sexta-feira, 2 de julho de 2010

Abriu a oficina!



Apesar de ainda ser de forma provisória, com chegada de jogadores a "conta-gotas", começou a época de 2010-11.

Expectativas, as do costume: ser campeão nacional, ganhar a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Supertaça e, já agora, chegar pelo menos às meias-finais da Liga Europa (concedo que não se ganhe, mas um clube habituado à alta roda da LCE tem de ambicionar como mínimo aceitável as meias-finais da LE) para ser de sucesso a época. Adepto do FC Porto só se contenta com isto e ganhar só não chega, porque gostamos de ganhar e jogar bem (que por vezes é diferente de jogar bonito).

Para já, ainda é cedo para aferir se tudo isto será viável ou não. Mas acredito que o novo treinador pensa, no mínimo, como eu e muitos outros adeptos. Desde logo porque também ele é um pouco adepto - aliás é sócio do FC Porto desde míudo e desde adolescente que anda nos meandros do clube, quando teve a sorte de ser vizinho do malogrado e grande Bobby Robson.

O plantel começa a ganhar forma, diariamente vão sendo conhecidos os ajustes.

Depois das entradas oficiais do central SERENO, do trinco SOUZA e do regresso do extremo UKRA, das quase certas entradas dos atacantes KLEBER e VALTER, confirmaram-se hoje as aquisições de JAMES RODRIGUEZ e PAWEL KIESZEK, um médio interior/extremo colombiano a jogar no Lanus da Argentina e um guarda-redes polaco a jogar no Braga.
Confirmadas as saídas de VALERI (graças a Deus..., diria o Jardel) e do NUNO, sendo previsivel que ainda saiam pelo menos o Farias, o Orlando Sá e o Tomás Costa. Isto descontando que alguns dos mundialistas poderão não regressar ao FC Porto, sendo que nesta altura em diria que o Fucile, o Bruno Alves e o Meireles são as apostas maiores para sairem, até porque o romeno SAPUNARU voltou ao plantel.

Neste momento, há 30 jogadores que poderão ficar no plantel, mas ainda não foi feita nenhuma das tradicionais vendas de Verão que ajudam a compor as finanças do clube e que poderão abranger mundialistas (como o Bruno Alves, o Meireles, o Fucile ou o Alvaro Pereira) ou outros como o Tomás Costa, o Rodriguez ou o Hulk, que são jogadores com mercado. Acredito que pelo menos 3 destes 6 sejam vendidos, eventualmente 4, e que o Castro ficar ou não no plantel esteja pendente da evolução do mercado quanto a estes jogadores. Mas continuo a achar que jovens como o Castro deveriam ser aproveitados no plantel, vi vários jogos dele o ano passado no Olhanense e acho que tem valor e futebol para se afirmar no FC Porto - entre ele e o Guarin ou o Tomás Costa, por exemplo, eu nem hesitava...

Plantel para 2010-11 versão 2
GR (3) - Helton, Beto e Kieszek
Defesas (10) - Fucile, Miguel Lopes, Sapunaru, Bruno Alves, Rolando, Maicon, Nuno André Coelho, Sereno, Álvaro Pereira e Addy
Médios (9) - Fernando, Souza, Meireles, Tomás Costa, Guarin, Belluschi, Ruben Micael, James Rodriguez e Castro
Atacantes (8) - Falcao, Valter, Kleber, Ukra, Varela, Mariano, Christhian Rodriguez e Hulk
Nota - A negrito os novos, a itálico os que poderão ainda vir a sair
Alterações para a versão 1:
Entradas - Kieszek (GR, ex-Braga), Sapunaru (que estava emprestado e deve ficar), James Rodriguez (ex-Lanus)
Saídas - Ventura (que estava em dúvida para ficar), Valeri (devolvido ao anterior clube)
A emprestar - André Pinto (DC), Ventura (GR), Samir (GR), Orlando Sá (PL), Diogo Viana (extremo), Péle (MD), Prédiguer (MD)

Sem comentários: