quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A GESTÃO DO DINHEIRO E OS AVALES DE JESUALDO

Se a memória não me falha, desde que Jesualdo Ferreira chegou ao Porto, contratou-se os seguintes jogadores, obviamente avalizados por ele:

- Lucas Mareque
- Renteria
- Nuno
- Lino
-Stepanov
-Bolatti
- Kaz
-Leandro Lima
- Mariano Gonzalez
- Edgar
- Farias
- Luis Aguiar
- Fernando
- Eliézio

Isto perfaz um total de 14 jogadores, ou seja uma equipa e três suplentes. 3 destes jogadores (Eliézio, Fernando e Luis Aguiar) foram de imediato emprestados a outros clubes, sndo que o primeiro nem sequer pisou a relva do Dragão.
Quanto a Renteria e Lucas Mareque, foram contratados em Dezembro de 2006. Supostamente, este período intermédio de contratações serve para se ajustar o plantel, ou seja, para se contratar jogadores que peguem de estaca no onze. Meio ano depois foram sumariamente dispensados.
Com isto sobram 9 jogadores. Destes, os portentosos Lino e Edgar nem convocados são. Sobram 7 - KAz, que ora é convocado ora não e mais 6, que estão sistamaticamente no banco, sendo que só Mariano e Leandro Lima são suplentes regularmente utilizados.
Conclui-se assim que em ano e meio, aquele a quem chamam treinador do Porto, avalizou ou pediu a contratação de 14 jogadores e não utiliza um único a titular. Joga assim, com a mesma equipa do ano passado, desfalcada de Pepe e Anderson. Obviamente, o onze está mais fraco.
Em termos de gestão financeira, gastou-se só este ano 13 milhões de euros (aos quais se soma 6,5 milhões do restante passe de Lucho). A esse valor acrescem os passes de Eliézio, Mareque e Renteria, dos quais desconheço o valor. Devemos estar a falar num total de 16 ou 17 milhões de euros gastos, para tirar uma rentibilidade igual a zero.
Este é o balanço da política conjunta da SAD e da visão única de Jesualdo - plantel pior que o do ano passado, apesar das condições financeiras únicas face às vendas efectuadas. Pelo meio, as dispensas de Ibson (um crime) e recentemente de Jorginho, passando pela tentativa de dispensar Adriano, o salvador, em Dezembro último.
É a realidade que temos. Em qualquer outro ramo de actividade, Jesualdo Ferreira há muito estava a receber subsídio de desemprego, com uma acção cível em cima por gestão ruinosa de recursos. Eu acrescentaria a tal acção um pedido de indemnização por danos morais, causados pelo paupérrimo futebol praticado e pela triste imagem de coitadinhos cheios de medo que sistematicamente passamos na Liga dos Campeões.

5 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente, estou de acordo contigo. Jesualdo é muito fraquinho, medroso e conservador. Não há ponta de ambição e ousadia.
Personalidade precisa-se.
O problema é que não estou a ver ninguém para o seu lugar.

Anónimo disse...

Eu por acaso também não estava até ler que o Carlos Queiróz quer definir o futuro. Falta é saber se os seus principios encaixam nos principios da SAD...
Rui

Anónimo disse...

Concordo com a maior parte, mas cometeste um erro grave. Falta aí o enorme Jorge Fucile.

bruno tribbiani disse...

Um texto (quase) perfeito!

Concordo quanto ao CRIME do Ibson e ao CRIME que ao Adriano, que teve que entrar em campo "a frio" quando o porto precisava depois de ver muitos jogos na bancada.

Faltou só falares do Postiga que, goste.se ou não se goste, é portista! vive o porto! e, seja contra o Chelsea ou contra os Passarinhos da Ribeira, quando motivado, faz tudo pelo Porto!

O Jesualdo ignorou o Postiga desde o início da pré.época, o que só por isso já é um crime, tendo em conta que o Postiga é um jogador que precisa de jogar, precisa de ritmo, e precisa (muito) que acreditem nele (veja.se o que faz na selecção do "senhor" Scolari)..
Jesualdo quando precisou usou.o.. assim que passou a crise, lá voltou o Postiga para bancada!! Isto é o comportamento típico do 3º classificado (seu clube do coração) onde o Mourinho foi buscar um jogador à equipa B(!!) e fez dele um campeão da Europa!

É pena que se contratem Stepanov's que, com ou sem talento (ninguém sabe), é o QUARTO(!) central do Porto..

Que se contratem Renterias, Farias e Edgares que ainda têm MUITO a mostrar (e que ficam MUITO atrás do Lisandro, Adriano, Postiga e Hugo Almeida).

Tínhamos o Ibson (GRANDE jogador quando motivado e bem utilizado), o Jorginho (que é fraquinho.. mas para as competições internas faz sempre jeito.. quanto mais não seja para ter no banco), o VIREIRINHA (que foi emprestado não se sabe muito bem porquê.. não acho que o Tarik seja indiscutível na posição), Paulo Machado (entre outros....) e vai.se comprar um caixote de jogadores de nível médio.baixo!!

NENHUM deste jogadores é titular, e alguns entram aos 60’ só para TENTAR justiçar a fortuna gasta.. O exemplo mais flagrante é, sem dúvida, Mariano Gonzaléz, um jogador que não tem lugar no benfica!! Mariano era, certamente, da equipa H do Inter tendo em conta que não corre, não passa, não remata, não se mexe sem bola, e perde todas(!!) as bolas que lhe chegam aos pés..

E o pobre coitado do Jesualdo (que não é, nem nunca será, treinador de Champions) tira o Raul Meireles que, apesar de não estar particularmente inspirado, com 2 berros ao intervalo ia ao sítio, para pôr a jogar esta nódoa do futebol numa posição que nem sequer é a dele..

E ficamos nós sem Pepe e Anderson......

http://btribbiani.blogspot.com/

Anónimo disse...

Os "reforços" que a cada início de época e a cada Dezembro vemos chegar ao nosso club não são na sua grande maioria para resolver problemas da equipa. São jogadores na sua grandissima maioria sem qualquer interesse futebolistico para um club da dimensão do nosso, mas que proporcionam boas comissões que é o que parece ser mais importante para quem decide. É claro que no meio às vezes lá vem um bom, mas esses são apenas a excepção que confirma a regra.
O presidente, de há uns anos a esta parte parece tão bom a contratar jogadores para o clube, como a escolher as suas mulheres. Mas quanto a estas. desde que as guarde em casa e não as leve para o club apresentando-as como 1ªs damas, não tenho nada contra. Mas por favor mantenha-as longe do club. Já temos dose que chegue de alternadeiras e similares que chegue.
Saudações Portistas.