terça-feira, 22 de abril de 2008

JOGAR PARA GANHAR

No próximo fim de semana, o Porto vai jogar a Guimarães. Este jogo é decisivo para a atribuição dos lugares de acesso à Liga dos Campeões. E, por isso mesmo, especula-se acerca da possibilidade de o Porto fazer o frete aos vimaranenses. A ida destes à Liga dos Campeões via 2º lugar significa que uma das agremiações sarracenas fica de fora imediatamente e a outra pode ficar na pré-eliminatória. Cientes disto mesmo e temendo tal cenário, a comunicação social bombardeou Jesualdo Ferreira no fim do passeio de domingo à noite. Perguntavam-lhe se vai fazer alinhar a melhor equipa.
Ora, é sobre esta possibilidade, para mim bem real e fácil de realizar - basta fazer alinhar muitos suplentes e fazer descansar o meio campo e Lisandro - que venho falar.
É um facto que os 11 titulares, com a excepção de Lisandro, já andam a picar ponto até ao jogo da Taça. Isso foi bem patente no Domingo, onde se perdeu por culpa própria a oportunidade de dar uma goleada histórica. Em ritmo de descompressão e passeio aviaram os depenados, mas não os cilindraram, porque não jogaram empenhados.Isto só por si fundamentaria uma revolução no 11, para que os menos utilizados, por natureza mais empenhados, mostrassem o que valem. Só que isso daria azo a desvirtuar-se a verdade desportiva. Por mais gozo que nos dê que os mouros não vão à Champions, sou radicalmente contra isso. A final da Taça ainda vem longe. Até lá, que joguem os melhores, seriamente e para ganhar. Exige-se seriedade. Que vá o menos mau à Liga dos Campeões e que esse seja o Vitória de Guimarães. Que nos ganhe, tudo bem. Mas porque jogaram melhor e não porque jogámos sem vontade e com os suplentes todos. O Porto não está neste mundo para fazer fretes desportivos. A nós também ninguém nos dá nada - antes pelo contrário.
Depois, há que dizer o seguinte. O Vitória é um clube do Norte, que neste momento luta contra a mouraria. Depois, é público e notório que arrasta multidões e faz falta ao futebol nacional. Tudo muito certo e indiscutível. Isso faz com o que o portista comum goste deles. Mas o contrário não é verdade. Provavelmente, a seguir aos sarracenos, os adeptos (adeptos e clube são coisas bem distintas) deles são os que menos gostam de nós. Aliás, odeiam-nos. Se andarem pelos blogues deles, constatarão que o mínimo que nos chamam é fcporcos. Aliás, deixem-me que recorde um facto. Há dois anos, infelizmente sem transmissão televisiva, o Porto deu-lhes a mão quando estavam moribundos e quase descidos. Foi risível a forma como os nossos jogadores tudo fizeram para não ganhar esse jogo. Todo o estádio se ria com as assistências de Bosingwa e Pedro Emanuel aos desgraçados, para ver se eles empatavam. Ora, eles empataram, apesar de estarem com um a menos desde os 20m. E o que fizeram os adeptos deles? Começaram a gitar "Baía, cabrão, não vais à selecção". Sintomático, não só da estupidez deles, mas da falta de agradecimento e consideração. Ironicamente, foi isso que espicaçou os até aí bem dispostos adeptos do Porto, que a partir daí puxaram pela equipa que, facilmente, marcou mais dois e acabou com o estertor deles.
Por isso, se me perguntarem se os adeptos do Vitória merecem ajudas nossas, eu respondo claramente que não. E apresento mais duas recordações, para explicar porquê.
Toda a gente se lembra que, recentemente, alguns desses adeptos impediram a inauguração (que não a abertura) da casa do Porto de Guimarães. Fizeram-no com ameaças ao Presidente, com cocktails molotof lançados para a sede e um sem fim de coisas inomináveis. E fizeram gala disso mesmo. A outra recordação prende-se com a pior recepção que alguma vez houve ao nosso Clube. É o tristemente célebre episódio da Intifada do d. Afonso Henriques.
Certamente que muitos adeptos normais vitorianos não se revêm nisto e são contra todo o tipo de violência e atitudes deste género. Mas basta haver alguns assim. O que não os impede de não gostarem de nós na mesma.
Por tudo isto, resta-me exigir que joguem a sério. Depois, que vença o melhor e que o melhor sejamos nós. E que o Vitória vá na mesma à Liga dos Campeões. Ou melhor dito, que os mouros não vão à Liga dos Campeões.

14 comentários:

Anónimo disse...

Absolutamente de acordo.
Fazer fretes, nunca! A nossa missão é ganhar todos os jogos que disputarmos. Seja com quem for.
Acho muito bem que o VG mantenha o 2º lugar e vá à Champions, mas não à custa de uma derrota nossa. Não seria aceitável que a nossa equipa não se empenhasse a fundo na vitória e muito menos com o Guimarães a quem não devemos favores de espécie nenhuma.
Temos recebido vários agravos vindos daquelas bandas e embora não se deseje nenhuma vingança sobre eles, também não devemos facilitar-lhes a vitória. Era o que faltava.
Saudações Portistas
Dragão Maronês

Anónimo disse...

"cocktails molotof", huuum! que delícia!

Anónimo disse...

concordo plenamente. esses porcos de guimarães vão levar na boca de preferencia com mais 2 golos do licha. a seguir aos depenados e aos diferentezs fora ao Vitoria de guimarães.

Anónimo disse...

Eu também sou de opinião que se deve ir a Guimarães jogar para ganhar. E para tal escalava a seguinte equipa:
Nuno, Fucile, Stepanov, João Paulo e Lino.
Kaz, Bolati e Marec
Castro, Adriano e Taric

Não fazia qualquer substituição já que estes jogadores precisam de minutos nas pernas. Se eventualmente perdessemos e os jornaleiros da merda inventassem, deixava-os a falar sózinhos. Que se fodam.

Anónimo disse...

Os de Guimarães podem ser muito f.d.p, mas não chegam ao nojo dos da 2ª circular, como tal, deixo 3 razões para perdermos:

1 - Sendo o benfas e o Seportengue concorrentes directos na luta pelos
títulos nacionais (ahahah, estava a brincar). Mas pronto, admitamos que,
esses dois são os mais directos concorrentes a títulos nacionais, ora ao
irem à LC, vão encher os cofres de dinheiro, podendo reforçar, assim, as
suas equipecas. Como tal, o F.C.P. tem que evitar a todo custo que isso
aconteça. Não esqueçamos que uma vez o Mourinho disse: "o dinheiro é a
dividir por 3? Então quero que o benfica perca a pré-eliminatória. Assim é
só a dividir por 2."

2 - Porque estamos fartos de ver denegridos os nossos títulos por esses
palhaços. Quer dizer, fartos, fartos, não estamos. O que nós queremos é que
eles continuem a choradeira, era bom sinal. Mas podiam admitir que, sim
senhores, realmente, ganham os melhores. E, por exemplo, com mais de 20
pontos as vitórias em campeonatos são inequívocas. O F.C.P. ganha títulos
porque tem equipas bem superiores. Como podem estes palhaços, por exemplo,
meter em causa os anos do Penta, quando o F.C.P., tinha um jogador (Jardel)
que, só ele, marcava mais golos que muitas equipas da 1ª Liga?? Como é que
estes palhaços não se lembram que foi o paspalho de um dirigente benfas
(Gaspacho Ramos) que deixou escapar o Jardel e continuam a bater na tecla da
corrupção e coisas afins?

3 - Porque nos dá um gozo tremendo ver os mais grandes da 2ª circular,
acabar o mais abaixo possível na tabela classificativa.

Por isso, Jesualdo, não nos lixes. O F.C.P. quer ganhar sempre, mas toda a
regra tem excepção. Queremos ver os gajos inchar, inchar, inchar de raiva e
carregar o pescoço com melões de 5 Kilos na cabeça.


http://rascordonline.planetaclix.pt

Anónimo disse...

FACILIDADES
Há quem admita que o FC Porto possa facilitar a vida ao Guimarães na próxima ronda do campeonato. Normalmente, e como seria de esperar, este tipo de ideias peregrinas tem origem precisamente nos clubes que passaram o campeonato inteiro a facilitar a vida à equipa de Manuel Cajuda com aquilo a que o treinador dos vimaranenses avisada e atempadamente chamou de "aselhice". Ora, os "aselhas" que não foram capazes de, pelos seus próprios meios, complicar a vida ao Guimarães na luta pelo segundo lugar e pelo acesso aos milhões da Liga dos Campeões, esperam agora que seja o FC Porto a fazê-lo. São expectativas legítimas. Afinal, se há alguma equipa capaz de complicar a caminhada do Guimarães para uma presença histórica na Liga dos Campeões, essa equipa é claramente o FC Porto. Ainda assim, e à luz do que aconteceu nas últimas jornadas, é duvidoso que mesmo uma derrota do Guimarães frente aos tricampeões nacionais seja o suficiente para provocar grande mossa nos vimaranenses, tal a tendência para o suicídio dos seus dois rivais nesta corrida aos restos do campeonato que o FC Porto atempadamente devorou. Ora, precisamente por terem resolvido o campeonato a tempo, por terem garantido a sua própria presença na Liga dos Campeões sem esperar favores de ninguém, o FC Porto e Jesualdo Ferreira têm toda a legitimidade para fazerem a gestão do plantel que muito bem entenderem nas jornadas que restam até ao final da temporada. Sem facilitar a vida a ninguém, nem aceitarem lições de moral de quem não fez ou não conseguiu fazer a sua parte.



