domingo, 11 de janeiro de 2009

Cissokho, Lino e os jovens

A primeira transferência do mercado de inverno está concretizada. A há muito anunciada (e desejada por mim e muitos outros) saída de Lino do plantel concretizou-se (não sei se com lucro sobre o custo da aquisição ou não, mas desportivamente foi um fracasso absoluto) e foram buscar um jovem, 21 anos, a jogar desde o inicio da época em Portugal, que ainda ninguém tinha reparado muito bem, de seu nome Cissokho um africano com passaporte frances. Confesso que apenas vi um jogo do Setubal esta época, com o FC Porto na Taça da Liga, e tenho a ideia fresca de ver o Diogo Viana fazer gato-sapato dele em 2 ou 3 lançes. Segundo li n'O Jogo, ele defende bem, é tacticamente evoluido, forte fisicamente e ataca bem. Se assim for e se conseguir adaptar-se às exigências (do clube e da massa adepta) que se lhe vão colocar teremos um defesa para alguns anos. Ou então será outro "flop"...

Já quanto aos jovens, o problema não passa por produzir jogadores de qualidade. Relembro que o FC Porto tem lançado muitos jovens no futebol (nos últimos anos, temos o Hélder Postiga, o Hugo Almeida, o Paulo Machado, o Vieirinha, o Bruno Gama...) e que o problema tem passado pelos treinadores que não apostam nos jovens e preferen contratar Lino's & Cia. Por exemplo, alguem duvida que o Hugo Almeida faria o mesmo ou melhor que o Farias? Ou que o Paulo Machado faria o mesmo ou melhor que o Bolatti? Ou que o Vieirinha ou o Bruno Gama fizessem o mesmo ou melhor que o Tarik ou o Mariano? É por isso com alguma surpresa e alguma esperança que olho agora para o Jesualdo, um homem que durante a sua fraca carreira de treinador sempre teve a virtude de trabalhar e lançar jovens na competição a doer. Será que nos próximos 2 ou 3 anos poderemos, finalmente, ver um 11 inicial do FC Porto com muitos portugueses e, ainda por cima, formados no clube? Poderemos ver uma equipa tipo Ventura, Fucile, Bruno Alves, Rolando, Cissokho, Sérgio Oliveira, Josué, Meireles, Diogo Viana, Rabiola e Rodriguez? E será assim tão dificil formar um defesa direito e outro esquerdo? E outro atacante eficaz na área - já não peço um Gomes ou um Jardel, mas alguem que fossem capaz de marcar uns 15 golos por época regularmente?

Acho que este devia ser o caminho. Mais jovens da formação, menos compras. Mais portugueses e Palop's na formação que são esses, invariavelmente, que chegam ao plantel principal. Quanto ao Lino, adeus, devia ter ido contigo quem se lembrou de te contratar... Quanto ao Cissokho, bem vindo e boa sorte, bem precisamos de acertar com um defesa-esquerdo de vez. Quanto ao Ventura, ao Diogo Viana e ao Rabiola, só pelo jogo de quinta-feira já mostraram que estão mais que prontos de serem opções regulares e válidas na equipa inicial. Desilusão foi só o Candeias que estava em noite não, mas que já me mostrou nalguns (poucos) jogos que é capaz de mais e melhor, houvesse regularidade na aposta e na rodagem dele. Desconfio que vai ser mais um Paulo Machado, que mostra claramente do que é capaz mas não teve treinadores de coragem para apostar nele.

1 comentário:

Cardoso disse...

custa-me ainda ver um fcp sem identidade...

a melhorar, é certo, mas sem a nossa chama!

fica bem