terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Jogo 21 - FC Porto, 0 x Zenit, 0 - O adeus, em noite cão, à Liga dos Campeões

E pronto. O inevitável, aconteceu. É claro que podíamos ter conseguido a classificação - mas sejamos razoáveis, não foi hoje que falhamos, foi nos jogos contra o Apoel, 1 ponto em 6 possíveis contra uma equipa que, em condições normais, deveria ter perdido os dois jogos, com direito a goleada no Dragão...

A verdade é que o FC Porto não conseguiu melhor que o 3º lugar. Humilhante. E péssimo do ponto de vista económico! Desconfio que mesmo que ganhemos a Liga Europa consigamos tantas receitas como se nos tivessemos qualificado para os 8 avos de final da Champions...

Sobre o jogo de hoje - em primeiro, fui ver. Balanceado pela excelente e emotiva entrevista do Helton, fui e apoiei a equipa do primeiro ao ultimo minuto. Fui complacente com os erros, perdoei a substituição absurda do intervalo e a desesperada do minuto 81. Sempre pela equipa. O idiota do treinador pediu um estádio de inferno contra os russos e o estádio encheu-se e fez-lhe a vontade: cânticos, pressão sobre o cão, sobre o árbitro, apoio entusiástico a empurrar a equipa para a frente.

Sobre a atitude, confesso que gostei. Apesar de períodos de algum apagamento, hoje fizemos o melhor jogo da época de uma forma global, quanto a futebol jogado. Mas com um enorme senão: foi um esforço mal-orientado, sem resultados práticos. Poucas oportunidades de golo a partida toda, zero golos. Na LCE não se pode falhar quando se está de frente para a baliza, sabes, Djalma? Pois, não sabes, tu era só na Playstation, só com o idiota deste treinador é que és titular, com alguém a sério a treinar, nem sequer tinhas lugar no plantel...

E dito isto sobre o Djalma (que não tem culpa nenhuma, culpa é de quem o contratou, o manteve na equipa e agora o põe a jogar) resta-me dizer que o Maicon continua a não me convencer na posição de defesa-direito. Desconfio que o idiota do treinador ainda não perceber que este não é o do Inter de Milão...

A substituição do intervalo, não a percebi. Se o FC Porto estava em cima do Zenit, não foi por inverter o triângulo do meio campo que a coisa melhorou - o que o FC Porto precisava era de mais velocidade nas alas e de rematar mais (e, já agora, melhor) para abrir o marcador. É claro que com o passar do tempo e a ajuda do árbitro tendenciosamente escolhido a dedo, a equipa percebeu que não ia lá, podia ficar até à meia-noite que não marcava. E vai daí, já em desespero, aos 81 minutos, tira um central para colocar o ponta de lança, finalmente. Terá pensado que em 9 minutos o Kléber resolvia o que os outros, apesar do empenho, não conseguiram nos 81 anteriores.

Infelizmente, fomos eliminados, o que é péssimo desportivamente, em termos de estatuto e em termos financeiros. Mas a parte boa é que, desconfio eu, com isto, o idiota do treinador acabou de assinar a sua sentença. Não me acredito que depois disto a SAD o mantenha por muito tempo... veremos!

No resto, uma ultima palavra para as revistas na entrada do jogo. UMA VERDADEIRA PALHAÇADA! Não gosto de ser tomado como criminoso. Não gosto de ser apalpado e justificar que tenho 2 telemóveis e um caderno de desenhos sempre comigo. E não gosto de chegar tarde ao jogo por causa disso - demorei mais de 15 minutos a entrar no estádio. Mas o cumulo hoje foi quando, educadamente, protestei com o agente policial que aquilo era muito inseguro, muita gente aos empurrões e as grades a afunilarem a entrada, com pessoas quase a cair e ele diz "o problema é as pessoas ficarem a trabalhar até tarde e depois querem entrar a correr"! Palhaço! As pessoas estão a trabalhar, ainda bem, que o país bem precisa disso. E chegam quando querem e quando podem... ele é pago para trabalhar na segurança das pessoas e não para as pôr em insegurança. A parte mais engraçada é que coloquei o revistador a ir atrás de mim porque, simplesmente, avancei sempre - diz ele: espere aí! E digo eu: vá para casa revistar a sua mulher e andei... e como sempre, os Superdragões é levam os petardos lá para dentro e os revistados somos nós... palhaçada!

FICHA DE JOGO

UEFA Champions League, Grupo G, 6.ª jornada
6 de Dezembro de 2011
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 46.512 espectadores

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Árbitros assistentes: Roberto Fernández e Juan Carlos Jiménez
Quarto árbitro: Eduardo González
Árbitros assistentes adicionais: Fernando Vitienes e Javier Fernandez

FC PORTO: Helton (cap.); Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, Defour e João Moutinho; Djalma, Hulk e James
Substituições: Defour por Kléber (46m), Djalma por Varela (68m) e Otamendi por Belluschi (81m)
Não utilizados: Bracali, Fucile, Mangala e Souza
Treinador: Vítor Pereira

ZENIT: Malafeev; Anyukov (cap.), Hubocan, Lombaerts e Criscito; Denisov, Semak e Shirokov; Fayzulin, Lazovic e Danny
Substituições: Shirokov por Zyryanov (46m), Fayzulin por Bystrov (57m) e Lazovic por Bruno Alves (81m)
Não utilizados: Zhevnov, Bukharov, Rosina e Lukovic
Treinador: Luciano Spalletti

Disciplina: cartão amarelo a Anyukov (28m), Helton (38m), Fayzulin (40m), Otamendi (48m), Hulk (71m), Malafeev (76m)

Ponto de Situação

12 vitórias, 5 empates, 4 derrotas
45 golos marcados, 20 golos sofridos

3 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente.. Não sei o que vês de mal no djalma.. O homem joga muito ! o que lhe falta é msm a finalização ( que há de aprender com o tempo ). Queres o quê?

Kleber ????

O homem n faz puto na frente.. prefiro um hulk no meio do que o kleber.

Ontem o djalma fez um jogão, só não vê que tá ali um grande jogador que pode evoluir muito quem não quer.

Abraços

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

É frustrante este afastamento prematuro da LC, ainda por cima num jogo em que quase tudo fizemos para merecermos a vitória. Faltaram os golos para ser um jogo perfeito.

Gostei no geral do empenho de todos, jogadores e público.

Só não gostei da ineficácia, na hora do remate.

Enfim, resta-nos a Liga Europa.

Temos de continuar com este espírito e esta dádiva ao jogo. Se tal acontecer estaremos mais perto do nosso grande objectivo que é vencer a Liga Zon Sagres.

Um abraço

Petitbery disse...

Sr. Pavão, gosto na generalidade das vezes de ler as suas crónicas, não só porque faz uma auto-critica como também pelo simplicidade de ideias que tem. Mas tenho a dizer-lhe que ultimamente os últimos posts têm sido desprovidos de conteúdo útil, tendo em conta que martela sempre na mesma tecla impiedosamente e que já não quer ver pontos positivos no nosso trienador e no consequente jogo da nossa equipa. É preciso calma esperar no minimo 1 ano para dar continuidade ao trabalho. O VP herdou algo de muito pesado e nem para o próprio Villas-Boas seria fácil lidar com uma situação destas. Vamos dar-lhe tempo para que as coisas melhorem.
Um abraço