Jorge Maia in OJOGO

Lamas disse...

Grande cenário dos colectivo no vosso blog... que estiveram mais uma vez em grande no passado domingo...

Todas as quartas, o nosso blog coloca um vídeo do FCP para recordar… passa por lá para recordar… http://basculacao.blogspot.com/

Esta semana é dedicado a Emil Kostadinov…

Saudações Portistas

Anónimo disse...

O Orelhas foi suspenso! Já não há respeito pela instituição!

Anónimo disse...

Sobre este assunto:

- Concordo contigo. Há adeptos vitorianos que não "merecem" que lhes facilitemos a vida.
Poder-se-ia argumentar que adeptos desses há em todos os clubes mas também me parece que excluindo os das 2ª circular, a percentagem destes adeptos é maior no VSC.

- Apesar disso, não me incomodaria nada que o JF utilizasse um onze inteiramente suplente. Os da 2ª circular "merecem" bem essa surpresa.

- Dito isto, acrescento o seguinte:

1. O JF não vai facilitar.
No máximo, dará descanso a 2 ou 3 titulares o que não é, nitidamente, ajudar ninguém porque mesmo que faça descansar 3 e esses 3 sejam Lucho, Lisandro e Quaresma, o máximo que JF estaria a "oferecer" seria o empate pois a capacidade defensiva estaria lá toda e, quanto a mim, perfeitamente capaz de segurar a fúria vitoriana.

2. Tenho sérias dúvidas que jogar com os suplentes todos fosse ajudar muito.
Nem a nossa 2ª equipa é assim tão má nem o Vitória é assim tão bom (levar 3 do SLB em casa é sintomático).

3. Estivesse o Vitória a meio da tabela e ninguém ligaria patavina ao onze que o FCP apresentasse.
Além disso, o que diríamos se o Lucho ou o Lisandro jogassem e se lesionassem gravemente? Aí o JF já era um nabo porque os devia ter poupado para a Taça.

4. É preciso pôr a pergunta ao contrário:
Porque raio havemos de NÃO fazer aquilo que é consensualmente aceite como boa gestão do plantel nestas situações?
A nós interessa-nos estar na máxima força na final da Taça e devíamos agir de acordo com o que nos interessa e não com o que interessa aos outros.

"Dar a mão" (a berdes e bermelhos) é, isso sim, jogar na máxima força num jogo irrelevante para nós, quando se aproxima um jogo muito importante.

Anónimo disse...

Para ser bonito e ver os sarracenos a espumar, espectacular mesmo era fazermos falta de comparência.

Anónimo disse...

Anti-mouros sempre!!
Há que poupar a equipa prá taça isso sim!!Não vamos correr riscos de lesionar ou castigar jogadores em jogos destes. Guimarães em 2.º sim! Anti-mouros sempre!

Anónimo disse...

Um milhão de contos. Porque carga d'água havemos de oferecer mais um milhão de contos a Lisboa quando o podemos oferecer aos portugueses de Guimarães? Além de nos roubarem todos os dias esses cabrões da capital ainda querem que trabalhemos para lhes oferecer mais uma fortuna? Que se fodam... joguemos com os juniores e nem com todos os titulares.

Costa disse...

Vão jogar quase todos os titulares e eles (também) sabem o que fazer...

sportem: é pro ano que ganha a uefa...

slb: pra Intertoto em Agosto!!

Anónimo disse...

"...a pior recepção que alguma vez houve ao nosso clube."

Posto esta pérola só me resta apenas chamar-te o que realmente és...um grande PALHAÇO.

Só um gajo que é como um burro, repito, BURRO, é que se refere a esse episódio como um acto reprovável do Vitória e esquece-se de dizer que foi a primeira vez que uma claque visitante invade o terreno de jogo, algo que pelos teus padrões é normalissimo e perfeitamente perdoável.

Amigo, és uma merda dum faccioso.