quarta-feira, 8 de dezembro de 2004

DR. JECKYL & MR. HYDE. OU A TEORIA DA MELANCIA.

Mesmo em tempos de crise, a nosso timbre mantém-se. Nos grandes e decisivos momentos, nunca falhamos. Numa semana em que o país anti-porto rejubilava com a derrota contra o beira-mar, a rábula do nosso presidente e as lucilices em Coimbra e luz, só podíamos mesmo ganhar ontem e passar à fase seguinte. O nosso Porto tem às vezes o condão de nos fazer sofrer dores excruciantes. Mas eu penso que isso só serve para dar mais felicidade aos momentos de glória e, também, para levar ao hara-kiri de azia esse mesmo país. Imagino a cara da nação sarracena, representada nos comentários deste blog (curiosamente, esses comentários não existiam no ano passado) pelos inenarráveis mata-mata e titanic azul e branco. Imagino os sonhos húmidos que não devem ter tido a pensar que ontem o nosso Presidente ficava preso e que perdíamos o jogo e nem para a Taça Uefa éramos relegados. Hoje, as suas trombas devem fazer inveja a (outros) paquidermes.
Quanto ao jogo em si, não foi um grande jogo. Mas os 70% de posse de bola contra uma das melhores equipas do Mundo não estão ao alcance de qualquer equipa. Só dos Campeões. E não tenhamos dúvidas que Mourinho veio para vencer e que ficou genuinamente irritado com a derrota. Porque nem a feijões gosta de perder e porque se tem vencido, fazia aumentar o seu mito. Ao invés, a nossa vitória, desenhada com dois golos fantásticos, serviu para exorcizar de vez o fantasma dele. Se ele não ganhar a Liga dos Campeões, diremos nós que ele só a ganhou no ano passado, graças ao Porto. E não o contrário.
Quanto ao próximo adversário, venha o diabo e escolha. A lista deste anos, faltando ainda dois apurados, é ainda mais impressionante que no ano passado. Mas nós é que somos os Campeões da Europa, por isso eles é que têm que se preocupar. Como motivo de preocupação, apresntamos uma UEFA, uma Liga e vitórias sobre Manchester, Chelsea, Deportivo, Lyon, Lazio, Mónaco, Panainaikos, entre outros. Com um currículo destes, ostentado por uma equipa que, nesta 2ª fase é provavelmente a mais pobrezinha da Europa, acho que é mesmo de ter medo. Agora só nos resta acalmar até lá na Superliga, por o Leandro a jogar em vez do Areias e rezar para que não haja grandes lesões e invenções por parte do Treinador. Se não estivéssemos tremidos como estamos, com este plantel, começava já a pensar numa visita a Istambul em Maio.
Por fim, apenas um desejo. Que Wagner Love e Cª calhe aos lampiões. O Valencia aos lagartos. E depois vemos quem se ri mais.

Sem comentários: