quinta-feira, 6 de março de 2008

A SORTE É PARA QUEM A MERECE?

Não restam dúvidas a ninguém que o Porto é bem melhor que o Schalke. Então o que falhou? Muita coisa... O Porto começou a perder a eliminatória quando se deixou surpreender incompreensivelmente naqueles primeiros 20 minutos da 1ª mão. Não entendo como se estuda tanto o adversário e depois se entra daquela maneira num jogo. No jogo de ontem, falhou classe, sobretudo. Uma equipa que aspira a altos voos não pode falhar 3 golos como os que o Unifinta e o Quaresma falharam, muito menos numa competição destas. Aliás, coloco aqui uma questão prévia. Será que o Porto de Jesualdo aspira mesmo a altos voos? Ou seremos só nós os adeptos a sonhar acordados?
Outra coisa que me escapa é a seguinte - andaram-se a poupar jogadores na Taça e no campeonato, supostamente para os titulares se apresentarem frescos para o embate de ontem. Então expliquem-me porque é que se entrou a jogar com a mesma velocidade de sempre, como se não houvesse uma eliminatória para virar...
O Dragão já apontou dois nomes no seu post. Pois é. Sobre esses dois haveria muito que dizer. Relativamente ao magrebino, houve falta de classe no primeiro cabeceamento. No segundo, a falha deveu-se ao excesso de confiança com que este cabeceou. Como ouvi ontem no Estádio, se fosse o Lisandro, ainda antes do guarda redes chegar lá, já estavam jogador e bola no fundo das redes. Mas sua excelência o Unifinta, que tem a sorte de, estando em idade de pré-reforma se ver a titular numa equipa que só nos seus sonhos sonhou representar tem esta caracterísitca. Julga-se o Maradona de Marrocos e como lhe saíram duas ou três coisas engraçadas esta época, aborda os lances com um misto de displicência e excesso de confiança. Mais uma vez foi uma nulidade absoluta e saiu tarde de mais. Quanto a Quaresma, custa-me escrever isto, mas ontem finalmente fui forçado a chegar à conclusão que o cigano tendo um potencial ímpar, nunca chegará aos calcanhares dum Cristiano Ronaldo (de quem eu não gosto particularmente). Quaresma passou todo o jogo a querer ganhar os duelos ao Rafinha e exibir-se para os grandes da Europa que ele sabia estarem no Dragão. Alguém que passa 120 minutos a querer fintar e re-fintar em vez de ajudar a equipa a ganhar nunca passará do patamar onde se encontra. É elevado, é certo. Mas inferior aos melhores do mundo por culpa única e exclusiva dele. Mais de meia dúzia de vezes, incluindo no último ataque nosso do jogo, não centrou com espaço, para tentar letras ou reviengas. Não fez nada que se visse todo o jogo. Não contente, poderia ter dado o golpe de misericórdia nos alemães, mas preferiu ser herói a passar a bola ao companheiro que se limitaria a encostar. Não teve sorte e falhou. A sorte é para quem a merece e ele, pela atitude que teve, não a mereceu.
No resto, junto as minhas lágrimas às de Lisandro. O verdadeiro herói. Só ele poderia, depois de estarmos em inferioridade, arrancar aquele golo monumental. Só ele o mereceria. A sorte é para quem a merece... quase sempre. Se há alguém que não merecia falhar o penalty era ele. Ponham ali os olhos, Unifinta e Quaresma. Aprendam humildemente o que é ser craque. Dos outros, Lucho esteve imperial e Paulo Assunção, que vamos perder no fim da época, mostrou por que é um dos melhores e mais discretos trincos da Europa.
Não, não me esqueci de Jesualdo. Mais uma vez, a sorte é para quem a merece e este senhor não merece nenhuma. Pode ganhar os campeonatos que quiser. Mas o nosso campeonato chama-se liga dos campeões e não a triste Bwin Liga. Para esta, qualquer um, até o H3N1 serve. Alguém que faz susbstituições aos 55, 65 e 75m, independentemente do campo ou competição em causa, é um fraco treinador. Alguém que vê a equipa estar empatada 0-0 aos 83m (aquando da expulsão de Fucile) e tem uma substituição por fazer, não merece senão ser eliminado como foi.
Este senhor já teve duas oportunidades e falhou redondamente. Poderia e deveria ter eliminado o Chelsea o ano transacto. Esteve a 45m disso e falhou. Este ano, teve a sorte de ficar em primeiro no grupo, apenas por demérito do Liverpool. Sim, porque ele foi humilhado em Anfield Road, ganhou sem saber ler nem escrever em Istambul contra um equipa de segunda divisão da europa e empatou em Marselha contra uma equipa mediana. Em casa empatou com um jogador a mais com o Liverpool, e ganhou os outros dois pouco confortavelmente. Isto para claudicar perante um adversário sem história na Europa e muito inferior a nós. Alguém duvida que o Porto é muito superior ao Fenerbache, ao Schalke ao Roma? No entanto, estes estão lá, eliminando-nos a nós, ao Real Madrid e ao Sevilha. Façamos as contas aos jogos verdadeiramente importantes (oitavos da Liga dos Campeões, clássicos, taça, supertaça e taça da Liga) Acho que é esclarecedor... Não sei o que pretende a SAD com a ainda não renovação. Espero que seja um bom sinal. Mas temo pela substituição. Se não arranjarem melhor, então ponham o Bicho a treinar. Esse pelo menos sabe o que é o Futebol Clube do Porto e quais as nossas exigências.

13 comentários:

Vitor disse...

Mais uma vez estou de acordo.Parabens.

Anónimo disse...

Penso que o nosso FCP perdeu esta eliminatória na Alemanha quando o Jesualdo apresentou uma equipa manca do lado direito sem um unico jogar com capacidade para centrar para a área.
No jogo de ontem, o que mais me chateou foi de facto o Mustang! não pela oportunidade falhada mas pela atitude que teve a seguir, que querendo redimir-se de uma falha clamorosa - mérito tambem deve ser dado ao GR alamão que estava abençoado - recusou em perceber que a função dele era servir s dois pontas que tinhamos na área em vez de ser ele a marcar!E a verdade é só uma, se o Jesualdo os tem no sítio, no próximo jogo o Mustang não pode ser convocado e ponto final! e volto a repetir, não é pelo falhanço, mas pelo egoismo que teve depois!
Acabou por reforçar a ideia que já defendi quando disse há 3 ou 4 posts atrás em que disse que se ele não fizer um grande Euro2008, não irá chegar perto dos valores do Pepe e do Anderson! É vendido mas a um preço mais modesto e só irá cingrar se tiver a sorte de ser um Wenger a olhar para ele!

Pentadragão disse...

O discurso do: "1º há que empatar" soou-me logo a esturro. Estiveram o jogo todo com mil cuidados, com medo de sofrer. O Quaresma? Fdx, que o pariu, ontem meteu nojo ao nojo e eu sou um dos que sempre o defendeu, mas ontem devia ter sido espancado.

http://rascordonline.planetaclix.pt

MiguelMor disse...

Eu já andava a estranhar a ausência de comentários depreciativos em relação ao Jesualdo, se bem que havia a justificação da equipa estar a ganhar e a jogar bem, mas mais tarde ou mais cedo tinha voltar o "pau" pois as costas já estavam bem folgadas. COm que então o treinador é o culpado por termos tido uma má atitude durante os primeiro 20m do primeiro jogo com o Schalke? Então e os restantes 190m em que fomos superiores? Esses já são da responsabilidades de Luchos e Lisandros, entre outros, né?
E os penalties falhados tb são culpa do Jesualdo? Os golos de baliza aberta que falhámos também são responsabilidade dele?
Será que o exagero e a loucura nunca irão ter fim?

De facto há pessoas que nunca irão ganhar, por mais que se esforcem e por mais provas que dêem. Vocês já lhes tiraram as medidas ao caixão e a encomenda já está feita por isso não se pode voltar atrás.
O "Unifinta" (que por acaso tem nome e é Tarik) que tem jogado mil vezes mais do que jogou o ano anterior vai ser sempre fraco para vocês, por mais golos que marque, por mais quilómetros que corra. O Jesualdo até pode ganhar o campeonato com 20 pontos de avanço que vai ser sempre lembrado pela vitória "sem saber ler nem escrever" em Istambul (curioso como fomos os únicos a consegui-lo) ou pela "humilhação" em Liverpool (onde estivemos empatados até 10m do fim).
Resumindo, o Jesualdo está para vocês como o nosso FCP esteve ontem para o Schalke: por mais que lute, por mais que remate, por mais que procure ganhar, há alturas em que não vale a pena porque nunca lá chegaremos.

P.S. Essa do "Poderia e deveria ter ganho ao Chelsea" é que deu cabo de mim!HAHAHAHAHAHAHAHAHA Só faltou o "tinha a obrigação de"

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas vocês dão dó quando falam do futebol do FCP, vocês são os "comunistas" do FCP, sempre do contra, o que vale é que quando satirizam com os adversários são dos melhores da blogosfera.

GdI disse...

NÃO VISTE O MESMO JOGO QUE NÓS!

NÃO É TRIPEIRO QUEM QUER... É TRIPEIRO QUEM PODE!

GdI (guerreirosdainvicta.blogspot.com)

Nota: Os jogadores mereciam uma estátua...

Anónimo disse...

Nao vou estar aqui a dissertar frase a frase, pq todos temos direito ao contraditório..mas faz-me imensa confusão arrastar o nome do treinador para o lamaçal, como se ele fosse um qq paraquedista que caiu no futebol português, ainda vos vou "ver" pensando que saudades ides ter do Jesualdo quando ele se for embora, e passarmos 2 a 3 épocas a acertar com treinadores, esses sim paraquedistas tipo Couceiro, Luís Fernandez e afins

Passem bem

Costa disse...

Há muito tempo que este blog não tinha uma oportunidade destas para voltar a bater no 'Unifinta' e no 'Burrualdo', para utilizar expressões destes 'auto intitulados portistas'...

De qualquer forma todos têm direito aos seus 5 minutos de felicidade, quer sejam benfiquistas ou ressabiados...

dragao vila pouca disse...

"Estou a caminho de Meca, pelo meio de deserto, enquanto escrevo esta crónica. Parece-me Meca o sítio ideal para me penitenciar pelas vergastadas verbais constantes ao Unifinta. Perdão, desde ontem, Multifinta. Não, o Multifinta não é o melhor jogador do Porto. Nem um dos melhores. Quando é o melhor em campo, algo de mau se passa no reino do Dragão. A abnegação e vontade, essa ninguém llha tira. Só isso e uma inspiração divina o fizeram marcar um golo que o próprio Deus Maradona não desdenharia. No meio de tanto marasmo, só a magia daquele momento do Multifinta poderia fazer aquecer o Estádio do Dragão. Como parte da penitência, a meio da viagem já revi este golo 1 milhão e vezes e já estou afónico de tanto gritar a música dedicada pelas claques: Tarik Sektioui, lá, lá lá, lá lá...
Isto posto, que o Multifinta marque muitos destes. Nem que seja o porteiro a marcar golos, desde que vista de azul e branco, por mim está tudo bem. O que não me impede de criticar o que acho que tem que ser criticado. E, mais uma vez, ontem havia muito que criticar. Mas por respeito ao Multifinta, fico-me por aqui, porque por hoje este blog-lhe inteiramente dedicado."
posted by Azulao at 11:58 AM 27 comments

Sem comentários.Portistas de vitórias?...Estamos fartos deles!
Criticar sim, mas, com objectividade,respeito e de forma construtiva.
O bicho? Não me faças rir e tem cuidado que o ridículo...mata!

Anónimo disse...

Lendo algum dos comentários, quase me convenço que o Porto não foi eliminado por uma equipa sem qualquer expressão europeia, que não falhou golos imperdoáveis e que o Unifinta não fez (mais) uma exibição miserável.
Se calhar sou eu que sou esquisito... e o Jesulado é o maior treinador do mundo...

Ricardo de Sousa disse...

Se calhar Azulão !!!
Criticas ao treinador porquê ?!!
Que mais ele poderia fazer ???
E o unico (e estupido) fundanto é que não fez a ultima substituição !!!
Primeiro a equipa estava a jogar muito bem e segundo quem querias que o MESTRE metesse ?? Adriano sem ritmo ?? João Paulo ?!? Quem ??
Já nem me refiro aquele dado dos minutos das substituições dada a sua falsidade e infundamento !!
Concordo que o Quaresma nunca chegará ao mais alto nível , dos melhores do mundo por culpa própria ... Nunca me imaginei a dizer isto mas talvez precisa-se de apanhar outra vez o Co para perder a mania de querer ser ele contra o mundo !!!
Concordo que de facto o TARIK (sim este é o nome dele) abordou certos lances da partida com alguma displicencia e excesso de confiança mas daí a fazer as críticas que tu lhe fazes é um absurdo !! É um bom jogador, muito rápido, bem dotado técnicamente a acho que dá tudo o que tem em qualquer partida .. Já fez várias assistências primorosas e golos fantásticos ( Leixões, Marselhha ) ..É um absurdo avaliar um jogador por um jogo e pior cego é o que não quer ver !!!
Sou daqueles que vai aplaudir a equipa domingo, que vai aplaudir o treinador e fiquei muito satisfeito com a sua renovação !!!
Nem comento tais citações tais como "poderia e deveria ter eliminado o Chelsea ..." è de rir !!! Mas para rir ainda mais temos " ponham o Bicho a treinar " .. Por muito respeito que tenho pelo nosso capitão essa tua opinião é de bradar aos céus !!
O nosso MESTRE Jesualdo fez do Braga com uma equipa muito pior
o quarto grande do país enquanto que o Braga do Bicho com uma equipa recheada de grandes valores fez o que fez !!!
Enfim azulão és um ressabiado !!!

Anónimo disse...

porto porto porto porto,já agora porto

Anónimo disse...

Não tenho por hábito comentar, mas vamos ser realistas. O Jesualdo está a fazer um grande trabalho à frente do FCP e estou totalmente de acordo com o Miguelmor e outros.... Não vamos ser irracionais como os benfas, tivemos azar e nada mais que isso...