sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Será que o MST andou a ler "odragao.blogspot.com"?

Miguel Sousa Tavares, na sua crónica de terça-feira no Avante Lampião, fez uma análise que em tudo concordamos e até alertamos aqui. Utilizei mesmo um titulo para o post "quem tem medo compra um cão" que agora é utilizado por ele. Por entender pertinente e por assinar por baixo, aqui vai:

"A mesmíssima coisa aconteceu ao FC Porto, no seu embate perante essa multinacional que dá pelo nome de Arsenal. Tal como aqui escrevi, no próprio dia do jogo, a minha crença num bom resultado era diminuta, porque entendo que os portistas não têm equipa para competir ao nível mais allto da Europa.
Mas chegou a ser confrangedora a diferença de classe, de atitude e de capacidade técnica entre uma equipa que caça com um Thierry Henry e outra que caça com um Hélder Postiga.
Que o FC Porto iria naturalmente perder eu já sabia. Não esperava é que Jesualdo Ferreira, também ele, cometesse o eterno crime dos treinadores portugueses frente aos grandes jogos: entrar em jogo a medo, mudando a estrutura rotinada da equipa para introduzir corpos estranhos e malabarismos tácticos, cujo único sentido é sempre o de reforçar a capacidade defensiva.
Como seria de esperar, Ricardo Costa só atrapalhou, Postiga foi totalmente inócuo e Lucho González assinou mais uma exibição de valor zero, mas com direito divino a manter-se sempre em campo.
E, como era também de temer, a mensagem assim dada pelo treinador passou à equipa: o FC Porto entrou em campo borrado de medo, aproveitando o pontapé de saída para gastar minuto e meio a passar a bola de uns defesas para os outros, muito contentes porque o Arsenal ainda não tinha criado perigo.
Não admira que, ao fim de dois jogos europeus, ainda não tenha conseguido sequer marcar um golo. Ora, quem tem medo compra um cão, não vai à Liga dos Campeões.
Diga-se de passagem que ontem, em Braga, o FC Porto confirmou o que já era patente para quem tivesse estado atento, independentemente dos primeiros resultados positivos: que esta equipa do FC Porto, até ver, tem mais estatuto do que qualidade."

1 comentário:

Anónimo disse...

Retirado de um blog:

O CO DÁ DEZ A JERO AO ZUZU
1-0 - um herdou uma equipa de rastos depois de uma época frustrante, o outro uma equipa campeã;
2-0 - um colocou uma táctica nunca vista cá no burgo, logo mais dificil de adaptação, o outro um sistema normal em treinadores portugueses de segunda;
3-0 - um disciplinou o balneário, o outro só na 2ª feira levou 3 ou 4 amarelos por protestos e afins;
4-0 - um valorizou meia dúzia de jogadores, o outro até ao momento só os desvalorizou;
5-0 - um era crítico e frontal com os jogadores e estes não gostavam mas até a relva comiam, com o outro os jogadores não correm, não têm garra, não têm nada;
6-0 - um não tinha medo de nenhum adversário e isso incutia-se na equipa, o outro borra-se todo e o FCP parece uma equipa de amélias;
7-0 - um era estrangeiro nada lhe era perdoado, o outro é português tem as costas guardadas por todos;
8-0 - um quando veio não tinha ganho nada era um problema, o outro ganhou dois quartos lugares já não é crise nenhuma
9-0 - um foi o melhor ataque e a melhor defesa da liga, o outro ou muda ou vai se arrepender de ter deixado o Boavista;
10-0 - um foi campeão e vencedor da taça contra a maioria dos adeptos do seu clube, o outro nem com o apoio destes lá vai.
Á 5ª Jornada já vai de goleada, Zuzu tem de arrepiar caminho e eu vou estar cá para, no caso disso, apontar os golos dele.