segunda-feira, 21 de março de 2011

46.006

Ontem estiveram no Dragão 46.006 espectadores, eu incluído.


Foto Pedro Blue

Grande moldura humana para receber a Académica, que vendeu cara a derrota.

Começando pelo principio, a primeira parte for fraca. Muito fraca, mesmo, razão porque saímos a perder, sofrendo o primeiro golo em mais de 600 minutos e apenas o 8º da época. O que não admirou porque Maicon continua a fazer falhas defensivas inacreditáveis e o Beto não transmite a mesma segurança que o Helton. E o "alerta amarelo" não ajudava - há 7 jogadores com 4 amarelos, dos quais 5 foram convocados e 4 estavam a jogar (Sapunaru e Otamendi na bancada, Helton no banco e Fucile, Palito, Fernando e Guarin em campo) e no próximo jogo vamos visitar os visitantes.

Já Mourinho dizia que os jogos mais difíceis são sempre a seguir a um bom resultado numa competição europeia, porque a equipa descontrai e descomprime, baixando o ritmo e intensidade.

Intervalo.

Novo jogo, porque o FC Porto que entrou era diferente. Não nos jogadores, os mesmos e sem alterações, mas na atitude e velocidade. Provável valente puxão de orelhas do AVB, que resultou em pleno. A pressão era maior, na busca pelo erro do adversário e a velocidade imprimida às jogadas também. Maicon continuava a atrapalhar e o Hulk estava em dia desinspirado. Falcao tambem não mostrava o seu habitual killer instinct e só Guarin e Belluschi remavam a equipa para a frente, na falta de Moutinho a organizar (e como este descansava no banco, percebeu-se bem a diferença que é jogar com ele ou não).

Mas mesmo um pouco atabalhoados, conseguiram numa assistência de Belluschi colocar-se em vantagem com mais um (inevitável) golo de Guarin, que continua a marcar um golo por jogo desde Sevilha, numa série entusiasmante.

Depois, foi só dar tempo ao tempo para aumentar a contagem para os 3. E se mais não foram (e os 46.006 espectadores bem pediam mais um e faziam a hola) foi porque o FC Porto deu por encerrada a lição antes da aula acabar.

E agora, está quase. Falta um jogo para o titulo. Que terá de ser com uma vitória na casa do principal adversário (ou até um empate se hoje eles não vencerem o Paços de Ferreira) e que nos mudará a orientação de objectivos de Portugal para a Europa. A Liga Europa...

5 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

É inadmissível a entrada em jogo do FC Porto.

Tudo bem que vimos de uma jornada europeia, havia que gerir esforço, mas entrar numa atitude passiva, lenta e sem pressing, à espera que a nossa superioridade fizesse com que o golo aparecesse, é totalmente errada.

Os primeiros 35 minutos, sem tirar mérito à Académica, foram complicados muito por culpa nossa.
A Académica muito bem posicionada, num rápido contra-ataque chegou ao golo, e ainda bem ... pois só assim a nossa equipa acordou para o jogo, e ainda nos últimos 10 minutos da primeira parte poderíamos ter empatado.

A segunda parte foi totalmente diferente. Um FC Porto a jogar rápido, acutilante, e as oportunidades a surgir em catadupa.
Após a entrada de Moutinho, a equipa ficou mais pressionante e com naturalidade marcamos 3 golos, poderíamos ter marcado mais, mas também seria injusto para uma Académica que se bateu bem no Dragão.

Melhor em campo Guarin, que está a fazer uma época fantástica.
Fernando muito bem nas suas tarefas, mas a partir do momento que precisávamos virar o jogo foi bem substituído por Moutinho, que mais uma vez se mostra uma peça determinante no esquema de Villas-Boas. João Moutinho é fantástico, equilibra a equipa... tácticamente é perfeito.
Fucile esteve muito bem a atacar e a defender, fazendo o melhor jogo da época.
Belluschi muito bem nas transições e nas ruturas.
Varela fantástico a desequilibrar pela ala.
Falcao, Hulk e Alvaro Pereira estiveram menos bem.

O árbitro teve alguns erros. Duvida no lance da intencionalidade ou não de Rolando em jogar a bola com a mão. É um lance difícil de avaliar, pois Rolando parece-me ter exclusiva intenção de cabecear a bola e esta ressalta ao braço.
Duvida também num suposto penalti por marcar sobre Hulk na primeira parte, embora seja discutível se o jogador da Académica começa ou não a puxar a camisola fora da área.
Amarelo ridículo a Maicon, nas barbas do fiscal de linha, que ainda se achava com razão.
Luiz Nunes teve entrada violenta sobre Belluschi que deveria ter sido sancionada com cartão vermelho.

Espero que a Académica consiga a manutenção, e que consiga alcançar a final da Taça de Portugal. É uma equipa que pratica um futebol positivo, e não fosse a saída de Jorge Costa, estaria nesta altura já a salvo da descida.

Fantástico o apoio dos mais de 46 mil que ontem se deslocaram ao estádio e tiveram a paciência, para levar com 35 minutos enfadonhos, e que puxaram pela equipa para mais uma vitória rumo ao 25º. título.

Falta-nos uma vitória para sermos campeões. Se for na Luz terá um sabor especial, e o título será comemorado do relvado até ao fim do túnel!

Abraço e boa semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Inexistente disse...

http://pt.beruby.com/promocode/uNvdYP

Estou a recrutar membros para a minha rede BeRuby, e gostava de saber se estás interessado.

No Beruby podes ganhar dinheiro ao visitares sites, ao fazeres registos em alguns e também a convidares mais pessoal para o BeRuby.

O meu objectivo é criar uma rede onde todos ganhámos. Ex: Eu convido-te e tu através do teu LINK DE CONVITE convidas mais pessoal a rede forma-se e toda a gente tira lucro das actividades uns dos outros. o Site é verdadeiro e confiável as provas estão na net.

Por favor inscreve-te aqui: http://pt.beruby.com/promocode/uNvdYP


PS - já agora tens um blog muito bem organizado. Aliás se te inscreveres através dele podes publicitar o teu LINK DE CONVITE e ganhar ainda mais dinheiro

Anónimo disse...

O SLB e o FCP tem ambos responsabilidades nestes actos de violência. O SLB sobretudo, porque tem de perceber que neste campo pantanoso e obscuro, o SLB não tem hipóteses com o FCP (Pinto da Costa), ele mexe-se como ninguém pelos bastidores (youtube). É preciso que nós benfiquistas não entremos em violência, pois isso afasta os adeptos dos campos, e todos sabem que nós é que ficamos mais prejudicados (estamos em todo Portugal)...já o Porto que anda somente com a sua claque não sofre com isso.
POR FAVOR NADA DE VIOLÊNCIA...O SLB SAIRÁ SEMPRE PREJUDICADO EM QUALQUER SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA!

Anónimo disse...

Anonimo, nao confundamos as coisas. Violência foi o que adeptos dos teus fizeram sobre um miúdo para lhe tirarem o cachecol antes do jogo e o que o Javi fez ao Alain. O que se passou ontem nao foi violência no desporto, foram actos criminosos de atentado a bens e pessoas. Nem sequer se passou num recinto. E esse paleio do teu clube ser o prejudicado é um disparate, pois tem sido o mais beneficiado com isso, tanto que se fala que as ultimas cenas foram da autoria dos próprios adeptos so para deitar as culpas ao FCP.

Anónimo disse...

Descobri este site hoje, é bem útil para algumas situações.

http://portugalarepublicadasbananas.weebly.com/index.html