terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Até que enfim...


Finalmente faz-se Justiça e o Mágico Porto vai ser reconhecido pelo facto de ser o grande Emabixador Portugal além Fronteiras.
Apesar do contratempo de ontem, está prometida para o dia 5 de Janeiro próximo, a cerimónia para agraciar jogadores, treinadores, médicos, enfermeiros e restante "staff" técnico bem como a administração da FC Porto, Futebol SAD pelo mérito de terem conquistado o título de campeão do Mundo de clubes em futebol.
Todos os elementos do plantel receberão a Medalha de Mérito Desportivo e Pinto da Costa, em representação da administração, será condecorado com o Grande Colar de Honra ao Mérito Desportivo.
É engraçado que muitos digam agora que Pedro Santana Lopes apenas pretende fazer campanha com este gesto e que tenta colher votos entre nós, adeptos do Mágico Porto.
Pois bem, diga-se desde já que nunca por nunca votei no partido de Santana Lopes.
Aprecio o gesto de Santana Lopes, pois trata-se de um reconhecimento que já vem com atraso de anos.
Temos um Presidente da República que se aligeirou a condecorar a selecção nacional pelo segundo lugar no campeonato da Europa de Futebol. Chamou-os todos ao seu palácio e condecorou-os poucos dias após a derrota na final do Europeu. Recebeu Scolari como um herói nacional.
Engraçado é que não tenha chamado a equipa do Mágico Porto para os condecorar após a vitória na Taça UEFA e na Liga dos Campeões. Será que a azia sportinguista não lho permitia?
Após a leitura do livro de Pinto da Costa, relembro a passagem em que fala da final de Sevilha e em que faz uma referência à enorme alegria e jubilo de Durão Barroso na final de Sevilha. Porém, Pinto da Costa não faz a mesma referência ao Presidente da República, embora estivesse na Tribuna de Honra ao lado de Durão Barroso. Se calhar até telefonou ao Dias da Cunha para partilhar a azia.
Relembro, também, que Durão Barroso adiou uma visita ao México para nos acompanhar na Final da Liga dos Campeões, enquanto Sua Ex.cia o Presidente da República não esteve presente por compromissos de agenda.
Pelo que, e no seguimento do que transcrevi, tudo me leva a crer que isto nada tem de eleitoralismo, mas sim o efectivo reconhecimento deste Governo ao Mágico Porto pelos grandes embaixadores portugueses no mundo que somos.
E é pena que, tantas vezes tenhamos reclamado esta condecoração e que quando ela aparece, haja ainda quem veja segundas intenções na acção do Governo.
O Presidente da República esqueceu-se de tal e ninguém lhe atira uma pedra. Pois a minha aqui vai: "Obrigado Governo de Portugal".

Sem comentários: