quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reflexões sobre a próxima época (V)

Os mais novos, como Atsu e Fabiano já sabem como é ganhar taças de azul e branco.

Conta pouco, mas já se vê a alegria deles em fazer parte da história do clube. E assim se constroem os futuros craques da equipa.

Dos 4 jogos realizados e que pude ver (Servette, Evian, Celta e hoje o Santa Clara) fiquei já com algumas ideias.

Na baliza, parece-me claro que o trio brasileiro deverá ficar na equipa: Helton, Fabiano e Bracalli, sendo que a sair algum, deverá ser Bracalli. Kádu, como ainda hoje mostrou, deverá estar na equipa B e aparenta ter imensas potencialidades para sonhar com o n.º 1 do plantel principal daqui a algum tempo.

Na defesa, ao centro, é evidente que neste momento Maicon e Otamendi são os titulares, partindo Rolando do banco (também) pelo atraso da sua preparação, cujo primeiro treino foi ontem, e isto se ficar no plantel. Sereno e Mangala são cartas fora do baralho - ambos foram quase só usados nas alas e apenas me lembro de ver hoje Sereno uns minutos ao centro. Sereno, penso eu, deve sair, Mangala ou sai para rodar ou deverá ser para usar  na equipa B e só de forma esporádica deverá estar no plantel principal.

Nas alas temos um problema. Durante estas 3 semanas apenas hoje Miguel Lopes cumpriu os primeiros minutos, pelo que os restantes potenciais jogadores do plantel principal (Danilo, Alex Sandro e Palito) não jogaram. O caso mais grave acaba por ser o de Palito que apesar de estar a treinar não foi chamado (ao contrário dos 4 internacionais portugueses que até jogaram hoje) pelo que me pergunto se não irá ser vendido nos próximos dias - o namoro do Chelsea é antigo e agora fala-se também no Tottenham do AVB. Sabendo que o primeiro jogo oficial é já daqui a pouco mais de 2 semanas, preocupa-me esta questão. Djalma cumpriu boa parte da pré-época a lateral direito e, tendo cumprido os mínimos, continua a não ser um jogador para o "meu" FC Porto...

No meio campo, nada de novo. VP usou sobretudo o triangulo Fernando-Lucho-Defour mas a chegada de Moutinho, se não for vendido (e mais uma vez o Tottenham de AVB está na berlinda para o levar de forma a substituir Modric que está prestes a sair para o Real Madrid de Mourinho...) deverá fazer cair o belga para o banco. No entanto, também Fernando é uma incógnita e os jornais italianos insistem que o Inter o quer levar. Castro parece ter sido uma aposta regular de VP nestes jogos, tendo feito as 3 posições nos 136 minutos que teve de jogo. Penso que em principio deverá ficar no plantel numa situação próxima à de Defour, suplente com direito a alguns minutos pela época fora.

Nas alas, apesar de Hulk estar ausente, há várias soluções e muito talento. Atsu mostra que tem lugar, de caras, na equipa. Kelvin, mesmo mais "verde", também se mostra em condições de ter oportunidades. E depois há James. E Varela, claro. E ainda há Iturbe que para mim não é um ala (como se viu no fantástico golo que marcou) mas que é lá que VP insiste que ele deve jogar. E se Hulk não sair, teremos um ataque mortifero!

No centro do ataque é que não estamos muito melhor. Janko, para além de lesionado, sabe-se já o que vale. Kléber, como ainda hoje se viu, recebe mal, prepara mal, não remata e raramente acerta para que lado a bola vai (corre para o 2º poste quando o centro sai ao 1º e vice-versa) demonstrando uma falta de killer instinct brutal. Sobra Jackson que fez hoje uma primeira parte muito interessante e que andou a cheirar o golo - já aqui o disse, faz-me lembrar Benny e hoje reforcei a ideia. Mas fazer uma época com 1 ponta de lança é pouco... trocava de bom grado Kléber e Janko por outro em condições!

No sábado, pelas 20h30, vamos ter o teste mais difícil da pré-época até ao momento, contra o Valência no Mestalla. Vamos a ver o que pode a equipa, ainda em construção, fazer contra uma das melhores equipas espanholas.

Sem comentários: