terça-feira, 20 de março de 2012

Jogo 39 - SLB, 3 x FC Porto, 2 - PUM!

E pronto, rebentou o balão de confiança ganho a 2 de Março com a vitória lá para o campeonato.

E o treinador continua com a senda da irregularidade - em resultados e em exibições.

A realidade é que o FC Porto mantém uma média aproximada esta época de por cada 5 jogos perder 1 e empatar outro. E o grave é que até ao final do campeonato (e da época, agora que já fomos eliminados de todas as competições sem ganhar ou sequer chegar à final de alguma delas) ainda faltam 7 jogos, pelo que, mantendo a irregularidade exibicional que temos tido, o mais natural é não conseguirmos ganhar todos como é obrigatório... Aliás, veja-se a evolução da equipa só nos jogos realizados em 2012: EVVVDVVDVDVVEVD. Isto é, a melhor série que conseguiu foi de 3 vitórias e remonta já ao mês de Janeiro, sendo que leva em 2012 nos 15 jogos realizados 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas... nada positivo e mau augúrio!

Em relação ao jogo de hoje, uma má entrada, com os lampiões a marcarem logo aos 3 minutos numa falha de marcação de Palito que não acompanhou devidamente a subida do Maxi que foi à nossa área rematar - dois defesas esquerdos em campo e em 3 minutos a estratégia desmoronou.

Depois, uma boa reacção da equipa levou ao empate, fortuito, aos 7 minutos e à vantagem aos 17m numa boa cabeçada de Mangala num lance de bola parada, uma raridade esta época.

E acabou. Infelizmente, o jogo ainda tinha mais 63 minutos, porque o FC Porto terminou ali. É que depois, só deu lampiões: 3 bolas ao ferro e o empate novamente antes ainda do intervalo. Kléber foi uma nulidade, Palito não esteve bem (já há muitos jogos que não anda bem) e Mangala, apesar do golo, mostrou ser muito verde para estas andanças, com erros de morte e o 3º golo dos lampiões é muito da sua responsabilidade, porque o Cardoso avançou por ele e nunca foi pressionado até rematar com o seu pé esquerdo (se tivessem lido o Aloisio hoje, ele disse tudo: há que obrigar o Cardoso a rematar com o pé direito que é o mais fraco) e não é admissível que tenha ido do meio campo até próximo da área sem pressão.

Dirão alguns: e a arbitragem que nos prejudicou? Meus caros, os fracos é que acusam as arbitragens para desviar as atenções dos problemas. Eu não quero saber disso para nada , o FC Porto sempre foi prejudicado por arbitragens e habituou-nos a ganhar apesar disso. Cá dentro e lá fora. Isso a mim é uma cena que não me assiste! Quero é ver os jogadores a mostrarem em campo que são os melhores - e hoje só vi isso durante 18 minutos, depois, mais uma vez, o FC Porto entregou o jogo ao adversário e nunca procurou a vitória - bem diferente do que fez no passado dia 2...

FICHA DE JOGO

Taça da Liga, meias-finais
20 de Março de 2012
Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Árbitros assistentes: Rui Licínio e João Silva
Quarto árbitro: Rui Costa

BENFICA: Eduardo; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Capdevila; Javi García, Witsel e Bruno César; Aimar, Nolito e Nélson Oliveira
Substituições: Bruno César por Gaitán (56m), Nélson Oliveira por Cardozo (66m) e Aimar por Saviola (73m)
Não utilizados: Artur, Matic, Miguel Vítor e Luís Martins
Treinador: Jorge Jesus

FC PORTO: Bracali; Sapunaru, Rolando, Mangala e Alex Sandro; João Moutinho, Defour e Lucho; Hulk, Kléber e Alvaro
Substituições: Lucho por James (63m), Kléber por Janko (72m) e Alex Sandro por Iturbe (85m)
Não utilizados: Kadú, Maicon, Otamendi e Varela
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Maxi Pereira (4m), Lucho (8m), Mangala (17m), Nolito (42m), Cardozo (77m)
Cartão amarelo: Alex Sandro (23m), Mangala (41m), Javi García (70m), Luisão (75m), Witsel (80m), Nolito (87m), Capdevila (88m), Alvaro (90m+1)

Ponto de Situação

24 vitórias, 7 empates, 8 derrotas
78 golos marcados, 39 golos sofridos

2 comentários:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Esta derrota castiga sobretudo os erros defensivos, muito bem aproveitados pelo adversário.

A exibição portista foi aceitável e o resultado mais justo seria o empate.

Gostei da forma como os atletas se bateram, demonstrando querer vencer o encontro.

Não gosto de ouvir os nossos responsáveis e atletas dizerem que o troféu não era prioritário. Acho de uma infelicidade atroz e de pouco desportivismo. Afinal, goste-se ou não do modelo, este também conta para o ranking de títulos que nós ainda lideramos.

Não podemos nem devemos ser tão benevolentes.

Um abraço

Anónimo disse...

os gajos do benfica querem tomar conta disto http://bit.ly/FPRVA7