terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jogo 2 - Gil Vicente, 0 x FC Porto, 0 - Uma nulidade!

Uma nulidade foi o que se passou em Barcelos.

Zero golos, zero futebol, zero interesse. Só não foram zero pontos como o ano passado, felizmente.

Entrada no jogo a dormir. Lentos, sem velocidade, sem ligação entre sectores. Sem vontade de jogar, de estar ali, trapalhões, com passes infantis perdidos. Uma boa opção teórica de VP: colocar Hulk de inicio. Uma má opção teórica de VP: colocar Mangala de inicio. Na práctica, Hulk foi dos melhores e mais inconformados, mas não valeu o golo que esperavamos. Por outro lado, na práctica, Mangala confirmou que apenas serve para central (e eu pergunto-me se serve para o FC Porto...) e como lateral adaptado é fraco, muito fraco: defende mal e ataca pior. Não lhe falta vontade, verdade seja dito, mas os pés não ajudam... Estou farto de dizer que os laterais do FC Porto têm de saber defender e dobrar os centrais, mas tão importante como isso é saberem atacar e serem extremos. Ora Mangala não tem rotinas defensivas de lateral (descai sempre para a área) e ataca muito mal, tecnicamente é fraco, não consegue centrar para trás e raramente tem um lance ofensivo aproveitável.

Também deixou muito a desejar o desempenho de Moutinho e Lucho, em particular após a saída de Fernando. Fernando é daqueles jogadores que se nota mais a sua ausência que a sua presença. E falta-lhe saber sair com a bola nos pés e apoiar o ataque para cumprir o seu sonho de chegar à "canarinha". Tem limitações, mas cumpre bem o seu papel, tanto que nota-se muito quando não está. Por outro lado, Moutinho esteve abaixo do que produziu contra a Académica e pela selecção. Espero que tenha sido um dia mau e não uma reacção à colocação no banco contra a Académica e à aparente rejeição de uma proposta do Tottenham... A entrada de Kléber foi um falhanço absoluto: julgo que tocou na bola a primeira vez quase 10 minutos depois de ter entrado e tenho a ideia que nunca mais voltou a tocar nela depois... não só tirou Fernando como colocou um jogador que não deu mais nada à equipa, ausentou-se do jogo!

Já a entrada de Alex Sandro para o lugar do adaptado Mangala revelou-se certeira e deu velocidade, profundidade e nexo ao flanco esquerdo da equipa, mostrando que não havendo Palito, Alex Sandro tem de jogar. Ponto final. E se não houver nem Palito nem Alex Sandro, tem de jogar um "B" com rotina do lugar e capacidade de apoiar o ataque, não faz sentido estas adaptações à VP! Parágrafo.

Entretanto, o primeiro remate aconteceu por volta dos 30 minutos! Não percebo. Não pode ser assim.

A segunda parte, após a saída de Fernando, o FC Porto tremeu e até podia ter sofrido golo até que a equipa se ajustou novamente e apenas nos últimos 20 minutos vimos um conjunto que algo irracionalmente procurou ganhar um jogo que deveria estar ganho logo na primeira parte. Jackson poderia ter  marcado mesmo no final, mas o guarda-redes do Gil mostrou aí as suas credenciais, com defesas espantosas que salvaram a equipa.

Faltou raça, vontade de ganhar, força e velocidade. Não estivemos presentes na primeira parte, à semelhança de tantas vezes a época passada. E na 2ª segunda parte apenas nos últimos 20 minutos se viu alguma vontade em resolver o jogo. Muito pouco para um plantel de 100 milhões com 18 internacionais e bicampeão.

Inadmissíveis e despropositadas foram, como habitualmente, as declarações de VP no final. Odeio ouvir dizer que não ganhamos porque o árbitro isto ou aquilo! O meu código genético não está programado assim! Os árbitros e os pénaltis são desculpas vermelhas para enganar os sócios. O FC Porto quando não ganha é porque não se empenha o suficiente ou não mostra organização para o efeito. E mais nada. Poucas são as derrotas ou empates que me lembro de terem acontecido quando a equipa quer e mostra vontade de vencer, por mais que os árbitros roubem - e roubam quase sempre! Falar no relvado, na dimensão do estádio e no anti-jogo, então, nem sei o que diga! Para dizer estas merdas, é preferível que ele entre já em black-out e fique calado no final dos jogos! ...dasse!

Este era um jogo que não podíamos ter empatado, ainda mais sabendo que os lampiões haviam empatado no dia anterior. Os campeonatos perdem-se assim...

FICHA DE JOGO

Gil Vicente-FC Porto,0-0
Liga, primeira jornada
19 de Agosto de 2012
Estádio Cidade de Barcelos
Assistência: 8,298 espectadores

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Árbitros assistentes: Tiago Trigo e André Santos
Quarto árbitro: Bruno Esteves

GIL VICENTE: Adriano; Daniel, Halisson, Cláudio e João Pedro (cap.); Luís Manuel, César Peixoto e André Cunha; Pedro Pereira, Rafael Silva e Luís Carlos
Substituições: Pedro Pereira por Leonardo (64m), Rafa Silva por Brito (69m) e Luís Carlos por Peks (90+2m)
Não utilizados: Lúcio, Bruno Pinheiro e Paulo Arantes
Treinador: Paulo Alves

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Lucho e João Moutinho; Hulk (cap.), Jackson Martínez e James.
Substituições: Fernando por Kleber (57m), Mangala por Alex Sandro (57m) e James por Atsu (70m)
Não utilizados: Fabiano, Danilo, Varela e Defour
Treinador: Vítor Pereira

Cartão amarelo: João Pedro (37m), Mangala (47m), James (70m), Lucho (72m) e Halisson (90+4m)

PONTO DE SITUAÇÃO
1 vitória, 1 empate
1 golo marcado, nenhum golo sofrido
1 título

3 comentários:

Jorgemmc disse...

Totalmente de acordo.
Depois no final da época andamos a fazer contas aos pontinhos e ninguém se lembra destes que se perdem estupidamente.

Quanto ao VP, não o censuro. Ele não engana ninguém. É o mesmo do ano passado, ou seja, fraquinho fraquinho. A culpa é de quem o põe lá.

Analfa disse...

Só acrescentar que este jogo podeeria ter sido resolvido em lances de bola parada à entrada da área. Ah, mas para isso faltou "apenas" convocar o jogador mais capaz de criar esses desequilíbrios.
Iturbe, tens mais uma gloriosa época à tua espera. Na bancada, claro. Ou, na melhor das hipóteses, no banco de suplentes. Que revolta, caraças!!!

Chicoburro disse...

Iturbe, onde páras tu? Quem te valoriza? A bancada? O banco de suplentes? O VP não, por certo. "Inteligente" como é, viu logo que o melhor era nem sequer te convocar, não fosses tu provocar alguns livres à entrada da área que resolvessem o jogo... E depois? Como é que podia continuar a "valorizar-te" da única forma que ele conhece, isto é, sem tocares na chincha ou, na melhor das hipóteses e só para te gozar, a fazer-te entrar no último minuto? Ela há cada m... de treinador...