domingo, 26 de outubro de 2008

PALPITE

Um dia passou e, de novo, silêncio ensurdecedor por parte da SAD acerca da situação do Clube. Para os lados da torre das Antas, parece que está tudo bem.
Tenho um triste palpite que só vamos dar por eles quando, nas próximas semanas, tornarmos a perder pontos para o campeonato, comprometendo o mesmo, dissermos adeus à competições europeias e à taça de Portugal. Nessa altura, talvez percebam que são necessárias mudanças (a começar por eles) e o patético Jesualdo vai, finalmente, deixar de nos assombrar. Nessa altura, tarde de mais, faremos como se costuma fazer para os lados da segunda circular, por alturas do Natal: "para o ano é que é!"


PS - Tive um sonho na última noite, para não ter um pesadelo, ou insónias. Sonhei que o Vítor Baía era Presidente do Porto e o Jorge Costa o treinador. Sonhei que acabáramos de obter uma grande vitória, com o Paulo Machado, o Castro, o Hélder Barbosa e o Candeias na equipa. Também por lá penso ter visto o Luís Aguiar e o Alain. Sonhei que não tinham sido oferecidos ao Braga. Como o sonho era cor-de-rosa, sonhei que Jesualdo e Mariano Gonzalez andavam nas nuvens, de mãos dadas. Longe, muito longe da cidade do Porto. Algures em Mikonos.

7 comentários:

Nuno disse...

Com esses seis que nomeaste estaríamos a lutar para não descer, ó Azulão. Só faltou falares no Pitbull e no Ibson, que também por já lá andaram e não me lembro de nada de relevo que tenham feito.
Não se pode andar a pedir a cabeça do treinador e do Presidente de cada vez que perdemos! Somos Tri-Campeões e única equipa portuguesa que ainda dá cartas lá fora.
Já agora, hoje vi o DEUS Mourinho empatar em casa, a jogar contra 10 a partir dos 60 minutos... E que mal que a(s) equipa(s) dele joga(m), chiça!

Azulao disse...

Depois de ler isto, só me apetece dizer... méééééééé

Nuno disse...

Ainda bem para ti, lampião camuflado.

Joaquim Varela disse...

"e única equipa portuguesa que ainda dá cartas lá fora. "

Rir!

Nos últimos 4 anos o FCP não foi a equipa portuguesa a dar mais cartas. Para os mais esquecidos, aqui vai:

2007-2008 - Sporting (1/4 final UEFA), FCP - 1/8 final CL
2006-2007 - Benfica (1/4 final UEFA), FCP - 1/8 final da CL
2005-2006 - Benfica (1/final CL), FCP - 4º CL fase de grupos
2004-2005 - Sporting (final da UEFA, FCP - 1/8 final CL

Nestes 4 anos o FCP não foi a equipa Tuga a fazer mais pontos nos rankings da UEFA e arrisca-se, caso se apure para a CL na próxima época e ir parar, quase de certeza ao pote 3.

Nesta altura está em 24º lugar do ranking para a próxima temporada, atrás de quase todos os fregueses habituais destas andanças.

E nem vou falar aqui do Braga

Nuno disse...

Se o Porto fosse parar à Taça Uefa como acontece com o Sporting, estou certo que também amealharia muitos pontos, Varela. Felizmente que tem passado sempre à fase seguinte da Champions...
E não deixa de ser curioso que tenhas recuado apenas até... 2004. E porque não as duas épocas anteriores a essa? Dava-te cabo das contas, não é?
De qualquer maneira, "dar cartas" não é só somar pontinhos. Não sei se és do Sporting ou do Benfica (os meus sentimentos, seja qual for a resposta) mas se perguntares a alguém lá fora qual o clube Português mais conhecido, vais ver que 9 em cada 10 dirá... F C Porto.

Vá, podes rir outra vez. Calculo que estejas habituado - tantas são as figuras tristes que o teu clube (seja ele qual for) faz.

Joaquim Varela disse...

A Taça UEFA, se o FCP não vencer em Kiev, é quase que o destino mais provável esta temporada. Se chega longe ou não nessa competição não faço a menor ideia. Será uma questão de aferir isso, nessa eventualidade.

Qual é o meu clube é irrelevante para o caso. Tanto pode ser o Sertanense, o Estrela da Amadora, o Benfica, o Vilanovense ou pasme-se, o FCP, que o pior cego é aquele que não quer ver.

Somente me limitei a referir que nos últimos 4 anos, não foi o FCP a "dar cartas lá fora" como foi referido. E isso para além de ser o passado mais recente, é acima de tudo o passado que conta, juntamente com a temporada actual, para depois definir em que pote os clubes vão parar nas alturas dos sorteios, ou se são ou não cabeças de série.

