sábado, 25 de outubro de 2008

Cem ou Sem?

Comecei a escrever ainda estava 0-0. Parei aos 2 minutos e qualquer coisa. Recomecei. Parei outra vez com o 2º golo. Chego à conclusão, mesmo que o FC Porto ainda ganhe o jogo contra o Leixões depois do penalti que o Lucho marcou agora, que esta época dificilmente seja de sucesso para o FC Porto.

Falta muita coisa, mas em particular falta equipa. Faltam jogadores. O defesa-esquerdo, por exemplo, devidamente brindado com uma monumental vaiadela, é um caso típico. Quando ao fim de não sei quantos anos desde que o Nuno Valente saiu que não temos um defesa esquerdo razoável (de tal forma que o melhor que temos e tivemos é defesa-direito) está tudo dito. Melhores ou piores, portugueses tivemos três nos últimos anos razoáveis: Miguelito, Jorge Ribeiro e Antunes. Mas foi preferível contratar resmas de estrangeiros sem garantias ou portugueses sem cabimento...

E é por isso que tenho a ideia que este jogo 100 é um jogo SEM nexo, SEM futuro e SEM história. Porque não tem nexo ir para o intervalo a perder em casa com o Leixões, porque depois disto ficamos cientes que o nosso futuro vai ser sofredor até ao final da época e que a história do FC Porto vencedor incontestável está a terminar... se não se inverter rapidamente o percurso.

Soluções?

Imediatas: novo treinador!

Médio prazo: nova SAD no final da época, mas que prepare já a próxima época!

Longo prazo: aposta em jogadores com o perfil definido pelo Mourinho que passa por serem ambiciosos, a competir na 1ª Liga, com maior incidência de portugueses e aproveitamento das camadas jovens e do projecto de formação Visão 611, lançando e resgatando jogadores como o Ventura, Paulo Machado, o Vieirinha e o Candeias, por exemplo e apostar na formação de jogadores específicos como defesas esquerdos e direitos e pontas de lança - afinal se com regularidade conseguimos formar centrais, médios defensivos e ofensivos e extremos, porque não as outras posições?

ADENDA DE FINAL DE JOGO - As substituiçõs foram de propósito para perdemermos o jogo? Mariano a defesa esquerdo e tirar o Sapunaru que ainda estava a ser o melhor dos defesas em campo?, ficando a defender com 2 defesas de raiz? E o Lucho que ficou a fazer em campo os 90 minutos? Está em má forma, fisica e se calhar psicológica. A equipa com o Tomás Costa à esquerda estava a produzir jogo, conseguiu chegar ao empate, para quê aqueles disparates de substituições para partir a equipa?

1 comentário:

dragaovenenoso disse...

Não sei, mas já tinha dito há muito que não esperava grande coisa.

Só que afinal estamos pior do que julgava.