sábado, 2 de fevereiro de 2013

Rescaldo do mercado: plantel fechado para o resto da época 2012/13

Terminado o mês de janeiro, fechada a janela de transferências (pelo menos, a de entradas, porque certos mercados como o Russo - arrepios... medo! - só fecham mais lá para a frente) analisemos o que se disse e o que aconteceu de facto, bem como o plantel que ficou.

Em relação ao plantel, segundo o site oficial do clube, estes são os "bravos" que têm a obrigação de ganhar o campeonato:


Ressalta aqui desde logo que FUCILE, ao contrário do que anunciou nas redes sociais, não foi inscrito e integrado no plantel - resta saber se isso será um erro ou não - e que assim sendo, continuamos restringidos a um defesa direito que gosta mais de ser médio e a um único defesa esquerdo que, provavelmente, hoje terá de/irá ser usado a extremo. Para segundas escolhas temos dois centrais (Maicon à direita e Mangala à esquerda) e um defesa esquerdo colombiano que só joga nos B's e não mostrou nada de mais aí também... Já agora, uma nota breve - segundo me chegou aos ouvidos, o problema de Fucile não é com VP e é parecido com o de Leonardo Jardim com os gregos: ao que parece, Fucile é (foi?) muito amigo, demasiado amigo, da mulher de Antero Henriques...

Por outro lado, KLÉBER mantém-se no plantel (mas não estará posta de lado uma ida para o Brasil) e não está SEBÁ que VP anunciou que ficaria no plantel principal.

Novidades mesmo só a dupla russa-luso-brasileira, ex-gatinhos de peluche, IZMAYLOV e LIEDSON.

Confio que ambos podem ser elementos úteis até ao final da época, mas estou mais esperançado em Liedson render alguma coisa do que Izmaylov, de quem continuo a desconfiar do ponto de vista físico e mental.

Serão estes jogadores suficientes para conquistar o título? Não sei, nem quero saber, TÊM de ser! Não há outros nem há agora hipóteses de haver mais. Estes têm de conseguir trazer o caneco e ainda dar um ar da sua graça na Champions para apagarem a má figura da época passada.

Já em relação aos rumores de mercado que nos tiraram meia equipa e nos colocaram no Dragão uma nova, como seria de esperar, revelaram-se na sua maioria das vezes completamente infundados - ou pelo menos não concretizados.

Assim, entres as saídas que foram sendo noticiadas, apenas 3 foram concretizadas - e nenhum de jogadores do núcleo de titulares: Miguel Lopes para os lagartos, Rolando para o Nápoles e Iturbe para o River Plate, o primeiro em definitivo envolvido na compra de Izmaylov, o segundo num regime de empréstimo com cláusula de venda para Junho e o terceiro emprestado por 1 ano sem cláusula de venda. Todos os restantes terão assim mais a ver com tentativas da imprensa moura em desestabilizar o plantel portista e esses jogadores do que com a realidade. Foram dadas a estampa 9 saídas para 20 hipóteses diferentes (clubes) e apenas se concretizaram 3 saídas... 33% de credibilidade...

Nas entradas sucedeu-se quase a mesma coisa. Apesar de o FC Porto ser comprador de mais do que uma equipa (um total de 12 jogadores, pelo menos, foram colocados na rota do Dragão) somente três entraram no imediato (Izmaylov, Liedson e Caballero) e dois foram confirmados para Junho (Reyes e Herrera) - mas 1 dos que entrou agora deve ficar pela equipa B se puder jogar devido a diferendo que ele tem com o anterior clube e que ainda deverá ser julgado pela FIFA mais lá para a frente... - pelo que dos 12 falados, 5 foram correctos, 42% de credibilidade... Apesar de tudo, foi mais credível a imprensa a falar de quem o FC Porto comprou do que quem iria vender.

Conclusão - nem metade daquilo que a imprensa noticia sobre o FC Porto, no que toca a transferências, é verdade...

Sem comentários: