quarta-feira, 30 de junho de 2010
Acabou o mundial, sexta começa a nova época
Depois da equipa de todos nós ter caído aos pés de uma Espanha mais forte, chegou ao fim o Mundial (pelo menos para os portugueses) que assim vão descobrir o real estado do país e da economia, do IVA a subir, dos combustiveis caros, das portagens onde antes não se pagava, das pequenas "inverdades" do Primeiro Ministro...
Mas pelo menos na 6ª feira, para alguns de nós, começa a nova época, permitindo-nos assim alienarmo-nos um pouco da triste realidade que nos rodeia.
Novidades, algumas.
Desde logo, o treinador, que apesar dos receios generalizados, acabou por ser um dos 2 que mais me agradavam - André Villas Boas (pessoalmente preferia o Domingos, mas dou o meu aval a esta opção) apesar do risco que é apostar neste jovem; pela primeira vez o FC Porto tem um treinador mais novo que eu!
A seguir, nalguns nomes de jogadores. Depois de UKRA e de SERENO, já foi confirmado o KLEBER (ex-Maritimo por empréstimo do Cruzeiro) e quase o do VALTER (ex-Internacional de Porto Alegre), ambos para a frente de ataque, sendo que a saída de Farias é quase certa e o Orlando Sá deve ir para o Marítimo em compensação da entrada do Kleber. A entrada do Souza (ex-Vasco) para concorrer com o Fernando na posição 6 é uma incógnita, é um jovem e não sei como vai ser a sua adaptação, por muito boas que sejam as suas referências. Tambem ficou conhecida a saída do Nuno, pelo que estamos com apenas 2 guarda-redes neste momento.
O resto são rumores. Jogadores para o meio campo, extremos, guarda-redes, centrais, já se falou de tudo um pouco, mas acima de tudo de estrangeiros - o que significa que a política de contratação não mudou muito.
Interessante tambem a aposta nos jovens formados no clube para no estágio de pré-época preencherem as vagas dos "mundialistas" ausentes. Há muito que defendo maior aposta nestes jovens e acho que muitos têm potencial para vingar no FC Porto (lembro-me que em 2005, num mau ano, alguns dos que mais lutavam e se destacavam em campo eram jovens como o Vieirinha, o Paulo Machado ou o então muito jovem Bruno Gama.
Continuo na minha senda: gostava de ver um FC Porto mais português, com mais sentimento pela camisola, com mais conhecimento da nossa realidade futebolística. Acho que só deveriamos contratar estrangeiros quando fosse necessário colmatar determinadas falhas de plantel e que fossem, de facto, mais valias. O que nem sempre tem sido o caso, como sabemos.
Esperemos então por 6ª feira para ver que novidades o arranque da época nos vai trazer...
Plantel para 2010-11 versão 1
GR - Helton, Beto e Ventura
Defesas - Fucile, Miguel Lopes, Bruno Alves, Rolando, Maicon, Nuno André Coelho, Sereno, Álvaro Pereira e Addy
Médios - Fernando, Souza, Meireles, Tomás Costa, Guarin, Belluschi, Ruben Micael, Valeri e Castro
Atacantes - Falcao, Valter e Kleber, Ukra, Varela, Mariano, Rodriguez e Hulk
Nota - A negrito os novos, a itálico os que poderão ainda vir a sair
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário