terça-feira, 29 de abril de 2008

A CABAZADA

Tal como preconizei aqui, o jogo era para ganhar. Nunca pensei era que fosse desta maneira!
A primeira parte do jogo assemelhou-se à do jogo contra os depenados. Um conjunto de onze amigos mais interessados em visitar a Penha do que jogar à bola,limitou-se a controlar o jogo e ver o tempo passar.
Na 2ª parte, com o golo do Bruno Alves, sem que nada o fizesse supor, ao que se somou mais uma pincelada artística do Quaresma (Guimarães é talismã para o cigano), os da casa ficaram de tal forma destroçados que o que se seguiu foi um autêntico massacre.
Foi, em suma, um jogo estranhíssimo e do qual tirei algumas ideias:
- O Mariano Gonzalez fez mais um bom jogo, dando sequência à excelente entrada contra a mouraria. Empenhado, foi o mais esforçado. Quer ficar a toda a força no plantel.
- O nosso Harry Potter tirou mais uma tarde para se recrear com a bola. Desta vez, conseguiu recriar o povo também e mandou dois balázios para o fundo da baliza, entre trivelas e letras.
- Saúdo o regresso aos golos de "El Tecla" e, sobretudo de Adriano, um dos artífices dos dois primeiros títulos do tri e um injustiçado no seio da nação portista.

Quanto ao adversário, algumas notas: não demonstraram qualquer categoria para estar no 2º lugar, muito menos para ir à Liga dos Campeões. Não quer dizer que os mouros sejam melhores. Quer dizer é que as 3 equipas são fracas. Para quem só dependia de si, defrontando em casa, perante os seus fanáticos seguidores, onze excursionistas, não fez nada de nada, jogando claramente para o pontinho, tal como em Coimbra. Falta de classe, de ambição e estaleca, foi o único que conseguiram provar. E daqui sigo para a sua dupla de centrais. Os seus adeptos dizem que valem meio mundo e o outro. Que só por 10 ou 15 milhões é que saem, entre outros disparates desculpáveis a adeptos. Sobretudo Geromel, que caiu no goto da comunicação social. Para mim, não passa dum vaidoso com muito, mas muito para demonstrar. Reconheço-lhe algum valor, mas para já muito, mas muito longe do que se convencionou dizer do jogador. Basta atentar no 2º golo do Quaresma em que nem oposição fez ao remate. Quando estes dois apanharam os suplentes de uma equipa de jeito, foi o que se viu. Reconheço que não gosto de jogadores pouco humildes. Consigo entender a vaidade em grandes jogadores de grandes equipas. Agora, em promessas de clubes fracos... Refiro-me em concreto a um lance logo no início do jogo quando, junto à linha de fundo, tentou fintar artisticamente o Fucile. Quem é que ele julga que é? Já o tinha visto noutros jogos arvorar-se em craque. Agora fazer isso num jogo contra um clube de jeito, é preciso ser muito presunçoso. Sobretudo quando depois se vê impotente para travar 5 golos na sua baliza. Isto dito, concluo dizendo que gosto mais do Sereno como central do que do vaidoso. E parece-me muit0 mais humilde. Sendo que não queria nenhum deles com as nossas cores, aplaudindo a contratação para esse lugar de Rolando, essesim, um jogador que me parece à nossa medida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dizes bem, CA-BA-ZA-DA!

Sintomático do estado a que chegou o nosso campeonato. Por outro lado, deixa-me mais tranquilo perante a perspectiva de saída de alguns dos nossos craques. Vamos lá ao tetra, que o tri já é história.