sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Má gestão ou erros meus?

Do Público de hoje, 31 de Outubro...

"Relatório e contas de 2007/08, que vai ser sujeito a aprovação, anuncia um lucro de oito milhões de euros, quatro vezes mais do que no exercício anterior.


Os administradores da SAD do FC Porto tinham direito a um prémio equivalente a 50 por cento do seu salário bruto anual caso de o clube terminasse no segundo ou no terceiro lugares da Liga portuguesa. Aquela percentagem subia para 75 por cento caso os portistas conquistassem o título nacional, como veio a acontecer, para 100 por cento se arrebatassem a Taça UEFA e para 120 por cento caso se sagrassem campeões europeus.
Os referidos prémios variáveis resultam das novas regras estabelecidas pela comissão de vencimentos formada por Alípio Dias, Joaquim Faria de Almeida e Fernando Freire de Sousa para o exercício de 2007/08. A anterior redacção formulada pelo mesmo órgão, mas onde apenas se repetia o banqueiro Alípio Dias, não fazia depender os prémios do rendimento desportivo, antes estabelecia uma percentagem sobre os lucros da sociedade: dois por cento para o presidente e um por cento para os restantes membros do conselho de administração.
As remunerações dos conselhos de administração das sociedades, incluídas no grupo FC Porto, ascenderam a 2,276 milhões de euros, sendo que 697 mil euros daquele valor correspondiam à componente variável. No exercício anterior, os administradores receberam 1,754 milhões de euros de vencimento fixo, sendo que esse valor baixou no último exercício para apenas 1,578 milhões.
O relatório e contas consolidado do exercício de 2007/08 registou um lucro de oito milhões de euros, contra os resultados positivos de 2,3 milhões no exercício anterior e de 30,1 milhões negativos em 2005/06.
De qualquer forma, o passivo total da sociedade passou de 116,6 milhões para 141,1 milhões de euros, valor registado em Junho de 2008. Setenta por cento daquela dívida era de curto prazo, sendo que 31,2 milhões de euros encontravam-se liquidados à data da elaboração do relatório, que vai ser agora sujeito à aprovação dos accionistas.
Os proveitos subiram de 81,4 para 93,6 milhões de euros, mas principalmente à custa da venda de jogadores, cujo encaixe subiu de 26,4 para 38,6 milhões de euros. Os custos totais foram de 80,9 milhões de euros, mais 8,9 milhões do que no exercício anterior. Os encargos com o serviço de intermediação nas aquisições de jogadores ascenderam a 1,265 milhões (no exercício anterior tinha sido de 400 mil euros).
À data da elaboração do relatório, a SAD portista tinha 168 funcionários (143 no exercício anterior), dos quais 47 jogadores (contra 45). Refira-se que os custos com os atletas que fazem parte do plantel atingiram os 24,4 milhões de euros, mais 4,3 milhões do que há um ano e o triplo do valor despendido em 2005/06 (8,3 milhões).
Os gastos salariais com os jogadores emprestados mais do que triplicaram - passaram de 1,16 em 2007 para 3,5 milhões de euros.
"


Em tempos que já lá vão, os dirigentes metiam dinheiro do bolso para o clube funcionar. Agora retiram dinheiro do clube para funcionarem eles... e explica-se assim a renitência em deixar a SAD!

Para além disso, como prova do real despautério que tem sido a política de contratações nos últimos anos, em particular desde que fomos campeões europeus em 2004, veja-se os gastos com salários que triplicaram (e a qualidade geral do plantel tem diminuido) tal como os gastos com os cerca de 20 atletas que fazem parte dos quadros da SAD mas que andam a rodar noutros clubes (3,5 milhões de euros de ordenados é mais do que o orçamento de muitas equipas da primeira liga, o que significa que o FC Porto podia ter outra equipa na primeira liga e a discutir, pelo menos, os lugares da UEFA...) e ainda os quase 170 funcionários da SAD (e apenas 47 são jogadores) pelo que ninguém me tira da ideia que há aqui um pouco de aproveitamento da SAD por parte de muita gente que devia era mostrar amor ao clube... Muito sinceramente, custa-me imenso ler estas coisas e saber que isto é apenas a ponta do iceberg que tem de ser mostrada devido às regras de mercado, porque a realidade, caros portistas, deve ser muito pior...

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Esta conversa - o sublinhado a vermelho é sintomático, podias ao menos escolher outra cor - é a mesma de anos atrás, nos tempos do Octávio, para não ir mais longe. Mas tu ontem tinhas uma grande oportunidade de lutar contra isto: ias à Assembleia Geral e dizias o que dizes aqui, ou então vais à A Geral da Sad e dizes o que está mal.
Mas seria pedir de mais a alguém que se esconde sobre um pseudónimo de Pavão, que nem sócio deve ser, mas que debita aqui aquilo que o C. da Manhã utiliza como arma de arremesso contra o F.C.Porto eos seus dirigentes.
Há, ontem na A.G.as contas foram aprovadas por unanimidade. Logo não estava lá o "pavão", pois é sabido que ele votava contra.

Miguel disse...

