segunda-feira, 16 de abril de 2012

Parabéns, Presidente!

Imagem Público

18 Campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal, 18 Supertaças Cândido de Oliveira, 2 Taças dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, 2 Ligas Europa/Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinental pelo caminho, só falando de futebol, comemora 30 anos de presidência do clube.

Mesmo com algumas manchas no currículo, este é um marco histórico não só pela longevidade como ainda pelos inúmeros títulos e projecção que deu ao Futebol Clube do Porto.

Como era o FC Porto há 30 anos atrás? Era um clube convulso, como toda a sociedade na época, e que tinha guerrilhas internas, estava dividido e alimentado por invejas e mesquinhices. Ele pegou no clube e conseguiu unir o balneário em torno de um grande treinador e, com a ajuda de alguns miúdos saídos da formação, transformou-o num clube que rapidamente alcançou os patamares europeus: ao fim de dois anos chegou à final da Taça das Taças, ao fim de 5 anos ganhou a primeira Taça dos Campeões e desde então ganhar não passou a ser hábito, passou a ser norma!

Norma essa que se tem estendido a outras modalidades como o andebol, o basquetebol e o hóquei em patins, ou a natação e o bilhar, nas menos conhecidas.

Construiu nestes 30 anos um enorme património imobiliário, nomeadamente o fabuloso Estádio do Dragão, bem como o Pavilhão Dragão-Caixa e o Centro de Treinos PortoGaia, estando tudo encaminhado para aquela que será a sua última grande obra e sonho antigo, o Museu do Futebol Clube do Porto.

Para a presidência ser perfeita, só espero que faça algo que quase nenhum grande dirigente consegue fazer: em vez de deixar o caos depois dele, saber preparar a sua sucessão atempadamente! Se o conseguir, garanto que daqui a 100 anos ainda será recordado como o maior e melhor dirigente de sempre do futebol português e até europeu!

FC Porto, a vencer desde 1893! Pinto da Costa, a vencer desde 1982!

Sem comentários: