quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Reflexões rápidas

1. Adriaanse saiu, a mal como suspeitava que iria sair. Nos próximos dias, provavelmente e desbocado como é, vai dar algumas entrevistas demolidoras para a SAD e alguns jogadores acusando-os de serem os únicos responsáveis por tudo o que de mau aconteceu. Ele, que é um treinador de top desde Maio, como sempre nunca tem culpas nem assumirá responsabilidades. As histórias começam a surgir a conta gotas. Ninguém lhe cantou os parabéns, afinal. Muitos jogadores não gostavam dele, inclusivé alguns que era suposto gostarem. Os seus métodos e cragas de treino poderão afinal ser responsáveis pelo estado contínuo de lesão de alguns jogadores esta época (Baia, Lisandro, Sokota...). É só "medalhas" que qualquer treinador gosta de ter... Cobarde até agora, será cobarde até ao fim...

2. Culpas. Da SAD, claro. Não fui eu que voltei a falhar a contratação de um treinador. Foi a SAD. Mais uma vez. Este ainda ganhou os títulos, mas como aqui fomos dizendo, era uma péssima opção. Eu próprio aqui o escrevi que no dia em que ele saísse o seu sucessor teria piores condições para trabalhar que tiveram os sucessores de Mourinho, pois o plantel desenhado à sua imagem táctica do 3-4-3 é agora uma manta de retalhos, com alguns jogadores sem qualquer mais valia futura e "protegidos" do treinador. Entretanto, faltam 10 dias para o primeiro jogo a sério. Quem será o treinador que aceitará fazer o que fez Fernandez há dois anos atrás com os resultados que depois este obteve? Caros amigos, deixem-me que lhes diga que ou temos mesmo um grande balneário ou este ano já está perdido!

3. Futuro. Acho que vamos ter um treinador brasileiro. Talvez o Emerson Leão, duro e disciplinador, um campeão do Brasil, crónico candidato a seleccionador da canarinha. Ou o Luxemburgo, talvez. Em todo o caso, só um treinador feito, com provas dadas e pulso forte poderá pegar numa equipa nestas condições e manter a senda das vitórias. Se PdC me vem novamente com treinadores desconhecidos ou sem palmarés, está tudo perdido. O plantel deverá ainda sofrer alguns ajustes, penso que o Tarik deve sair, bem como o Ezequias e até o Diogo Valente. Talvez ainda entrem alguns jogadores, mas a aposta deverá passar sobretudo pela prata da casa, Postiga inclusivé (última oportunidade, míudo...) e se possível chamar ainda algum dos míudos emprestados.

4. Adjuntos. O Jorge Costa poderia ser uma boa opção, mas não tem ainda curso de treinador. Mas julgo que a sua presença e regresso será fundamental, como Director Desportivo ou outra coisa qualquer. O Rui Barros deve manter-se como adjunto. Quem também eu veria com bons olhos de regresso era o Aloísio. É fundamental ter a mística e força destes "velhos" no Estádio do Dragão.

5. Eu bem queria estar enganado no que escrevi há uns dias atrás, mas acertei... Continuem a fazer MÉÉ, lindos carneirinhos, depois nós é que eramos os maus da fita! Antes não tivessemos razão para ter a certeza que tudo estava a correr bem...

22 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá acabar com esta palhaçada de insultar sócios e adeptos portistas como tu. Que se calhar amam, vibram e conhecem mais o clube do que tu.

A forma como terminas este artigo diz tudo de ti e da personalidade deste blog. têm a mania que são bons e que têm sempre razão.

Pelos vistos provou-se que não gostaram de ganhar a dobradinha, deve ser impressão minha.

Adriaanse não deixou de ser uma excelente escolha da SAD só porque agora se desentendeu e bateu com a porta. Porque por este prisma, Mourinho também foi uma péssima escolha ao ter saído a mal, mesmo com um alforbe de títulos.

Este home trouxe disciplina ao balneário e recuperou uma equipa feita em cacos e teve o desplante de ganhar tudo a nível interno, mesmo contra adeptos como tu a tentarem empurrá-lo borda fora!!!

Mas para que esta vossa arrogância a "deuses" da bola de cristal não caia em saco rôto, gostaria de saber se tens coragem, ou melhor tomates, para te comprometeres com um nome de um treinador que aches competente e do te agrado e que seja viável par ao nosso clube!!!

Anda mostra alguma coragem em vez de fazeres constantemente esta guerrinha estúpida e andares sempre a enxovalhar os outros adeptos!!!

