domingo, 27 de novembro de 2011

Jogo 20 - FC Porto, 3 x Braga, 2

Ao 20º jogo, nova vitória, suada e sofrida, como tantas vezes esta época.



E com um futebol muito fraco, sem fio de jogo nem velocidade.

Em todo o caso, pela primeira vez em muito tempo esta época, o FC Porto não deu a primeira parte de avanço ao adversário (deu só 36 minutos...) mas mesmo assim só aos 25 minutos fez o primeiro remate, num contra-ataque de Hulk (!) numa altura do jogo em que o Braga já levava 3 remates (!!) e uma clara oportunidade de golo (!!!) salva por Maicon que descaiu para o centro nesse lance.

E por falar em Maicon, que antes dos 2 minutos já havia sido ultrapassado em velocidade pelo Paulo César, porque é que continua a jogar quando Fucile e Sapunaru já estão em condições? Juro que por mais que me esforce, não percebo a ideia de pôr alguém que já é coxo no seu lugar de origem a jogar numa posição onde nem tem rotinas, nem tem velocidade, nem tem técnica para ele...

No resto, felizmente temos Hulk. Que voou entre os centrais do Braga, qual Jardel, e contando com a saída em falso do Quim, marcou o primeiro. Até aí, o jogo estava lento, pastoso e com o Braga a pegar no jogo muito tempo e vezes. Depois do golo, finalmente, a equipa galvanizou-se um pouco e o jogo animou um pouco. Mas por pouco tempo, como veremos...

Depois do intervalo, tudo voltou à normalidade: devagar, devagarinho e parados. Quase adormeci até que por volta dos 65 minutos o jogo começou a espicaçar novamente, mas do lado errado... e o Braga cheirou o golo nesse período. Até que, num lance genial de Hulk, este remata de fora da área como só ele sabe e marcou o 2-0, que nos fez serenar - mas por pouco tempo, verdade seja dita.

Apesar de Leonardo Jardim ter ajudado quando tirou Djamal e colocou a boneca vaidosa em campo, desmontando o meio campo e perdendo a cabeça durante breves minutos em que o FC Porto conseguiu fazer o 3-0, com o recém-entrado Kléber e tendo ainda hipóteses pelo Cebola de ampliar o resultado. Por falar em Cebola, outra pergunta: porque é que o Djalma é titular e o Cebola fica no banco? Tenho dúvidas que o angolano tenha categoria para jogar no FC Porto e não tenho dúvidas que o Cebola é dos melhores extremos em Portugal. Mais uma que não percebo...

Mas o pior estava destinado para o fim.

Quando todos pensavam que tudo estava resolvido, a equipa relaxou, desconcentrou-se, abrandou e o resultado foi o do costume: erros defensivos e o Braga, a 3 minutos do fim, marca num penalti escusado cometido por Hulk - alguém me explica o que estava a fazer o ponta de lança dentro da nossa área? E se muitos pensaram que ficava assim mesmo, incluindo a equipa do FC Porto que estava em campo, o Braga não pensou assim e partiu para o ataque outra vez. E marcou o 3-2 já no 1º minuto de descontos.

Gelou o Dragão, a ver que a coisa ainda ia descambar. O que, felizmente, não aconteceu - também porque quem tem Hulk, tem um abono que quase deu o 4º golo de bandeja.

Ganhamos, que era o que importava. Mais do que vencer o Braga, vencemos o pessimismo. Estou um pouco mais confiante. Mas não confio mais no treinador hoje que no inicio da época, bem pelo contrário - quem me leu aqui desde o primeiro dia de VP que disse que se ele era a escolha da SAD, era a minha escolha também. E assim foi até meados de Setembro, momento em que percebi que ele nem tem o necessário para consumo interno, quanto mais para consumo externo.

Estamos condenados, este ano, com um pouco de sorte, a disputar o campeonato até ao ultimo jogo. Com azar, antes disso já encostámos. E não tenhamos esperanças em ter grandes jogos de futebol, porque está visto que é tudo muito sofrido e desgarrado, esta época. E enquanto a SAD mantiver a causa principal deste mau momento, que é o treinador, nada mudará. Às vezes, o medo de mudar é o pior que pode acontecer...

E agora, de calculadora numa mão e terço na outra, que venha o Zenit...

FICHA DE JOGO

FC Porto-SC Braga, 3-2
Liga Portuguesa 2011/12, 11.ª jornada
27 de Novembro de 2011
Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: Rui Licínio e João Silva
Quarto árbitro: Cosme Machado

FC PORTO: Helton «cap»; Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, João Moutinho e Defour; Djalma, Hulk e James
Substituições: Djalma por Rodríguez (64m), Defour por Souza (64m) e James por Kléber (80m)
Não utilizados: Bracali, Belluschi, Fucile e Varela
Treinador: Vítor Pereira

SC BRAGA: Quim; Salino, Douglão, Ewerton e Paulo Vinícius; Djamal, Hugo Viana e Fran Mérida; Alan, Lima e Paulo César
Substituições: Fran Mérida por Mossoró (60m), Paulo César por Hélder Barbosa (70m) e Djamal por Nuno Gomes (76m)
Não utilizados: Berni, Rodrigo Galo, Vinicius e Rivera
Treinador: Leonardo Jardim

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Hulk (37m e 78m), Kléber (82m) e Lima (88m, g.p. e 90m+2)
Disciplina: cartão amarelo a Alvaro (11m), Maicon (55m), Salino (73m) e Hulk (88m)

Ponto de Situação

12 vitórias, 4 empates, 4 derrotas
45 golos marcados, 20 golos sofridos

2 comentários:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

O Campeão está de volta! É a melhor crítica que posso fazer à exibição portista frente à competitiva formação bracarense.

Sem ser um jogo excepcional, o FC Porto demonstrou que quando há empenho a vitória é quase um dado adquirido.

Hulk em grande, apesar de algumas falhas irritantes, Defour e Moutinho preciosos, Fernando muito concentrado e imperial, enfim, o futebol portista começa a dar uma imagem positiva e a mostrar que chegar em primeiro no final do campeonato é uma questão de atitude.

Um abraço

Anónimo disse...

Orgulho

http://www.youtube.com/watch?v=nxDppTaaxYY&feature=related