quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FC Porto foi a melhor equipa do mundo em Dezembro

Segundo esta noticia, o FC Porto foi o melhor clube do mundo em Dezembro e terminou o ano como 10º melhor, bem à frente de qualquer um dos outros clubes portugueses lá contabilizados.

De realçar que a Federação de Estatística e História do Futebol não analisa dados subjectivos como o nº de adeptos ou dados passados. Analisa o rendimento desportivo no periodo de tempo presente.

E assim, voltamos outra vez à ribalta do futebol mundial e mostramos, por A+B, que o melhor clube de Portugal da actualidade (sendo que esta actualidade se estende aos ultimos 20 anos...) é o nosso FC Porto, até mesmo quando não ganha o titulo nacional ou não está na Liga dos Campeões - o que é raro nos últimos 20 anos, daí este nosso estatuto!

Os quadros de honra:

Ranking final de 2010:

1 (2) Inter (Itália), 300,0
2 (3) Bayern (Alemanha), 268,0
3 (1) Barcelona (Espanha), 266,0
4 (5) Atlético Madrid (Espanha), 244,0
5 (4) Estudiantes de La Plata (Argentina), 235,0
6 (8) Liverpool (Inglaterra), 232,0
7 (10) Internacional Porto Alegre (Brasil), 231,0
8 (6) Chelsea (Inglaterra), 222,0
(6) Manchester United (Inglaterra), 222,0
10 (18)F.C. Porto (Portugal), 219,5
41 (46)Sporting (Portugal), 171,5
55 (53)Sp. Braga (Portugal), 156,0
59 (36)Benfica(Portugal), 149,5
189 (201) Maritimo (Portugal), 93,0


Os melhores por mês em 2010:

Janeiro - Roma (Itália)
Fevereiro - Libertad (Paraguai)
Março - Barcelona (Espanha)
Abril - Bayern (Alemanha)
Maio - Inter (Itália)
Junho - Emelec (Equador)
Julho - Rosenborg (Noruega)
Agosto - Zilina (Eslováquia)
Setembro - Real Madrid (Espanha)
Outubro - Real Madrid (Espanha)
Novembro - Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Dezembro - F.C. Porto (Portugal)

1 comentário:

Joaquim Varela disse...

Esta Federação não analisa, de facto, o que referes, mas deixa-me dizer-te que regra geral as suas conclusões são quase sempre muito estranhas, para não as classificar de absurdas.

Até já me dei ao trabalho de ir analisar as permissas que utilizam para chegar aos resultados que chegam e na minha modesta opinião cheguei à seguinte conclusão: Tudo o que dali sai não tem valor nenhum para mim.

E basta atentarmos a este ranking dos clubes nacionais para se constatar o óbvio. Dando até de barato o 1º lugar do FCP (nem vou discutir isto), como é que um clube que venceu a mais importante competição nacional e ainda a menor (Taça da Liga), fica atrás do 2º classificado da Liga (e que foi muito rapidamente eliminado das restantes competições)? E como é que o Sporting , que fez das piores épocas da sua história, aparece como o 2º clube português?

Por mais voltas que se dê, só um cego não vê aqui algo de absurdo, digo eu... Podem dar-me os critérios que muito bem entenderem , mas se este é o ranking da IFHHS (ou lá o que é), podem muito bem fazer os rankings que quiserem, que de mim, somente merecerão o meu alheamento. E não te ficava nada mal, não cair no canto que mais te agrada (o pior cego é o que não quer ver) e ser um pouco mais selectivo...