terça-feira, 17 de abril de 2012

Nós e os outros

"Na sequência das buscas e apreensões efectuadas pela Policia Judiciária a mando da Senhora Procuradora Adjunta do Departamento de Investigação e Acção Penal, no passado dia 12 de Abril de 2012, às instalações do Sporting Clube de Portugal, no âmbito de uma investigação criminal por denúncia caluniosa, vieram a público um conjunto de factos envolvendo o Vice-Presidente do Sporting Clube de Portugal, Paulo Pereira Cristóvão.
Tendo em atenção a natureza dos referidos factos entende o Conselho Directivo que se mostra necessário apurar com maior detalhe e rigor a extensão dos mesmos, bem como as circunstâncias relacionadas com estes.
Assim, por proposta do seu Presidente, o Conselho Directivo solicita ao Conselho Fiscal e Disciplinar, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 58, nº 1, al. h) dos Estatutos do Clube, a instauração de um procedimento prévio de inquérito para efeitos de tal apuramento, bem como de quaisquer outros factos ou circunstâncias que o desenvolvimento do inquérito venha a revelar.
"


Quando li este comunicado n'O Jogo, nem quis acreditar.

Resumindo a situação, dias antes de um jogo dos lagartos contra o Maritimo para a taça de Portugal, um funcionário de uma empresa do vice-presidente dos lagartos (funcionário esse que também presta serviços de segurança para os lagartos) depositou 2 mil Euros em notas na conta de um árbitro assistente que iria estar presente nesse jogo, deslocando-se de propósito à Madeira para o efeito.
No dia seguinte ao depósito, o presidente dos lagartos recebe uma carta anónima com cópia do talão do depósito.
O presidente dos lagartos pensa tratar-se de um suborno do Maritimo ao árbitro e denuncia o facto ao presidente da FPF que, evidentemente, chama a PJ para investigar.
E que conclui a PJ? Descobre o autor do depósito (o dito funcionário) e transforma um suborno num caso ao contrário, em que o árbitro é armadilhado para parecer um suborno e afinal não é, sendo que o tal funcionário e ainda o vice-presidente dos lagartos passam a ser arguidos.
No entretanto, foram feitas buscas ao clube, à casa de dirigentes e a empresas de dirigentes dos lagartos, de forma a conseguir obter elementos de prova sobre o assunto.
Entretanto, do dito funcionário nada mais se sabe.
Do vice-presidente, apenas que pediu a suspensão do cargo - figura não prevista nos estatutos do clube, pelo que nunca deixou de estar oficialmente em funções - e que ontem, após uma reunião de mais de 9 horas dos órgãos sociais, foi re-integrado.
E hoje, pelo boca/mão do presidente, vem pedir um inquérito da Comissão de Disciplina do clube sobre o caso...
Para além disto, segundo a imprensa começa a divulgar, esse vice-presidente (dono de uma empresa de segurança e ex-inspector da PJ) andou a espiar várias pessoas do clube, desde outros dirigentes até jogadores. E assim percebo de onde poderá ter vindo a noticia de que o Domingos havia andado a falar com dirigentes do FC Porto para vir treinar o nosso clube!

O mais caricato de tudo isto é que o mesmo presidente que hoje pede um inquérito, ontem nada disse e há dois dias deu uma entrevista à televisão onde não retirou a confiança nem questionou a conduta deste vice-presidente! Ou seja, quer se trate de uma armadilha quer se trate de uma forma de encapotar uma tentativa de suborno dos lagartos ao árbitro, o presidente e o clube não se demarcam deste caso - e assim sendo, são coniventes.

Por muito menos que isto, por histórias mais absurdas e montadas (como hoje se sabe onde até rascunhos do livro da rameira são conhecidos com versões bem diferentes e inocentes da versão final) fizeram os órgãos de comunicação social mouros uma festa! Quero ver ainda onde isto vai acabar... Uma verdadeira pulhice, é o que é esta gente dos lagartos...

Sem comentários: