quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Diversos

1. Por motivos de saúde de um familiar muito próximo, não tenho visto os jogos do nosso FC Porto na TV, não tenho lido os comentários aqui no blog mas tenho lido O Jogo todos os dias. Tudo o que falar é baseado naquilo que de lá bebi.

2. Por motivos profissionais, em breve irei viver para o estrangeiro, pelo que a minha colaboração neste blog será feita a partir de então de uma forma muito mais esporádica, penso eu e ainda mais distante que este comentário que vou escrever a partir da impressão que recolhi do que li nos jornais - mas sempre fazendo a minha leitura do que li.

3. Estou-me a borrifar para as criticas que me façam nos comentários, sejam boas ou más. Prometo que nem as leio, apenas vou aqui escrever o que penso e sinto. E como o meu estado de alma no momento não é o melhor, tal e qual à imagem do para muitos adorado Mac que dava entrevistas boas porque dizia o que lhe a+etecia e à imagem do nosso treinador, não vou ter papas na lingua.

4. Torneio de Amsterdão. Miserável. Fazer experiências na pré-época, muito bem, de acordo. Mas experiências fazem-se com o intuíto de melhorar e de aperfeiçoar, de testar novos modelos de jogo ou jogadores de quem se tem alguma dúvida quanto ao seu posicionamento ou valor. O que o treinador fez não foi nada disso. Não testou sistemas pois não abdica do seu 3-4-3 por nada deste mundo, como já o afirmou. Não testou jogadores porque já disse que tem o plantel fechado com a excepção do ponta de lança que quer, logo já sabe com quem conta (e com quem não conta) e onde cada um jogará. Logo, que quis ele mostrar, testar, provar, com as equipas que colocou em campo? Apenas, tão-só, num gesto de força e de arrogancia total, que sem o ponta de lança que ele quer não se responsabiliza pelos maus resultados que possam acontecer. Há quem lhe chame sacudir a água do capote, eu chamo-lhe COBARDIA porque não tem coragem de se adaptar ao plantel e equipa que tem à disposição. Aliás, Co deve ser abreviatura de cobardia pois é o que ele tem feito com muita gente na equipa, protegendo os medíocres e afastando os melhores ou mais consagrados. A forma como o faz (lembrem-se da frase ao Postiga: vou te tramar antes que tu me trames a mim) é sintomática da sua personalidade mal formada. Esse senhor, ao contrário do Robson e até do Fernandez, que eram de facto uns "gentelmans" é mal formado, diz a primeira coisa que lhe vem à cabeça e à imagem do gaúcho da selecção é arrogante porque não reconheçe o erro nem se adapta às condições existentes, acha que as condições é que se devem adaptar a ele!

5. Ponta de lança. De facto, o FC Porto precisa de um BOM ponta de lança. Agora não me lixem que o Hesselink é que é o tal. Ou o Kuyt. Esses holandeses nem na terra deles são excepcionais! De facto precisamos de um grande ponta de lança, mas esses são caríssimos, proibitivos para o nosso clube que esbanjou mais de 100 milhões de euros nos últimos 3 anos em contratações e ordenados sem nexo. Para comprar jogadores medianos, mais vale estar quietos. Para comprar jogadores em formação, mais vale apostar nas camadas jovens. E quanto ao facto do plantel do FC Porto só ter 3 pontas de lança, sendo que 2 estão lesionados, desculpem-me dizer isso, mas é falso! REDONDAMENTE FALSO. O FC Porto tem 4 (QUATRO) pontas de lança:
Adriano
Sokota
Bruno Morais
Hélder Postiga!
Eu sei, o Postiga está afastado do plantel, mas lamento informar que esse jogador tem contrato com o clube, não tem colocação porque um certo senhor desbocado na altura em que quase foi transferido deu uma entrevista a dizer mal dele e agora a SAD tem que suportar o duplo encargo do ordenado e do jogador parado. O Postiga, como portista que é, fosse o treinador menos cobarde, deveria ser reintegrado de imediato no plantel, no seu lugar (não, senhor Co, não é nº10, esse era o Diego que já está a dar cartas no Werder Bremen!) que era exactamente como ponta de lança e com a confiança da re-integração e de começar a jogar deveria marcar e mostrar que afinal muitos adeptos como eu que o viram a ser lançado às feras com 19 anos e a marcar o seu primeiro golo com um chapéu tremendo na pré-eliminatória da Liga dos Campeões então não se enganaram! Contratar por contratar, gastar dinheiro à toa, satisfazer as chantagens e birras de criança mimada e mal educado com quem o nosso treinador se assemelha, é que não!

6. A táctica. Seja por estupidez natural do treinador que quis demonstrar à SAD que precisa do ponta de lança, seja porque a táctica serve para consumo interno contra equipas de 3ª categoria (porque contra os "grandes" o ano passado foi o que se viu...) está, para mim, mais do que demonstrado que na Europa contra equipas boas a jogarem em 4-4-2 estamos arrumados. E quase toda a gente na Europa joga em 4-4-2, até o Chelsea do nosso "special one" que por cá em casa ainda jogava em 4-3-3 mas na Europa ia sempre para o 4-4-2... Se vai ser assim a Liga dos Campeões, estamos desde já conversados, qualquer Artmédia nos arrumará e vamos ficar outra de vez fora humilhados e vergados pela teimosia do treinador que quer impor o seu sistema acima de tudo (bom-senso) e de todos (jogadores do seu plantel e do adversário!).

7. A SAD. Gastou o que ganhou e o que tinha. Comprou às grosas, sem olhar bem para o que vinha. Vieram Sonkaya, Areias, Pitbull, Leandro, Léo Lima, Leandro do Bonfim, Jorginho, Tarik, Alan, Sokota, entre tantos outros que nunca deveriam ter conhecido o Estádio do Dragão que não fosse pelo balneário dos visitantes. Ficaram jogadores como Bruno Alves mas libertaram-se jogadores como o Tonel, de qualidades bem superiores. Não foram oferecidas as melhores condições para jovens jogadores saídos da formação se afirmarem, como o Ivanildo, o Bruno Gama, o Hugo Almeida ou o próprio Vieirinha (sim, porque quando se contratam Alan e Tarik e se afirma que nem se sabia quem era ele, demonstra-se cabalmente o desinteresse que se tinha pelo jogador e pela formação do clube), o Paulo Machado ou o Bruno Vale. Salvam-se jogadores como Quaresma, Pepe, Paulo Assunção, Cech, Lisandro, Lucho ou Helton, por exemplo, que com maior ou menor deificuldade se têm imposto no clube e mostrado seu valor. Depois ainda há casos de joagdores como o Postiga, o Fabiano ou o Diego, que seriam mais valias para a equipa mas que pelos mais variados factores nunca se conseguiram afirmar completamente: Fabiano mostrava bons pormenores, mas para ponta de lança tinha o sindroma Mac, não marcava golos (e assim continua em Sevilha...), o Diego foi o melhor jogador da pior época dos últimos 30 anos e foi sempre que jogou na última época o melhor ou dos melhores em campo e o Postiga depois da época quase em branco no Totenham desaprendeu a marcar golos, vá-se lá saber como e porquê!
De facto, a SAD não soube aproveitar o período fantástico de rendimentos obtidos com jogadores e técnicos vendidos, com a imagem que alcançou pois o dinheiro amealhado acabou e não temos activos neste momento que cubram essas despesas. Agora há que aprender a construir uma equipa novamente com uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma.

8. Posso estar enganado, quem me dera que esteja, mas depois de perdermos a Supertaça contra o Setúbal em Leiria vamos entrar em "black-out" para proteger o plantel e a SAD dos constantes disparates e asneiras que o treinador diz. Cada vez que o ouço falar ou leio entrevistas que deu, até me arrepio! Só diz mal do plantel, dos jogadores de forma colectiva ou individualizando os seus erros e defeitos, não assume os erros como sendo dele porque ele agora é um treinador de top pois já tem títulos e por isso o erro é sempre da administração que não lhe dá o ponta de lança ou dos jogadores que não defendem ou não têm atitude ou não marcam! Quem o ouvir, até poderá pensar que ele não tem nada a ver com o assunto...

9. Bolas paradas. Como se viu no Mundial, cada vez mais jogos se decidem assim, num canto, num livre, num pénalti. Se nos pénaltis estamos falados, já nos cantos e nos livres é preciso praticar muito nos treinos e pensar em jogadas e efeitos especiais para surpreender os adversários. Perguntas: quantos golos marcou o FC Porto o ano passado nestes lançes?, quantos marcou este ano na pré-época?, quem é o marcador de livres directos perto da baliza?, quem é que costuma estar ao segundo poste?, como são marcados os cantos do FC Porto?... Não sei o que faz o treinador depois dos 15 minutos abertos à comunicação social nos treinos, mas tenho a certeza que ou os nossos joagdores são muito burros porque não aprendem nada sobre estes lançes ou...

10. Mais uma vez, poderemos fazer a dobradinha e até ganhar a Supertaça. Mas suspeito que na Europa vamos fazer triste figura novamente e suspeito que vamos andar mais uma época em sobressalto, com discussões constantes sobre tácticas, jogadores em má forma a jogarem, joagdores a serem afastados e proscritos, black-outs, frases polémicas sobre tácticas e joagdores, enfim, vamos falar muito do acessório e muito pouco do essencial...

11. Às virgens, anónimos e carneiros e outros que tais, comentem à vontade. Escarneçam de mim, insultem-me, chamem-me anti-portista, gritem, esperneiem, chamem-me arrogante! Quero lá saber. Que bem me soube ter escrito isto, porque é isto que eu penso, é isto que eu sinto, é isto que mesmo com todos os problemas e mudanças da minha vida pessoal e familiar me consegue trazer preocupado e me fazer perder uma hora de sono que tem sido pouco nestes dias para aqui o escrever até passar da 1 da manhã. E, infelizmente, é mais ou menos isto que muitos outros sócios e simpatizantes sentem. E, infelizmente, assim como tivemos razão quanto ao Fernandez e ao Couceiro, pressinto que vamos ter razão mais uma vez, apesar de - acreditem ou não - eu preferir estar 100 mil vezes enganado. Mas como mais cego do que o que não vê é aquele que não quer ver perante tão evidentes provas, termino numa linguagem que muitos entederão assim melhor que os 10 pontos anteriores: MÉÉÉÉ!

16 comentários:

Anónimo disse...

Sou anónimo, portanto estou enquadrado na frase:

'Às virgens, anónimos e carneiros e outros que tais, comentem à vontade.'

És um pobre coitado, demente e sem um minimo de QI, o teu paleio é de travesti mutante e mais, és um BENFIQUISTA!!! Isto que escreví enquadra-se na frase:

'Escarneçam de mim, insultem-me, chamem-me anti-portista, gritem, esperneiem, chamem-me arrogante!'

Só me falta espernear (estou agora a fazê-lo), gritar (AAAAAAAAAHHHHHHHH) e finalmente, acho que este dévil mental é um arrogante.

Anónimo disse...

Caro Pavão,

Concordo no essencial com o que diz, só faltou falar que temos 5 pontas de lança. Esqueceu-se do Lisandro que à duas épocas era considerado um dos melhores avançados da Argentina.
Está votado ao ostracismo porquê? O vendedor de tapetes ou o miserável Alan são melhores?

Anónimo disse...

Parece que o nosso Porto está interessado no Wason Rentería do Internacional. Trata-se de um jogador jovem e, ao que sei, com um largo futuro pela frente. Prefiro este aos Hesselinks do Sr. Co. E ou muito me engano ou o Sr. Co não teve mão nisto. O que é sempre positivo...

Vejam este clip do Rentería:
http://www.youtube.com/watch?v=ytr2AX_gtOE

Abraços!

lucho disse...

Tb acho q se deverá apostar mais no lisandro e vir chorar menos para as conferencias de imprensa , situação q só prejudica os jogadores q se sentem algo subvalorizados...e aí se calhar o black out até ajudará o porto, uma vez q mister CO, q tem os seus méritos, fechará a boca pq o defeito principal dele é mesmo falar demais...

Anónimo disse...

Bom, basta a SAD aceitar a demissão de Adriaanse para este blog voltar a ser Pró-Porto outra vez. Está perto!

Que saudades tenho eu do tempo em que a maioria dos posts deste blog eram para alfinetar os nossos rivais e não para criticar e insultar tudo o que é feito no nosso clube...

Anónimo disse...

Assino por baixo TODOS os pontos. Ainda bem que escreveste o que escreveste porque é exactamente o meu sentimento. Não o teria exprimido melhor. Obrigado. E, como tu, gostaria de estar enganado. Mas, ó boa notícia, o gajo parece que se vai embora. Já vais tarde. Podias ter ido logo no final da época que saías melhor pra ti e pró FCP. O momento escolhido é mesmo à canalha, quase a começar o campeonato. Mas havemos de ultrapassar esse obstáculo, assim a SAD decida depressa e bem.

Di_Portista4ever disse...

Assino por baixo. Um Beijo.

Anónimo disse...

não ler os comentários? assim não dá para aprender mais qualquer coisita! a propósito ele, sim ele já se foi embora! e agora?

Anónimo disse...

parabens , tens o que queres , co adriense demitiu-se.

agora digo-te , se o porto dizer mt melhor ( fazer dobradinha , e , nem que seja , chegar até o primeiro jogo depois da fase de grupos ) , eu digo " eu sou um carneiro e virgem "

mas por agora , SIMPLESMENTE CHAMO-TE PALHAÇO ! NAO SAO TODOS MAS OS TEUS PONTOS TÃO FALHADOS ( a cada facto real , tu adicionas 2 ou 3 que são opiniões tuas ) . TU SIMPLESMENTE VÊS AS COISAS COMO QUERES , E PENSAS QUE UNS SÃO ANJOS E OUTROS DIABOS.

como disse , parabens , recebeste o que querias ... vamos ver a quanta razao tinhas ! vamos ver !

ps : ou melhor , se calhar agora vao vir as desculpas , que ele saiu na pre epoca e etc e que ele já destreinou o plantel nos proximos 10 anos

lucho disse...

uma bomba!! mas as culpas são de ambos, presidente e treinador. Podem ir ao meu blog deixar uma sugestão para o novo mister, e espero q n repitamos o q sucedeu em 2004/05

Anónimo disse...

Ó Yagami, Vai pró CARALHO, mais a tua conversa e a MERDA de treinador que tu defendes.
FCP SEMPRE!

Francisco disse...

1º- Até no sair revelou cobardia e falta de nível. Dá todo o ar de ter sido jogada premeditada desde o início e o folhetim Hesselink e o seu desfecho serviram apenas de pretexto para a má pré-época que se estava a fazer. Co Adriaanse alcançou o que nunca conseguira noutro clube:dois títulos de uma assentada. (Mais uma vez o NOSSO PORTO dá a um treinador aquilo que antes nunca conseguira - TÍTULOS!).
Burro e teimoso como Adriaanse é,viu que com as suas casmurrices não conseguiria mais nada e que o seu propalado sistema do 3X4X3 não levaria a lado nenhum, com a defesa a desmoronar-se a olhos vistos e, por isso, tratou de se pôr a mexer enquanto estava na crista da onda. O torneio de Amesterdão só veio mostrar-lhe que estava completamente enganado,mas este homem nunca foi capaz de assumir os próprios erros. A culpa foi sempre dos jogadores, disto ou daquilo,mas nunca dele.
2º- A altura aproveitada para rescindir o contrato revela a falta de escrúpulos do holandês.
3º- Alguns pontos, porém, abonam a favor de Adriaanse:soube recuperar e até estimular alguns jogadores que se tornaram peças-chave na época transacta;soube impor disciplina dentro e fora de campo, disciplina essa de que a equipa andava arredia e só a prejudicava e, por fim, last but not the least,a dobradinha, embora continue a considerar que foram dois títulos falaciosos.
4º-Oxalá não nos venhamos a queixar de uma pré-época perdida como esta.
5º- O comportamento da SAD e mais concretamente do nosso presidente também saíram muito mal nesta fotografia e não deixam de ser também (co)rresponsabilizados com qualquer insucesso que advenha da presente situação.

Francisco disse...

Ó anonymous. pode não concordar com o Iagami (eu também não concordo), mas a defesa dos nossos pontos de vista não implica necessariamente o insulto.
Pavão, concordo absolutamente consigo. Lamento apenas e só que o passemos a ter mais esporadicamente.Votos de melhoras para os seus familiares.
Quanto a não ter visto as nossas exibições contra o MU e contra o Inter,estou como uma das minhas netinhas,quando, aqui há anos e ainda mal sabendo falar, deparou com um presente que a minha mulher comprara para outra criança,mas ela deduziu fosse para ela: gritava casa fora «ola que solte!». Estou na mesma consigo.

Anónimo disse...

Meu caro Francisco: Mais uma vez, faço minhas as suas palavras.
Um abraço.
VIVA O NOSSO GRANDE F.C.PORTO

Anónimo disse...

pro anonimo , fazes bem em ter esse comportamento !

de certeza , é um bom comportamento na tua vida ! vais muito longe com ela !

mas como podem acusar tudo no treinador ?! NÃO É UM MOURINHO , ISSO É OBVIO , mas não vêm que dos erros que o treinador fez , a sad tem feito 10 vezes mais ?!??

foi o treinador que "perdeu" 110 M euros ??? o sonkaya custou 110 M ???

e os 5.5 M do diego , e os 2.5 M do mcarthy + 1 M do hugo almeida ? ? desapareceram ?!?? isso até dá pra comprar o hesselink e sobra !

abram os olhos .... abram os olhos !!!

o treinador nao é perfeito , longe disso , mas porra ... se fosse culpa do treinador , dava eu agora pulos de felicidade. mas acho que as moscas vão mudar , mas a merda no reino portista anda a ficar.

isto ainda vai a falencia , se na era dos 110M euros já nao temos dinheiro , como é que vai ser agora !

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... »