Dar cartas claro que não é só somar pontinhos. É acima de tudo chegar longe nas competições europeias, não se acagaçar quando enfrente um suposto "grande" e acima de tudo provar que o prestígio adregado não o foi por razões fúteis. E a realidade nua e crua dos números é que nas últimas 4 temporadas, a equipa portuguesa que teve esse mérito não foi o FCP, conforme atrás referi. Há diferenças entre a CL e UEFA? Claro que há! Só um cego não as vê. Mas também só um cego acha que chegar de aflitos aos 1/8 de final da CL (como sucedeu ao FCP numa das suas 3 últimas presenças nessa fase), fazendo figura quase que de corpo presente, é preferível a atingir uma final da UEFA, vencer os 2 jogos frente ao Campeão Europeu ou atingir os 1/4 de final da Taça UEFA.

E se vamos na dinâmica de recuar mais de 4 anos qual é o limite? 2000? 1990? 1980? 1970? 1960? É que se entramos nesta dinâmica, acaba-se por entrar nos domínios tão criticados do Sport Lisboa e Saudade e outros que tais, que servem sempre de arma de arremesso e que não pretende de todo ser a minha análise.

Mal ou bem, optei por seleccionar as épocas que contam para os ratings da UEFA - podes obviamente alargar este leque, coisa que eu respeito - mas que não corresponde à actualidade. E nestas ultimas 4 épocas o FCP deu tantas (ou menos) cartas na Europa, que os dois clubes que eu referi, e o ranking da UEFA acaba por reflectir isso mesmo, colocando o FCP no 3º lugar a nível nacional neste momento.

-A temporada passada foi eliminado por uma equipa alemã mediana, com algum azar à mistura, mas não gosto muito de justificar falhanços com coisas destas. Quem dá cartas tem de passar por cima destas coisas.

-Na anterior, teve o pássaro na mão e meteu-se ridiculamente em Londres a defender de forma errada, e muito antes de tempo, uma vantagem mínima e não mostrou ter pedalada para o Chelsea, passando mais de uma hora com 2 autocarros em frente à baliza.

- Na anterior, foi eliminado, em 4º lugar na CL, fazendo somente 1 ponto frente ao ridículo Artmédia.

- E finalmente, na temporada anterior a essa, viu-se e desejou-se para chegar aos 1/8 de final, onde foi cilindrado pelo Inter de Milão, mais uma vez após partir em vantagem no jogo da 2ª mão.

Tudo bem que é a CL, mas se isto é "dar cartas", penso que te estás a iludir com glórias passadas.

Este tipo de trajecto é muito similar ao que fez o Benfica (ligeiramente inferior no meu ponto de vista, pois foi a única equipa Tuga a chegar aos 1/4 de final da CL nas últimas 4 temporadas) nas mesmas 4 temporadas e ligeiramente melhor que o Sporting, sendo que só o considero inferior devido ao facto de terem sido eliminados da CL pela Udinese e da UEFA pelo modestissimo Halmstadts, na mesma temporada, imediatamente após terem sido finalistas da mesma prova.

Se este ano, o FCP for parar à Taça UEFA, como parece o cenário mais pragmático nesta altura, acabará por fazer um trajecto na CL, em tudo semelhante ao que o Benfica e o Sporting fizeram na temporada passada e continuo a afirmar que isso não é "dar cartas na Europa".

Se mesmo com isto tudo continuas a clamar que o FCP "continua a dar cartas na Europa", i rest my case.

Claro que nem comento essa do :"Pergunta a 10 estrangeiros...", pois esse sempre foi um dos argumentos que muitos adeptos do Benfica utilizaram para desvalorizar o que o FCP atingiu entretanto e penso que isso é uma faca de 2 legumes, como diz o Jorge Jesus :)

Nuno disse...

Continuas a comparar o que não é comparável. E está visto que para ti o que conta - só - são os pontinhos.
O Porto é hoje a equipa portuguesa mais conhecida lá fora ponto final. O Sporting, com muito boa vontade, estará equiparado a um Borussia Moenchengladbach ou um Saint Etienne. E o Benfica, é verdade, ainda está a viver à custa das conquistas de há 40 anos. O Porto ganhou uma Taça Uefa em 2003 e uma Champions em 2004. Fora o resto. Há uma ligeira diferença, não? Pois.
Quanto à análise que fazes da particiação do Porto nestes últimos 4 anos, tens para ali uns erros que, como adepto não portista que és, são compreensíveis. Mas acho que não vale a pena esta a perder muito tempo a explicar-te onde é que estás enganado.
Seja como for, continuo a preferir ser eliminado nuns oitavos-de-final da Champions (onde, já agora, Sporting e Benfica têm estado graças ao Porto, ok?) contra o Chelsea do que levar 2 secos em casa contra o Glasgow Rangers na Taça Uefa, e ficar todo contente porque "fizemos mais pontinhos que o Porto. Viva!"

Acho que essa do "faca de dois legumes" é do Jaime Pacheco mas não tenho a certeza.