terça-feira, 3 de outubro de 2006

SOLUÇÃO: VARRIDELA GERAL

Desde a gloriosa campanha de 22003/2004, a Administração da SAD colocou cinco projectos de treinador à frente do Clube. O primeiro, Gigi del Neri, nem aqueceu o banco. Escolha acertadíssima para treinar o campeão Europeu, uma vez que dificilmente um treinador de créditos firmados aceitaria treinar tal campeão. Resultado: época perdida à partida, indemnização paga a quem nada fez. Veio Fernandez, o começo do descalabro e segunda indemnização paga na mesma época. Terminou-se com Couceiro e, vá lá, não foi precio pagar indemnização. Uma vez que a SAD aprende com os erros, contratou um holandês conhecidíismo, cuja maior façanha na vida foi levar o AZ Alkmaar ser eliminado nos descontos do prolongamento da meia final da Uefa, quando tinha duas substituições no banco por fazer. Neste entretanto, e para demonstrar a sua polivalência no que concerne a caminhar para o abismo, a SAD conseguiu desfazer a fabulosa equipa que tinha, derreter os ganhos milionários que dariam para sustentar a equipa ao mais alto nível durante uns anos e contratar mais de vinte jogadores, dos quais só se aproveitam Anderson (que só está cá a rodar), Lucho, Ibson, Quaresma, Helton, Pepe, Assunção, Raul Meireles Cech e Lisandro. Pelo meio, pérolas como Sonkaia, Tarik e Ezequias e outros que tais dos quais ninguém se lembra do nome, e o desperdício de Diego.
Em dois anos apenas, roçamos a penúria financeira, não se vê diminuição de passivo e os melhores jogadores pertencem a um obscuro fundo internacional. Em termos desportivos, voltámos para a segunda divisão europeia depois de termos sido campeões.
Não contentes, depois da bênção que foi a saída do holandês, sem ter que se pagar indemnização, a SAD desperdiçou a oportunidade de ouro de ter um homem da casa pegar na equipa, por tuta e meia. Sim, estou a falar de Rui BArros, que em apenas três jogos demonstrou ter potencialidades suficientes para ser o treinador principal. Nem inteligentes foram. Quase a começar a época, a SAD tinha a desculpa que precisava para se proteger. Correndo bem, levavam os louros. Corerndo mal, ninguém contestaria, por se tratar de Rui Barros. Mas não. Nem os resultados e exibições excelentes convenceram a SAD. Tinham que arranjar nova forma de depauperar o Clube. Vaí daí, resolvem arranjar conflito com o clube da Avenida e pagar 200.000 contos para lhes fazer o favor de lhes roubar Su Ferreira. Com esse brilhante acto de gestão, hipotecaram todas as hipóteses de despedir Su se necessário for. Repare-se: ninguém dá 200.000 contos por um treinador, para o despedir a meio da época e tornar a pagar nova indemnização. Isto significa que vamos ter que aguentar Su Ferreira toda esta época e provavelmente a próxima, a não ser que ele faça o mesmo que o H3N1.
Podia continuar a dar exemplos da gestão ruinosa da actual SAD. Dos cinco projectos de treinador, apenas um treinou a equipa que escolheu - o H3N1. Nenhum dos outros conhecia os jogadores ou escolheu quem quer que fosse. É com muita tristeza que vejo isto acontecer. Isto explica que, dos 6 ou 7 amigos que partilhavam lugar anual comigo, este ano apenas o Dragão tenha renovado o lugar. Se calhar para o ano deixo-o sozinho, porque comigo não vão contar mais.
O actual estado de coisas só muda com uma varridela geral. O Clube precisa de sangue novo. Nas próximas eleições deveria surgir um projecto vencedor diferente, com caras novas e ideias novas. Estas já cheiram a bafio.

10 comentários:

Anónimo disse...

Concorre tu às eleições...

Anónimo disse...

e o jesualdo ainda tem o descaramento de dizer que a primeira parte foi equilibrada, depois de um baile daqueles

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
bLuE bOy disse...

Amigo Azulão...
Nem mais... análise muito correcta e séria... quem disser o contrário, está a viver noutro planeta.
Contudo, não posso ser idiota ao ponto de menosprezar tudo o que PdC fez pelo nosso FC Porto... se hoje somos quem somos, em muito a ele devemos... e só por isso, devemos-lhe gratidão.
Agora, desde a criação $AD... acabou-se... esfumou-se o futebol... e tudo gira à volta de comissionistas e assalariados... tudo!!
É verdade que começo a presentir desde há algum tempo, a necessidade de se injectar sangue novo no clube... mas quem?... mas quem?... conheces alguém?... eu não!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

PS - Só uma deixa final... eu tb tenho lugar anual mas não o deixo cair, salvo situações pessoais que a isso me obriguem... porque os homens passam, mas o meu FC Porto, fica!!

Azulao disse...

Amigo Blue Boy:
Obrigado pelo teu comentário. O teu problema é o mesmo que o meu: quem?
Quanto ao lugar anual, eu falo, mas logo no 1º dia renovo. É o costume.
1 abraço

GdI disse...

Já para não falar do famoso PAVILHÃO para as MODALIDADES AMADORAS... (Deve ter rodinhas...anda sempre para os lados de Gondomar, Santo Tirso ou Matosinhos...)

Anónimo disse...

Perfeito. Mas o que deu ao PdC para nivelar por baixo, tentar descobrir treinadores rasca...?! A ele e só a ele cabem as culpas do descalabro. Será que os jogadores que temos só merecem treinador rasca?

Anónimo disse...

Azulão...concordo com grande parte do teu post.
É verdade tudo o que disseste desde a fantástica época de 2003/2004 até à saída de Co Adriaanse.
Mas não posso aceitar que já se esteja a julgar o Jesualdo, e muito menos o Pinto da Costa. Jesualdo Ferreira tem muito pouco tempo como treinador do FCPorto.
Estivemos a jogar meio ano com três defesas e passamos recentemente para um esquema de quatro. Temos vários jogadores lesionados. Sei que isto não serve de desculpa para os erros em Braga, mas acredito no Jesualdo. Estou convencido que vamos renovar o Título e a Taça. O pior é mesmo a Liga dos Campeões. Aí sim, penso que não estamos à altura.
Quanto aos lugares anuais, também tenho, e não penso em sair de lá nem que o FC Porto entre na maior crise de sempre.

Saudações Tripeiras
http://anti-lampiao.blog.sapo.pt

Anónimo disse...

Dr. Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, conhecem-no certamente como comentador do trio de ataque.

Se se candidatar, tem o meu voto (sim, sou sócio).

Anónimo disse...

RUI MOREIRA A PRESIDENTE!
É o único a quem eu daria o meu voto.
Deviamos começar um movimento...