Pavão ainda relativo ao comentário de ontem, lê "FC Porto, Sporting e Benfica escolheram modelos de contabilidade e gestão diferentes, que relativizam muitas das análises conjuntas. As circunstâncias da vida de cada um deles não ajudam. Nas contas do FC Porto SAD, por exemplo, entram as prestações gigantescas das grandes transferências feitas nos últimos quatro anos, que não foram pagas a pronto e cuja solvência altera substancialmente os números. Um exemplo: dez dias depois de fechadas as contas de 2007/08 - com um aumento de 25 milhões no passivo -, entraram na tesouraria 15 milhões de euros do Manchester United, tranche da transferência de Anderson, e ainda 6,6 milhões do Real Madrid, para pagar uma de Pepe. Dinheiro que, no entanto, já entrara nos pressupostos bancários, acabando por contar como passivo. " in Ojogo (http://www.ojogo.pt/24-253/artigo757673.asp"

Azulao disse...

Pior que o descalabro da gestão da SAD é a tristeza que me causa a carneirada portista, que, infelizmente ainda é muita.E por causa disso, não há volta a dar a esta gestão, porque são meia dúzia os que ousam analisar, discutir e, pasme-se (ofensa das ofensas), criticar.
Quando alguém consegue defender que se gaste 3,5 milhões em salários de jogadores emprestados, há algo de muito errado no nosso Clube. Quando em três anos os custos com um plantel nitidamente mais fraco do que em anos anterior triplicou e se acha que está tudo bem, então orgulhosamente prefiro ser ovelha negra do que carneiro manso. Mééééé....

Pavão disse...

Sobre o pseudónimo, é uma homenagem a um dos melhores jogadores portugueses que alguma levaram o dragão ao peito, que morreu em campo com a camisola vestida, um mito no clube.

Sobre ir à AG, se me puderes arranjar um emprego em Portugal, talvez na SAD, então eu deixo a Angola onde me encontro. Mas não deixo de ser accionista (são 100 acções, só, mas são minhas!), sócio com quotas em dia e Dragon Seat. Se há coisa que podem fazer mas não me afecta minimamente, é vir com essas coisas... Não pega, não haverá muitos com moral para falar de mim... Aliás, menos ainda tens moral tu cujo nome Dragão Vila Pouca não é o do bilhete de identidade, com toda a certeza... E depois, se bem reparaste, a noticia foi retirada do Público de hoje e não do CM que pelo visto lês, por isso devolvo-te a bola de que quem parece lampeão com penas de fora és tu! E essa treta da letra estar a vermelho (que não é o vermelho mesmo) é tão ridiucula e pequena que nem merece mais comentários... Infelizmente, é por termos adeptos (se é que és um...) assim tão pequenos e miopes que as coisas estão como estão...

E Miguel, esse argumento da comparação com as outras SAD's não me interessa nada, eu não comparei a nossa com as outras, não quero saber delas para nada. O que me preocupa é a nossa. E por mais que me digam que está tudo bem, eu vejo que não está. O passivo é cada vez maior, os custos são cada vez maiores e as receitas fixas não aumnetam - sobrevivemos à custa da venda dos melhores jogadores e estes não estão a ser substituidos por outros equivalentes. Eu tambem li isso no Jogo e não me contenta saber isso sabendo o que leio no Publico e que transcrevi. Repara bem, de 8 milhões de ordenados em 2005, na época a seguir a sermos campeões europeus, passamos para 24 milhões a época passada. A equipa vale 3 vezes mais? Sinceramente, NÃO! Mas custa 3 vezes mais... 300% de inflacção. Repara, as comissões de compras triplicaram da época passada para esta. O FCP gastou o triplo em contratações? Não? Então está a pagar mais aos empresários... O FCP deve 140 milhões, 100 a curto prazo, 30 são de receitas a serem recebidas em breve e 10 são de médio ou longo prazo. Parece-te saudável? Segundo um site alemão, o plantel vale pouco mais de 100 milhões, pelo que nem vendendo todo o plantel ficavamos bem de saude...

Continuo preocupado... E já vem de há alguns anos... Pelo menos, desde 2005 que venho aqui expressando essa preocupação.

dragao vila pouca disse...

Quanto ao Azulão, não passa de um cobardolas que se refugia no nick, que não diz nada sobre ele e por isso manda bocas e até insulta, eu apresento-me na blogosfera como Dragão que é como são conhecidos os portistas, mas a seguir ao Dragão vem o meu nome de família e isso dá-me uma autoridae moral para dizer que vocês são uns cobardolas que mandam bocas, criticam, tudo e todos, mas é aqui e a coberto do anonimato.
Falar nos locais próprios, dizer o que está mal nos locais prórios, apresentar soluções nos locais próprios...está quieto, que isso não é para vocês.
Quanto a seres ovelha, ó Azulão, estás enganado, tu não és ovelha, és boi!
Sobre a miopia, é só para rir ó "pavão", eu sou sócio do F.C.Porto desde 1970 e naquele tempo o clube não ganhava nada e eu não desisti, agora tu, quando o clube é tri, tri, tri-campeão, vens dizer que é por causa de adeptos como eu que o F.C.Porto está assim?!...Não me faças rir...

O Caçador disse...

Excelente posta.

Dizer as verdades custa muito.

Que a SAD se comporta como novos ricos é verdade...

O resto são comissões que valem milhões.

São empresas no estrangeiro a quem temos de pagar chorudas comissões, etc...

Enquanto houver tudo bem

O pior vai ser depois.