domingo, 10 de novembro de 2013

O complicado momento da transição

Mais uma vez agitam-se as águas no Dragão e vê-se que o "barco" que a SAD lidera tem buracos.

Se, quanto a mim, era indiscutível que Vítor Pereira tinha de sair, a questão que então coloquei é se Paulo Fonseca era a melhor opção para o substituir.

Daquilo que fui vendo até agora, não é.

Não trouxe nada de novo positivo. Tem resultados do ponto de vista qualitativo e quantitativo semelhantes à primeira época de Vitor Pereira. E é, claramente, um treinador "em construção", como era o Vitor Pereira, como era o André Villas Boas, como era o José Mourinho. Com a diferença que este é um génio, o outro é acima da média e portista de corpo e alma. E os dois primeiros não são génios nem acima da média e só um deles, o anterior, era portista, o que não sendo uma qualidade enquanto treinador, pelo menos ajudava a relativizar as criticas.

Paulo Fonseca foi, claramente, um erro de casting. Está mais para Quinito do que para Mourinho.

Por outro lado, também a politica de aquisições esta época deixou a desejar. Apenas Quintero parece ser daqueles que vão dar algum rendimento (desportivo e financeiro) e Josué ou Licá não parecem ter capacidade para se afirmarem num FC Porto de primeira qualidade (algum deles conseguiria ser titular no FC Porto de AVB?) e os mexicanos não me convencem.

Creio que a aposta na formação de treinadores para depois os revender, à semelhança do que fazem com os jogadores, não é a ideal. O FC Porto precisa de se afirmar desportivamente na Europa e em Portugal para crescer financeiramente para o patamar seguinte. E se isso implica uma política agressiva de compra e venda de jogadores, que não me agrada mas que compreendo, julgo que implica também treinadores experientes e com capacidade de rapidamente sublimar as capacidades de cada novo reforço em prol do colectivo. Vitor Pereira ou Paulo Fonseca não são deste tipo.

Não sei como vai a SAD resolver este problema. Estou convencido que eles já perceberam que houve um erro de casting, mas parece-me que vão continuar agarrados ao plano que traçaram aquando da contratação do Paulo Fonseca ao Paços de Ferreira - o que significa que, a não ser que uma catástrofe de resultados sucessivos aconteça,  só no final da época poderá ser retirado do comando da equipa. E entretanto, seja o que Deus quiser, porque vamos ter mais uma época de sofrimento, como tivemos com VP em 2011/12. Até poderemos ser campeões como então fomos, mas será muito por demérito dos adversários também...

1 comentário:

Anónimo disse...

Não me parece que seja a SAD a liderar. Quem mexe o dinheiro, quem faz as compras e vendas, incluindo treinadores é que decide o futuro da equipa. Jorge Mendes?