Mostra que não és um SD!!!

Nuno disse...

"Eu bem queria estar enganado no que escrevi há uns dias atrás, mas acertei... Continuem a fazer MÉÉ, lindos carneirinhos, depois nós é que eramos os maus da fita! Antes não tivessemos razão para ter a certeza que tudo estava a correr bem..."

enganado estiveste tu um ano inteiro ó parolo, sem nunca admitir. basta ver onde estávamos há um ano e onde estamos este ano (Campeões e vencedores da taça)

Pavão disse...

SD de facto não sou, não me revejo em adeptos que viram as costas ao jogo, assaltam bombas de gasolina, pintam paredes e muros, isto é, verdadeiros hooligans. Isso não sou com toda a certeza.

De facto, o último ponto diz muito de mim e do blog, que soube criticar e antecipar o que se ia passar, não apenas agora como no tempo do Fernandez e do Couceiro. Quanto à política de aquisição de jogadores, nem comento de tão evidente que é!

Enxolvalhado fui eu, o Azulão e o Dragão muitas vezes. Se chamar carneiro e virgens ofendidas é insultar, tu não deves ser do Porto de certeza onde "caralho" é virgula! Usamos de muita ironia, algum escárnio e doses de acidez corrosiva para falar dos assuntos. Mas isso só afecto os básicos, qualquer químico te explicará isso muito bem...

Por último, para aferir do teu grau de ileteracia, não foi por ter saído a mal que eu disse que ele foi má escolha! Eu ando a dizer isso desde Setembro ou Outubro do ano passado!!!!! Isso foi a gota de água e quando dentro de uns dias ele começar a falar mal da SAD e do seu presidente, do clube e de alguns dos seus jogadores, talvez aí abras tu (e muitos outros) os olhos e depois venham dar a mão à palmatória.

Felizmente ninguém se lembrou de lhe dar um Dragão de Ouro. Se o tivessem feito, eu era o primeiro subscritor para convocar uma AG para lhe retirar tal prémio! Dasse p'ró treinador....

Anónimo disse...

E se fossem todos à merdinha hum?

Vivo porto

Francisco disse...

Há muita gente a esfregar as mãos de contentamento com o lavar de roupa suja que se avizinha e se adivinha.
Já estou a ver os abutres sedentos...
Ainda se as lições da história recente do nosso clube servissem para alguma coisa, mas temo bem que para os lados do poder no FCP também há alguns que nunca se enganam e raramente têm dúvidas.
A ser verdade o que se conta das razões que estão por detrás do pedido de rescisão do contrato, como o castigo aos jogadores,fico espantado como é que a crise só agora se desencadeou. E o Senhor Presidente como é que deixou chegar as coisas a este ponto?
Cá estamos nós outra vez com o credo na boca!

Anónimo disse...

De tanta verborreia dita, fiquei na mesma:

Tens tomates, perdoa-me a expressão,face à bola de cristal que pareces ter, que te dizia o que ia acontecer em Setembro do ano passado para te comprometeres com um nome, basta um nome, que tu julgues competente para treinar o nosso clube ( e que seja viável, claro)ou apenas sabes e percebes de futebol para dizer mal, criticar, para no fim te armares em cagão, desculpa Pavão, como sempre o fazes?

Anónimo disse...

Não sei o porquê desta verborreia inusitada contra os administradores deste blog.

Em primeiro lugar, caro anónimo que se diz portista até aos ossos, é sempre livre de ler outros sites na internet. Dada a sua manifesta indisposição, sugeria-lhe sites de hotéis com SPAs, onde pode acalmar o corpo e o espírito, que bem precisa! O último a ter ataques de mau feitio, foi parar à rua... da Holanda.

Em segundo lugar, depreendo das palavras do Pavão que o Emerson Leão daria um bom treinador por ser "duro e disciplinador, um campeão do Brasil", pelo que a sua insistência para o autor deste post avance com um nome, além de desnecessária, é patética.

Por último, deixe-me que lhe diga que quando discordo de algumas das afirmações dos autores do "Dragão" (e às vezes isso acontece), limito-me a usar o direito que eles próprios me concedem (apesar de a isso não estarem obrigados) de comentar os posts publicados.

Mas tenha esperança! Daquilo que até agora vi (ou melhor, li) a sua única qualidade é ser portista. E há muitos que nem esse atributo têm...

Anónimo disse...

Meu caro Pavão: Mais uma vez estou 100% de acordo com a tua análise. Não ligues a vozes (anónimas) de burros e ou carneiros, que voltaram, após alguns dias de férias. Se isto é ser PORTISTA, então dispensamos os nossos queridos (lampiões e lagartos) inimigos. Aproveito, para desejar as mais rápidas melhoras, ao teu famíliar.
Saudações Portistas,
VIVA O NOSSO GRANDE F.C.PORTO.

Captain Bock disse...

Amuou!!!

http://captbock.blogspot.com

O Dragao disse...

Pois é, eu estou em desacordo com o Pavão.
Não me apetece treinadores brasileiros. Para isso prefiro treinadores sem palmarés, ao estilo de alguns que cá guardo para mim.
E que se diga, deixo tudo na mão do Jorge Nuno. Porque ainda sou dos que confiam nele e acho que esteve impecável nestes últimos tempos...

Pai disse...

Já somos dois.

Anónimo disse...

Excelente, brilhante!!

PDC para os ditos portistas a sério tem culpas em qualquer dos ângulos. Tem culpa porque contratou um treinador que foi campeão que alguns adeptos não gostavam, e agora tem culpa porque ele se quer ir embora e assim deixa o clube com as caLças na mão!!!

Apanha porrada por todos os lados!!!

Ele devia era pedir a bolinha de cristal que os donos deste blog têm, ou então, melhor, convidar aqueles que podem assegurar que Emerson Leão fará para o ano muito melhor, será campeão e vencedor da Taça, fará uma LC fabulosa, marcará imensos golos, não embirrará nem amuará porque não tem Ronaldo ou Adriano ( o 1), terá todos os jogadores do lado dele, não terá jogadores insatisfeitos, etc, etc.

Aliás com Pavão e Dragão na Direcção para sempre seremos Campeões!!!!!

Anónimo disse...

caro pavão , pelo que peço desculpa pela minha falta de cabeça fria demonstrada anteriormente .

mas continuo a achar que erras nos pontos , em cada facto real , acrescentas dois factos virtuais e três futuristas !

entao , ópa , e essa é que não ... o co adriense é que tem culpa da lesão do sokota ?! pelo amor de deus ! aquela lesionava-se até a fazer sexo !

não sei por que nos intitulas de carneiros , mas pactuas com esta administração , e com jogadores que não fazem nada ! ( postiga no mundial foi vergonhoso , preferia que fosse do benfica )

não achas que te devias preocupar menos com o teu odio de estimação de treinadores e tarik's que são peixe miudo , e pensar :

- por que o bruno alves tá no porto ?

- por que desapareceram 110 M ?

- por que desapareceram 5.5 + 2.5 + 1 M de euros de vendas este ano ?

- por que nos ultimos anos , só tivemos sucesso com o mourinho ?

- por que os jogadores mandam mais que os treinadores ? é só um jogador chatear-se , e lá vai treinador !

- por que se pactua amizades com os super dragões , que até lançam livros do mais imoral que já se leu ?

- por que pode um treinador pensar em despedir-se , quando até tinha um contracto extendido de mais 2 anos !?

- por que nao se dá explicação nem meia razão , isto é cuba ?!

- o fc porto é um clube de lavagem de dinheiro para agradar a loiras brasileiras ?! o senhor pinto da costa já tem idade para precisar do viagra ! ganhe juizo

- por que acham que o fc porto tem um dragão mistico a proteger-lo ?!?? não tem , e a deixar as maças podres que estão na sad a governar , isto vai pior que o benfica !

- por que vieram sandros , leo limas !!! , ezequias , pitbulls , etc etc etc etc , e ninguem diz nada , e no entao , sonkaya é quase crime ?!?

- por que se diz que o co adriense nao gostava de brasileiros , e depois que o seu sistema nao tem numero dez , e no entanto anda lá um puto chamado anderson ?

- mas enfim , gostava que me explicassem .... precisamos de mais jogadores ou nao !??? quem tem razao , PC ou CO ? digam se faz favor (eu nao digo que precisamos de avançado , por que eu acho que precisamos de avançado , defesas , etc , só nao precisamos de meio campo )

este carneiro virgem , gostava de saber !

com todo o respeito para os intervinientes, no qual eu nao vejo muito dos pontos ditos ( mas , sim , concordo com alguns ) , mas que acho bem que exista , pois é preciso sempre perguntar e questionar , mesmo que o porto fosse campeão da galaxia e ganhasse todos os jogos por 50-0 !

Pai disse...

Ora, aqui vai:

1. Porque é que o bruno alves está no porto?
Porque fez uma época razoável na Grécia e os jornais decidiram criar (mais) um mito. O Co foi na conversa e, em vez de o dispensar este ano, decidiu mantê-lo no plantel. Espero que o próximo treinador seja uma bocadinho mais inteligente.

2. Porque é que desapareceram 110 M?
Porque há anos que o Porto vive de comissões e de interesseiros. Às vezes dá certo, outras nem por isso.

3. Porque é que desapareceram 5.5 + 2.5 + 1 M de euros de vendas este ano?
Ainda tenho a esperança de que a questão da falta de dinheiro tenha sido apenas bluff.

4. Porque é que, nos últimos anos, só tivemos sucesso com o Mourinho?
Pergunto eu: e porque é que o maior sucesso do Mourinho foi no Porto?

5. Porque é que os jogadores mandam mais que os treinadores?
Com o Mourinho não foi assim. Com o Robson também não. O que bem demonstra que o problema está nos treinadores (com falta de personalidade) e não nos jogadores. Veja-se o exemplo da Selecção.

6. Porque é que se pactuam amizades com os super dragões, que até lançam livros do mais imoral que já se leu?
Segundo creio, as relações não são as melhores.

7. Porque é que pode um treinador pensar em despedir-se, quando até tinha um contracto extendido de mais 2 anos !?
Se o treinador é burro, azar o dele. O Porto só fica a ganhar com a saída desse imbecil.

8. Porque é que não se dá explicação nem meia razão, isto é cuba?!
Qual explicação? Os factos são auto-explicativos. Só tem dúvidas quem quer.

9. O FC Porto é um clube de lavagem de dinheiro para agradar a loiras brasileiras?! O senhor pinto da costa já tem idade para precisar do viagra! ganhe juizo!
Não vou falar quanto à sexualidade do nosso presidente. Ele que faça o que entender com as brasileiras.

10. Porque é que acham que o FC Porto tem um dragão místico a proteger-lo?!?? não tem , e a deixar as maçãs podres que estão na SAD a governar, isto vai pior que o benfica !
Mística é esta pergunta...

11. Porque é que vieram sandros , leo limas !!! , ezequias , pitbulls , etc etc etc etc , e ninguem diz nada , e no entao , sonkaya é quase crime ?!?
Porque o Sonkaya consegue ser ainda pior e com menos provas dadas do que qualquer um dos outros.

12. Porque é que se diz que o Co Adriense nao gostava de brasileiros , e depois que o seu sistema nao tem numero dez, e no entanto anda lá um puto chamado Anderson?
Porque o Pinto da Costa manda mais que o Sr. Andrianse e percebe mais de futebol. Bem-dita a hora em que decidiu ir buscar o Anderson!

13. Mas, enfim , gostava que me explicassem .... precisamos de mais jogadores ou nao !??? quem tem razao , PC ou CO?
Claro que precisamos de mais jogadores. Precisamos sempre! Mas isso não significa que um treinador possa dispensar o Postiga e o Hugo Almeida e que depois venha insistir num tal de Hesselink que não vale o valor que pediam (e provavelmente até estragou as negociações). É tudo uma questão de razoabilidade e de racionalidade financeira: prefiro o Hugo Almeida e o Postiga a custo zero a um Hesselink que custa 8 milhões. Simples, não é?

Sempre ao dispor,

O Dragão de Lisboa

Pavão disse...

Caro Yagami, já várias vezes aqui abordei de forma critica quase todas as tuas questões (ou se calhar, todas) e até expliquei já aqui que mesmo vendendo o Postiga, o Diego e o Mc pelos valores que então se falavam, essas verbas não cobriam o valor que a SAD precisava de encaixar devido aos resultados negativos dos útlimos 3 ou 4 semestres. Também me pergunto porque só com o Mourinho tivemos mais do que sucesso, tivemos sintonia total SAD-treinador-plantel-adeptos nos últimos 10 anos, desde que o Robson saiu do FC Porto. Porque se com o Oliveira as coisas correram bem desportivamente, nem sempre houve sintonia entre adeptos e equipa e entre equipa e treinador. Com o Fernando Santos foi o inicio do descalabro... Já falei sobre os SD (ainda hoje num coment aqui) ou sobre as contratações de paletes de jogadores vergonhosos. Sei lá, quando li o teu comentário até fiquei triste por ter abordado tanto tema negativo em tão pouco tempo de participação aqui no blog, cerca de 1 ano...

Quanto à bola de cristal, ela chama-se "olhos abertos, um pouco de bom senso e inteligência analítica" despindo a camisola de forma a conseguir olhar para lá da "clubite" que afecta tanta gente. Como já aqui foi dito, o Leão seria alguém que veria com bons olhos à partida por cumprir os requisitos que coloco. Eu traço um perfil muito claro: um treinador campeão, que já tenha ganho títulos e com experiência, com nome feito, conhecido, que se imponha naturalmente pelo seu curriculo, disciplinador. Caro Dragão, eu não acho que ele seja o treinador ideal para o nosso FC Porto (continuo a achar que para o FC Porto só o melhor é que basta, e esse já cá esteve e acho que tão cedo não voltará...) mas dentro dos muitos nomes que têm sido avançados, portugueses e estrangeiros, é um dos que me agrada. Se coloquei o nome dele no meu post foi apenas porque desconfio que o Antero Henrique foi ao Brasil atrás de um treinador e não de um ponta de lança... Se calhar, enganei-me na análise, só o futuro o dirá.

Acima de tudo, espero que o treinador seja alguém cujo prestigio seja grande, porque só alguém já com muita tarimba será capaz de pegar numa equipa montada à imagem de um holandês lunático e irrascivel que deveria jogar num misto 343/334 e em 10 dias começar a afinar as coisas de regresso à "normalidade", seja lá isso o que for... E espero ver à volta da equipa técnica alguns ex-jogadores como o Jorge, o Aloisio, o Rui Barros ou o João Pinto, por exemplo. Porque eles ainda são líderes de balneário e portadores da verdadeira mística do Dragão!

O que interessa é que o FC Porto encontre novamente a rota do sucesso externo e que não perca o trilho vitorioso interno. Porque nós somos muito maiores que qualquer laranja holandesa que por aqui passe...

Anónimo disse...

E que tal este nome que eu vos sugiro:

Luigi del Neri!

Mata-o-Mouro disse...

As opiniões são livres mas este blog não devia deixar postar anonimamente. Quem quiser postar que ponha um nome ou nick.
Uma achega, o Dragão está em sintonia com os SD pois não gosta do CA e os SD fizeram aquilo no Olival. (lol)
Concordo com a maioria das coisas aqui ditas e também digo que nunca gostei muito do CA.
Quem meteu agua foi a sad pois são eles que escolhem e o CA parecia bem apetecível como L. Neri.
Conclusão tudo que estiver na moda é de desconfiar.
Saudações Portistas.

Jorge Mota disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge Mota disse...

"Continuem a fazer MÉÉ, lindos carneirinhos"

Triste muito triste e é suposto estar a falar para outros portistas.
Como é evidente só lê quem quer e eu por mim já li o suficiente neste blog.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Anónimo disse...

tu é que deves ser carneiro e cornudo

Anónimo disse...

è incrivel. Neste mail de facto só faltou dizer que os SD é que fizeram bem em atacra o homem. Eu calculava que isto acontecesse: depois de um ano a bater nos jogadores e treinador sem nunca ter dado minimamente a mão à palmatória, mal o homem se vai embora aparecem os bloguistas a reclamar a sua veia quase profetica. Claro que essa veia profetica tb tinha arrumado com o homem em Outubro - levando com toda acerteza a mais uma época sem titulos - e teria tb dispensado jogadores com o calibre do Pepe. Aí não me lembro de ver os agora tão apressados administradores do blog a dar a ao à palmatória!

Quanto ao Co e evidentemente discordando da sua atitude acho que se ele acreditava não ter condições para continuar, não devia continuar. Despediu-se e não fez como Octavios e outros que preferiram carpir magoas o ano inteiro na imprensa e encaixar a indemnização....

Depois defende-se até à exaustão o Postiga que até hoje não fez nada no POrto senao uma boa meia época, um jogador que o Mourinho quis vender, que não fez absolutamente nada no Tottenham no Standard ou na Selecção como se fosse a salvação da pátria.... Ao contrario o Tarik que foi um jogador que chegou há dois dias ao porto que ainda mal teve oprtunidade de mostrar mas que em campo sempre deu o maximo, sendo mesmo o melhor da 2ª parte contra o Portsmouth, esse é crucificado condenado sem julgamento"

O requinte da questão é culpar o Co pela lesão do Sokota....se o ridiculo pagasse quotas de socio tinhamos o passivo resolvido!

Anónimo disse...

Entretanto para os portistas mais saudosistas um pequeno video de 1993. Prestem atenção à musica!

http://www.youtube.com/watch?v=O8n-05LHSAU