sábado, 26 de novembro de 2011

Jogo 19 - Shaktar, 0 x FC Porto, 2

E ao fim de 3 jogos negativos, finalmente e algo milagrosamente, a vitória.


Imagem FC Porto

É certo que ganhamos, mas não fiquei nada convencido - aliás, até ao 2º golo aos 90 minutos, tive sempre o receio de o Shaktar dar a volta ao jogo!

A equipa não inspira confiança a quem vê o jogo, os falhanços defensivos sucedem-se - quer em marcações mal feitas, quer em mau posicionamento das peças defensivas, quer em erros de passes e timings de corte - pelo que o sentimento geral que fica é que, a qualquer momento, o golo adversário pode acontecer.

Para colmatar, a questão da equipa dar cada vez mais a posse de bola ao adversário é contra-producente - a cada jogo a equipa recua mais, deixa jogar (por exemplo, neste jogo nem aos 40% de posse de bola chegamos) e usa cada vez mais as famosas (jesualdianas) "transições rápidas", versão pós-moderna do "ao ataque fechadinhos lá atrás" do treinador chinês do ano... E como eu costumo dizer, por norma, quando a bola está nos pés dos nossos jogadores não costuma estar dentro da nossa baliza!

Centrando-me no jogo novamente, voltamos a oferecer os primeiros 45 minutos ao adversário. E felizmente que o Mircea Lucescu não fez o trabalho de casa e não viu o jogo contra a Académica, onde a Avenida Maicon era um convite a aprazíveis corridas em direcção à baliza de Helton - que, por sua vez, teve algumas intervenções de nível máximo e que mantiveram o marcador do bonito estádio a 0. Na primeira parte, por volta dos 15 aos 30 minutos, o sufoco foi total e o golo esteve iminente várias vezes.

Na segunda parte, se calhar devido à visita do presidente ao balneário (consta que lá foi 2 vezes nesta partida) a equipa melhorou um pouco e, talvez a primeira vez esta época, começou a correr mais que o adversário, com mais pernas e ritmo de jogo. Pelo minuto 70, e estando ainda a 0 o marcador, comecei a acreditar-me que algo poderia acontecer de bom. Entretanto, ao minuto 72, nova oportunidade tremenda dos ucranianos que não dá golo devido à melhor defesa do jogo do Hélton em dois remates consecutivos. E por fim, ao minuto 79, o milagre aconteceu mesmo! O talento natural de alguns dos nossos jogadores veio ao de cima: grande passe de Moutinho, excelente recepção em corrida para a baliza de Hulk que à saída do gaurda-redes encontra o buraco da agulha para passar a bola em direcção ao primeiro golo. A equipa, mesmo assim, não tranquilizou e as coisas continuaram complicadas na defesa, sendo que o jogo só foi sentenciado ao minuto 90 com um auto-golo ucraniano.

A sorte foi tanta que até o resultado do outro jogo do grupo nos ajudou, já que neste momento não só depende de nós mesmos passarmos de fase como ainda é possível pensar em ficar em primeiro - basta que além de ganharmos o Apoel perca...

Entretanto, no domingo, novo teste de fogo - contra o Braga - que poderá definir a carreira no campeonato nos próximos tempos. Mais uma vez, dependendo do que se passar no zoológico da 2ª circular, poderemos até acabar a jornada novamente isolados no comando - basta que empatem ou ganhem os lagartos e que o FC Porto ultrapasse o Braga, na parte que me parece mais dificil de concretizar, em especial se VP insistir em colocar Maicon à direita (que é muito tenrinho para Alan, Helder Barbosa ou Lima, por exemplo) e entregar o jogo ao adversário.

Eu, como estou em greve enquanto o VP for treinador, fico a ver o jogo no quentinho do sofá... para ver maus jogos ao vivo, poupo o dinheiro das portagens e do gasóleo e vejo em casa, já que sou assinante da Sport TV!

FICHA DE JOGO

Shakhtar Donetsk-FC Porto 0-2
Liga dos Campeões 2011/12, quinta jornada
23 de Novembro de 2011
Donbass Arena, em Donetsk
Assistência: 3275 espectadores

Árbitro: Craig Thomson (Escócia)
Assistentes: Alasdair Ross e Derek Rose
Assistentes adicionais: Steven McLean e Stephen O'Reilly

SHAKHTAR DONETSK: Rybka, Kobin, Kusher, Rakitskiy e Rat; Hubschman e Fernandinho; Eduardo, Mkhitaryan e Willian; Luiz Adriano.
Substituições: Eduardo da Silva por Jadson (59m), Willian por Alex Teixeira (69m), Kobin por Douglas Costa (87m)
Não utilizados: Tetenko, Gai e Chyzhov.
Treinador: Mircea Lucescu

FC PORTO: Helton; Maicon, Otamendi, Rolando e Alvaro Pereira; Fernando, Defour e João Moutinho; Djalma, Hulk e James Rodríguez.
Substituições: Djalma por Cristian Rodriguez (73m), James por Varela (81m), Defour por Souza (88m)
Não utilizados: Bracali, Fucile e Kléber..
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Hulk 79m; Rat 90m (pb)
Disciplina: James Rodriguez 35m, Eduardo da Silva 50m; Jadson 65m; Kobin 75m

Ponto de Situação

11 vitórias, 4 empates, 4 derrotas
42 golos marcados, 18 golos sofridos

3 comentários:

Anónimo disse...

deves ser daqueles que queria uma derrota na Ucrania para o treinador ser despedido...portista de meia tigela

Carlos Torres

Anónimo disse...

Não, quero sempre que o FC Porto ganhe, mas de facto estava plenamente convencido que era isso que iria acontecer.
Aliás, basta passear um pouco pelos vários fóruns sobre o FCP e grande parte estava convencido disso mesmo.
E analisando friamente o jogo, se o Shaktar tinha marcado numa das imensas oportunidades que teve, não sei como teria acabado o jogo, mas sei que seria muito difícil o FCP ganhar.
Não é pelo facto de sermos racionais a analisar o que se passou que se é de "meia-tijela", meu caro. Talvez "portista de meia-tijela" sejam os yes-man acríticos que aceitam passivamente o mau futebol e os maus resultados da equipa... porque fazer isso é benfiquizar o clube, é aceitar a mediocridade - e eu só aceito a excelência.

Pavão

Aposta Online disse...

Pronto... Temos que ganhar hoje. Se vencer o Zenit, passa aos oitavos! Ao Zenit, de B. Alves e Danny, basta um empate e vem ao Porto fazer um jogo cauteloso e competente. Força FCP