sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Basta!

Basta de fazer de contas que nada se passa com as claques e basta com o apoio encapotado das mesmas pelo clube.

Porque se é agradável a festa e colorido que emprestam ao jogo (por vezes...) todo o historial de violência e descontrolo das mesmas têm custado ao FC Porto ao longo dos anos muito dinheiro.

E pior do que pagar as multas à FPF e à Liga por causa do comportamento completamente absurdo e selvático de alguns selvagens, é ter de pagar aos rivais. Desde ontem que uma das noticias do dia é que o FC Porto foi "condenado a pagar 17 mil euros por danos causados em autocarro" do clube visitante.

E isso a mim irrita-me profundamente, até porque agora eles vão estar sempre com isso na ponta da língua para nos atirar à cara. Eu sei que eles já nos destruíram um autocarro, mas isso para eles não conta, em memória selectiva são eles campeões!

Por isso, espero que o FC Porto faça a única coisa que deveria já ter sido feita, que é processar os responsáveis da claque e solicitar a verba a eles. Aliás, não só essa como todas as outras que têm sido pagas por causa deles. Ainda no jogo contra o Beira Mar atiraram coisas para o relvado e isso vai, com toda a certeza, valer mais uma multa ao clube. Porque há-de ser o FC Porto a pagar? Paguem os prevaricadores. Aliás, a haver alguma culpa do clube, para além do apoio encapotado dado às claques, é a de não usar os meios tecnológicos para apanhar os culpados destes actos selvagens: lembro-me de reportagens no Euro2004 a mostrar um sistema de câmaras de vigilância com zoom que podiam, em tempo real e por gravação, ver ao pormenor o que se passava nas bancadas. Porque não usam isso?

Eu estou farto de ser tratado como um criminoso cada vez que vou ao estádio. São os "picas" do Metro na chegada, são os "apalpadores" no acesso ao estádio, são os gradeamentos altos na entrada do estádio. EU NÃO SOU CRIMINOSO, CRIMINOSOS SÃO ALGUNS MEMBROS DAS CLAQUES!

5 comentários:

Anónimo disse...

cONCORDO. jÁ pensaram QUE PODEM SER "FALSOS ADPETOS"? Por ventura "pagos"?

Toupeira disse...

Calma Pavão.
Só porque o autocarro do Benfica foi apedrejado como é o do FC Porto sempre que vai ou passa por Lisboa, as claques do clube não têm de ser culpadas nem pagar os prejuizos.

Porque todos estamos fartos de saber que muitos dos adeptos que atiram pedras nunca pertenceram a nenhuma claque.

Quanto ao que os lamps dizem ou deixam de dizer, deixa-os ladrar que é a única coisa que sabem fazer mesmo que por vezes sejam bastante enervantes e nos apeteça atirar com umas pedras à cabeça. ;)

Anónimo disse...

se as claques tivessem sido culpadas elas proprias teriam de pagar a indemenizacao. sim porque nos temos claques institucionalizadas e legalizadas ao contrario dos la de baixo... nao quero parece naive mas ...ha provas que foram adeptos do porto?

Nuno Leal disse...

Caros amigos, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.
Quero com isto dizer que se não foram pessoas das claques do FC Porto a apedrejarem com bolas de golfe o autocarro, podiam ter sido porque essa é a "arma" da moda na claque, como sabem.
Ou será que vão negar que foi a claque que atirou as bolas durante o jogo ao "pollo" deles? E os petardos, não foram as claques?
Eu também quando vou ao estádio detesto ser revistado, nunca levo nada, e vejo sempre os mesmos a atirarem coisas para o campo - o que me leva a concluir que ou não são revistados ou antes do jogo já lá colocaram as coisas (o que implica um apoio do clube) e qualquer uma das hipóteses, é um insulto a mim.
Continuo a achar que o bom das claques - o apoio e cânticos - é menos que o mau delas - a insegurança que transmite aos espectadores, os prejuízos que causa ao clube, a má imagem que transmite dos portistas e portuenses como arruaceiros...
Um pouco mais de civismo e urbanidade ficava muito bem às claques!

Anónimo disse...

http://misticadodragao.blogspot.com/

criminosos sao quem empola estas situaçoes (das que refere e bem o blog em cima) e sabemos pois que algumas pessoas nao tem estudos educação e cabeça para se comportarem... mas isso ha em todo lado ...
a claque esta a ficar melhor actualmente os lideres reprimem essas actuações, pois claro tambem sofrem com elas visto que a claque é uma instituição.
quanto ás revistas nem deviam ser feitas qualquer um consegue entrar com um qualquer objecto dentro do estadio nem que seja mandado para la depois de ter passado a revista mas o que acontece normalmente é os objectos entrarem dentro da roupa interior ou malas de mulheres. nao ha hipotese de os descortinar...