sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Jogo 19 - Braga, 2 x FC Porto, 1 - E a brincadeira deu em eliminação...

Como nos dois anteriores jogos da Taça de Portugal, VP resolveu gerir o plantel e fazer transformações radicais na equipa. E se das duas vezes anteriores, apesar dos péssimos jogos realizados, o resultado foi o necessário para seguirmos em frente, hoje a brincadeira deu para o torto.

Novamente eliminado nos oitavos de final, o FC Porto fez um jogo muito abaixo das suas possibilidades e averbou a primeira derrota da época.

Culpas?

Barracada!! (Foto FC Porto)
Antes de mais, do treinador, que assumiu usar apenas Mangala, Otamendi, Fernando e James do onze titular habitual e apresentar uma versão B da equipa principal. O Braga não é o Santa Eulália ou o Estoril... e com a pressão que tinha pelos maus resultados dos últimos jogos, era de esperar que hoje fosse um jogo de tudo ou nada, para a equipa de José Peseiro!

Depois, o árbitro não ajudou, pois não vi um jogo para 10 amarelos e 1 vermelho. Mas a ligeireza com que o Olegário sacava dos amarelos, em especial na 2ª parte, tudo dava a entender que isso acabaria por acontecer.

Mas a equipa também não está isenta de culpas: fez um jogo fraco, deixou muito espaço ao Braga e quando Defour é o homem com mais passes na equipa (e uns singelos 32 passes) isso ajuda a explicar muito do resultado hoje. Por fim, a dificuldade que VP teve em perceber que Miguel Lopes e Castro poderiam ser expulsos perante os critérios "mão leve" do Olegário. A um ainda o substituiu, não sem antes Miguel Lopes ter escapado à expulsão por uma unha negra. Mas ao outro só o viu a sair depois do 2º amarelo, tendo ainda demorado  muito tempo a reagir a este percalço e quando o fez já estava em desvantagem no marcador... E para cúmulo, tirou Atsu (que mesmo não estando a jogar grande coisa) é bem melhor e mais perigoso que o inútil do Kléber - conseguiu passar ao lado do jogo todo e das poucas que o vi intervir foi para perder a bola e estragar as jogadas! Mais parecia que jogamos, como comentei no Facebook, com menos um o jogo todo e menos dois desde a expulsão do Castro...

Dos golos do Braga, destaque para o auto-golo do Danilo, que é inacreditável - sem marcação, sem estar apertado, sem ninguém nas costas e à sua direita, resolve meter o pé de uma maneira estranha e cortar uma bola que estaria perdida - e cortou-a mesmo na direcção da baliza! Enfim, cada vez que o vejo a jogar avalio-o pelos 18 milhões que custou e não consigo ver nele jogador nem para metade do preço...

Resultado, a brincadeira custou a eliminação da Taça de Portugal e a primeira derrota da época.

E agora, para a semana, em Paris, jogo com o PSG de Ibra. Que os deuses do futebol queiram que ele não se encontre inspirado...

FICHA DE JOGO

SC Braga-FC Porto, 2-1
Taça de Portugal, oitavos-de-final
30 de Novembro de 2012
Estádio Municipal de Braga

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Assistentes: Bertino Miranda e Luís Marcelino
Quarto Árbitro: Vasco Santos

SC BRAGA: Quim; Salino, Douglão, Nuno André Coelho e Ismaily; Custódio e Hugo Viana; Alan (cap.), Mossoró e Ruben Amorim; Éder
Substituições: Ruben Amorim por Ruben Micael (61m), Mossoró por Paulo César (88m)
Não utilizados: Beto, Hélder Barbosa, Elderson, Djamal e Carlão
Treinador: José Peseiro

FC PORTO: Fabiano; Miguel Lopes, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Fernando (cap.), Castro e Defour; James, Kleber e Atsu
Substituições: Miguel Lopes por Danilo (59m), Fernando por Lucho (59m) e Atsu por João Moutinho (81m)
Não utilizados: Kadú, Jackson, Varela e Alex Sandro
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Mangala (13m), Danilo (74m, p.b.), Éder (80m)
Cartão amarelo: Castro (18m e 72m), Miguel Lopes (20m), Otamendi (64m), Custódio (65m), Mossoró (68m), Lucho (74m), Ruben Micael (75m), Kleber (86m), Mangala (90m)
Cartão vermelho: Castro (72m)


PONTO DE SITUAÇÃO
15 vitórias, 3 empates, 1 derrota
41 golos marcados, 10 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa

2 comentários:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Derrota que atira o FC Porto para fora da Taça de Portugal, determinada por dois momentos de infortúnio, um dos quais com o dedo do artista do apito (expulsão excessivamente rigorosa de Castro) e o outro num acto de displicência imperdoável de Danilo, a marcar na própria baliza, num lance puramente inofensivo.

A aposta de Vítor Pereira foi ousada mas só terá sido traída por esses dois momentos e pela tardia na compensação do meio-campo após a expulsão. A reacção deveria ter sido imediata.

O comportamento de equipa foi positivo, com Miguel Lopes e Kléber a manifestarem, mais uma vez, incapacidade para fazerem parte deste plantel. Menor acerto também para Atsu, de quem se espera muito mais.

Um abraço

Anónimo disse...

Appreciating the dedication you put into your site and in depth
information you provide. It's good to come across a blog every once in a while that isn't the same outdated rehashed information.
Excellent read! I've bookmarked your site and I'm including your RSS feeds to my Google account.


Here is my web blog - longchamp milano