização ao Boavista? Será que o montante de 30 milhões não estaria pago com a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões do ano transacto?
Já relativamente ao projecto "Visão 611" (que raio é isto?), apenas me dá vontade de rir. O truque da poeira nos olhos dos sócios só deve pegar relativamente aos sócios anlfabetos. Deve ser o mesmo projecto que coloca o Vierinha no banco, o Hélder Barbosa no Braga e no lugar deles o Alan e o Tarik Unifinta Sektioui...
Até o Titanic estava mais seguro no meio dos glaciares do que este barco nas mãos desta SAD. Digo e reafirmo: enquanto esta SAD não for corrida e for em sua substituição injectado sangue novo no Clube, não só ficaremos na segunda divisão europeia, como nos arriscamos a falir. E estamos a falar de uma SAD que teve nas suas mãos condições únicas na história do futebol nacional para manter o clube largos e bons anos na frente do pelotão europeu - dinheiro a rodos, belíssimos jogadores (nacionais) e prestígio suficiente para seduzir bons jogadores e treinadores. Em dois anos apenas, nem jogadores, nem dinheiro, nem prestígio. No seu lugar ficou apenas uma estranha tendência para o suicídio, uma deconcertante desfaçatez que permite tratar o sócio como um diminuído mental e, mais grave que tudo isso, uma letergia da massa associativa que a tudo assiste e a nada reage.

11 comentários:

Anónimo disse...

Só uma correcção ao texto... Hélder Barbosa na Académica e não no Braga.

Ok... no fundo vai dar tudo ao mesmo :(

http://rascordonline.planetaclix.pt

Anónimo disse...

Assino por baixo TODO o texto.
Já penso o mesmo há muito tempo.
O pessoal só acorda quando os títulos começarem a fugir sistematicamente pra outras bandas.

bLuE bOy disse...

Azulão... admiro bastante o teu espirito critico nos teus «escritos», mas por vezes fico com a sensação que se ganhamos somos os maiores... se perdemos está tudo mal e toca a «varrer« tudo.
Nem 8, nem 80!!
Não quero com isto desculpabilizar toda esta trama poeirenta da nossa há muito classificada de "$AD", mas também há que reconhecer que muito de bom foi feito e foi com esta mesma "$AD" que escrevemos a letras d'oiro 2 anos magnificos (2003 e 2004).
Também é verdade que essa história dos «contentores» é 101% válida... é a mais pura verdade, mas quanto a mim, isso mais não passa do que "fazer circular dinheiro" para, vocês sabem bem... comissionistas, lembram-se??
Há um mérito que o nosso Grande Presidente sempre teve, quanto a mim, quando há pouco dinheiro, a probabilidade de se acertar é sempre muito maior, porque tudo é muito mais pensado e ponderado, pq na verdade, não há dinheiro para mandar cantar um cego... estamos nesta fase agora mesmo... no fim, vamos julgá-la então!!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Anónimo disse...

Tudo muito bem, atéw posso concordar com a maioria do texto, mas vamos cair na realidade;

Se estivermos na 2ª divisão do fuebol europeu com PSV, Ajax, Valencia, Lazio, Roma, etc, etc. não será nada mau.
Não nos vamos iludir com 2004( sim porque 2003 era claramente com os da 2ª e 3ª divisão do futebol europeu) porque os orçamentos significam algo e é imcomportável competir com Barça, Real, Bayern, Milan, etc..
Piaxão sim, mas com algum realismo à mistura.

Anónimo disse...

A massa associativa que consideras letárgica, sem reacção, tem uma coisa que tu não tens, memória.

Para poderes orulhar-te de Héltons, Meireles, Assunções, Luchos, Lizandros, Quaresmas e Andersons muito guito teve que ser gasto, mas alguns pensam que o que ficou caro foram os Alans, Limas e Pitbulls.

Memória curta, meu caro, memória, é algo que vcs não têm, antes de Gelsenkirchen esta cassete já se ouvia , quando de repente, puf, olha somos campeões europeus e mundiais outra vez.

