segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Jogo 2 - Vitória x FC Porto



No 2º jogo oficial da época, 3º consecutivo contra o Vitória (depois da final da Taça da época passada e da Supertaça deste ano) e 3ª vitória, colocando o FC Porto logo no comando da Liga com +2 pontos de vantagem sobre os rivais do costume, lampiões e lagartos que não foram além do empate.

O jogo foi o mais fraco dos 3 jogos contra esta equipa, em parte pelo péssimo estado do relvado (a meio da primeira parte já só se via relva levantada e buracos por todos os lados) e depois pela táctica do Vitória: Manuel Machado percebeu que não podia jogar abertamente (como na final da Taça) nem sequer tentar controlar a bola (como na Supertaça) sob o risco de levar com a equipa do FC Porto toda em cima em pressão alta à procura do erro. Assim, entregou o jogo para jogar nas transições, como ele disse, sem um ponta de lança e apenas com dois atacantes rápidos. Para além disso fez com que os seus jogadores fizessem das tripas o coração e entregaram-se (por vezes com excesso físico) no jogo. A verdade manda dizer que eles tentaram. Mas não foram suficientemente competentes para chegarem lá, apesar de um ou outro lance onde criaram um pouco mais de perigo (na realidade, poderiamos dizer que foram 2 lances e apenas na primeira parte, muito pouco para quem foi ao cheiro do contra-ataque) e o resultado acabou por ficar marcado por um penalti claríssimo convertido por Hulk após um "abraço" pouco amigável do Olimpio na sua área a um adversário.

Ficou ainda o FC Porto a dever mais uns golos: Kleber esteve 2 vezes de frente para Nilsson e falhou ambas, Falcao teve uma oportunidade de cabecear para a baliza mas foi ligeiramente ao lado. A equipa ainda demonstra alguns problemas, parte deles similares aos que apresentou no inicio da época passada, mas tem potencial para melhorar, sendo que a contratação de Kleber foi cirúrgica. E é preciso notar que o plantel está a ser montado aos poucos - ainda estão a regressar jogadores, só este fim de semana James e Iturbe ficaram livres das suas selecções U20, Palito e Cebola chegaram durante esta semana e Falcao e Guarin durante a anterior...

E enquanto o dia 31 não terminar, não estaremos descansados quanto a entradas - e, mais grave - quanto a saídas como a de Falcao que numas declarações muito, mas mesmo muito infelizes, veio dizer que gostava de ir para Madrid. Só espero que ele estivesse a falar do Real Madrid (ou simplesmente Madrid como ele disse e como é conhecido em Espanha) e não do "mísero" Atlético (ou Atletic como lá é conhecido) porque este a mais do que o FC Porto só mesmo os euros, pois de resto nada mais lá ele encontrará de melhor do que aqui no Dragão.

Veremos o que as próximas semanas nos trarão...

FICHA DE JOGO

Vitória SC-FC Porto, 0-1
Liga 2011/12, 1.ª jornada
14 de Agosto de 2011
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Assistência: 19.812 espectadores

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Assistentes: João Santos e Luís Marcelino
4.º Árbitro: Vasco Santos

VITÓRIA SC: Nílson; Alex, N’Dyaie, João Paulo e Anderson; El Adoua e Leonel Olímpio; Faouzi, Barrientos e Targino; Toscano
Substituições: Leonel Olímpio por João Alves, Targino por Paulo Sérgio e Faouzi por Saucedo (65m)
Não utilizados: Douglas, Freire, Bruno Teles e Pedro Mendes
Treinador: Manuel Machado

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kleber e Varela
Substituições: Guarín por Rúben Micael (48m), Kleber por Falcao (67m) e Varela por Belluschi (73m)
Não utilizados: Bracali, Maicon, Alvaro e Djalma
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Hulk (45m, g.p.)
Disciplina: cartão amarelo a João Moutinho (39m), Luís Olímpio (44m), Anderson (45m), El Adoua (45m+3), Souza (70m), Rolando (77m) e Paulo Sérgio (90m+2)

Sem comentários: