sexta-feira, 16 de março de 2012

Jogo 38 - Nacional, 0 x FC Porto, 2 - Sofrer em madeirense...



Antes de mais, não vi o jogo de hoje por motivos académicos (ou melhor, apenas os primeiros 16 minutos) e portanto baseio-me no resumo em video de alguns minutos no site do FC Porto.

Assim, começando pela equipa, voltaram as invenções: o central em melhor forma, que é Maicon, foi colocado à direita (e claramente não é o defesa direito em melhor forma, como se viu por alguns lances onde foi ultrapassado e por perdas de bola imperdoáveis). Depois, pelo posicionamento de Lucho: mas não haverá uma alma caridosa que explique ao VP que o Lucho não é ponta de lança nem atacante, é médio? Colocando o Lucho tão avançado, quase a par de Janko, deixa um enorme espaço entre Moutinho (e hoje Defour pela lesão de Fernando) e ele jogando quase num 4-2-4 sem nexo porque não defende muito à frente. Por último, a colocação de Palito à frente com a entrada de Alex Sandro para defesa esquerdo - que acabaram os dois dentro da área atacante para marcar este último aquele que viria a ser o golo da confirmação da vitória.

Em relação ao jogo e do que vi dele, vi mais Nacional que FC Porto em remates e oportunidades. Felizmente que o golo, algo fortuito mas pleno de oportunidade de Janko que mostra muito mais apetência para marcar que Kléber, surgiu cedo, pelos 20 minutos. Terá serenado a equipa e permitido, provavelmente, entregar algum jogo ao Nacional e poupar um pouco as pernas da nossa equipa. Até porque só tínhamos 16 jogadores para usar - ninguém acredita que Iturbe e Mikel eram opções reais para utilizar no campo...

Voltei a ver falhanços defensivos graves, com perdas de bola nas imediações da nossa área, felizmente hoje sem consequências. E vi um Helton que defendeu quase tudo que rondou a baliza, ajudando e sendo talvez o maior garante da vitória de hoje.

Continuo a não perceber como é que estes jogadores foram capazes de produzir o futebol de garra e vontade que fizeram na Luz e agora fazem 2 jogos tão fracos, tão sofredores, tão maus. A inconstância exibicional - ou a constância em produzir más exibições - é uma coisa para incompreensível...

Valeu a vitória, que nos mantém na frente a alumiar 2 vezes... e faltam 7 finais para o bi-campeonato!

FICHA DE JOGO

Nacional-FC Porto, 0-2
Liga portuguesa 2011/12, 23.ª jornada
16 de Março de 2012
Estádio da Madeira, no Funchal

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Assistentes: José Cardinal e Luís Marcelino
Quarto árbitro: Fernando Lopes

NACIONAL: Vladan; João Aurélio, Danielson (cap.), Neto e Marçal; Moreno, Pecnik e Diego Barcellos; Candeias, Rondón e Mateus
Substituições: Pecnik por Mihelic (50m), Diego Barcellos por Keita (81m) e Marçal por Stojanovic (89m)
Não utilizados: Igor, Juliano, Márcio Madeira e Elizeu
Treinador: Pedro Caixinha

FC PORTO: Helton; Maicon, Rolando (cap.), Otamendi e Alvaro; Defour, João Moutinho e Lucho; James, Janko e Cristian Rodríguez
Substituições: Otamendi por Mangala (78m), Cristian Rodríguez por Alex Sandro (78m) e Lucho por Kléber (88m)
Não utilizados: Bracali, Sapunaru, Iturbe e Mikel
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Janko (21m) e Alex Sandro (90m+4)
Cartões amarelos: Maicon (25m), Marçal (42m), Otamendi (48m), Diego Barcellos (60m), Mihelic (65m), Alvaro (73m) e Alex Sandro (78m)

Ponto de Situação

24 vitórias, 7 empates, 7 derrotas
76 golos marcados, 36 golos sofridos

1 comentário:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Foi uma exibição descolorida, apagada, desconexa, desorganizada, trapalhona, enfim, impregnada de todos os defeitos que vem sendo a imagem de marca desta época. Uma vitória lisonjeira que vai garantindo a liderança, mas que esteve a milhas de convencer.
Esta equipa portista joga cada vez menos e começa a ser penoso ver jogadores de tão grande qualidade com comportamentos tão vulgares.

Tivemos a estrelinha dos campeões e Helton em grande. A sorte não dura para sempre. As nuvens negras da desgraça pairam cada vez com mais intensidade. Adivinha-se a derrocada a todo o momento, nos jogos complicados que ainda faltam.

Um abraço