Exactaemtnte com a mesma SAD que agora dizes que deixam o clube à deriva. Pois é, depois custa-vos engolir os títulos, atirando o mérito para todos ( Mourinho) menos para quem os lá pôs e inverteu a tendência negativa.

Guarda lá a sentença de óbito que PC percebe mais disto a dormir do que tu acordado Tu nem sabes onde joga Hélder Barbosa...

Anónimo disse...

Concordo com o Blue Boy.
Não se pode ganhar sempre.
É lógico que ninguém gosta de perder mas estou convencido de que vamos renovar o título e a Taça. Para a Liga dos Campeões é que é pior.

Saudações Tripeiras
http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

"Maniche, Derlei,Costinha, Seitaridis, Deco, Paulo Ferreira, e Mourinho" E RICARDO CARVALHO!....



Concordo com o facto de ele dizer que é uma opção consciente: é uma opção consciente dos directores mamarem na tecta dos salarios milionarios, disso nao tenho eu dúvida!

Pinto Azul

Anónimo disse...

PASSIVO TOTAL: 125,2 MILHÕES €.

Anónimo disse...

"Quanto às contas, pergunto eu onde pára o dinheiro das vendas de Maniche, Derlei,Costinha, Seitaridis, Deco, Paulo Ferreira, e Mourinho, bem como o dinheiro da conquista da Liga milionária."

Isso eu não sei, o que eu sei é que NÃO PODE ESTAR NAS CONTAS DO ANO 2005/2006 COMO É ÓBVIO!

Estes 30,1 Milhões de euros referem-se só a este período e reflectem apenas a má campanha na Champions League e a decisão (correctíssima na minha opinião) de não se vender nenhum dos bons jogadores na última época.
E já agora, SÓ A VENDA DO ANDERSON JÁ DAVA PARA COBRIR O PASSIVO DESTE ANO INTEIRO, por isso acho que não estamos assim tão mal.

O que eu acho que está mal é andarem a fazer orçamentos já a contar com uma boa participação na CL e boas receitas de vendas de jogadores (valores sempre muito incertos) porque isso deveria ser lucro e não obrigação.

"Será que foi uma "opção consciente" gastá-lo em contentores de jogadores brasileiros e em indemnizações a treinadores de 3ª categoria?"

Ainda bem que falaram nisso. Eu também não concordo com esta política mas felizmente isso já acabou. Agora compram-se/pedem-se emprestados jogadores cujo passe não ultrapassa sequer 200 mil contitos, mas depois temos de nos contentar com os Tariks, Ezequias e Fuciles.
OU QUERIAM TER CAMPEÕES EUROPEUS POR ESTE PREÇO?!

Resumindo, não são estes 30,1 milhões de euros que me preocupam no Relatório e Contas. O que me preocupa é constatar que a PortoComercial (que trata do merchandising, sponsorship e licenciamento), a PortoEstádio e a PortoMultimedia (responsável pelos conteúdos multimedia do FC Porto para Internet e telemóveis), apresentam lucros COMPLETAMENTE INSIGNIFICANTES. E esta é uma área que poderiamos estar a aproveitar bem melhor e com a qual poderiamos estar a ganhar imenso dinheiro que nos pouparia de andar a vender constantemente os melhores jogadores do plantel.
Sendo assim o melhor é estas empresas nem existir porque só servem para aumentar o dinheiro que entra ao fim do mês nac ontas dos mamões da $AD.

Anónimo disse...

O que eu não percebo é haver não sei quantos jogadores lesionados! Que é que se passa? Não sabem preparar as cargas de treino em condições?

Anónimo disse...

Porque são tão ingratos para com a SAD e principalmente, para com o Nosso Grande Presidente, Sr. JORGE NUNO PINTO DA COSTA?
Lembrem-se de, o que eramos e o que somos,com este Presidente no comando! Será que querem voltar,
ao ser Campeões Nacionais, de vinte em vinte anos? Eu não!
Quando o Nosso Grande Presidente sair, espero que não nos próximos 10 anos, pelo menos, então sim! Vou ficar muito, mas muito preocupado.
Saudações Portistas1
Viva o F.C.PORTO!