terça-feira, 31 de julho de 2007

Postiga descodificado

"Por JOSÉ MANUEL RIBEIRO

Por motivos certamente relacionados com o hábito teimoso de discutir futebol como se ainda fosse só futebol, há sempre quem tente deslindar Hélder Postiga a partir de um ângulo técnico. E se o ângulo técnico, no caso dele, dá sempre em ângulo agudo será talvez porque se está a procurar nas aulas práticas um defeito de aprendizagem radicado nas aulas teóricas. Em concreto, na cadeira de finanças. Um estudo norte-americano explica tudo. Chama-se “The Ten Most Overpaid Jobs”, mas não tem uma tradução à letra que seja em simultâneo eficaz e elegante. Por isso, fico-me por “Os Dez Salários Mais Desproporcionais”.

Em décimo no ranking estão os fotógrafos de casamento, porque limpam dois mil euros sem chegar a precisar de limpar também as lentes; a seguir os pilotos das grandes companhias aéreas, os conferencistas (o nosso Scolari, por exemplo) e por aí adiante até aos gestores de fundos mútuos de Wall Street (“mutual funds”), com pulmão para aspirar um milhão por ano, apesar de raramente contribuírem com as suas previsões para a riqueza dos clientes, pelo menos de forma legal. No respeitante à legalidade de Postiga, nada a dizer, mas quanto ao contributo, o que a folha salarial presume não são golos em particulares com o Boavista.

Se um ponta-de-lança recebe um salário à Tottenham no FC Porto, não pode ser objecto de discussões sobre se o plantel tem ou não lugar para ele. Deve ser indiscutível. E Postiga, até quando acerta, permite discussão. Não são os pés, nem a habilidade, nem a presença na área: é o trambolho de um ordenado que não cabe no banco. De suplentes. "

1 comentário:

Anónimo disse...

Até o Hugo Almeida já incentiva o antigo colega a bazar da pocilga, claro ter 50 mil jogadores, e preferem os sul-americanos aos tugas, até o xocolari o chama, mas o jesualdo tem ordens superiores para encostar o Helder rei do kuduru, porque pode ser que venha um grande clube europeu comprá-lo, tipo wolfsburgo ao ricardo costa? por quanto foi, 4 milhones? hahahaha acredito mesmo, por acaso é possivel, os alemans ficaram impressionados de o ver jogar na equipas da quinas!