sábado, 26 de janeiro de 2013

O artigo 13º

Nos ultimos dias tornou-se famoso este artigo. Reza ele assim:

"qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo"

Ora é com base nesta leitura que o FC Porto está em risco de ser desclassificado da Taça da Liga, onde tinha atingido as meias finais, pois o castigo por cometer uma infracção é a derrota por 3-0 e, como tal, será eliminado do grupo onde estava integrado por não ficar em primeiro.

E a realidade é que a infracção foi cometida. 3 jogadores - Sebá, Fabiano e Abdoulaye - jogaram no domingo pela equipa B e ao alinharem na quarta pela equipa principal, foi cometida uma infracção ao regulamentado. Pode alegar-se que foram meros 15 minutos de diferença, 71h45 depois, que os o jogo anterior terminou pelas 17h45 e o jogo seguinte foi às 17h30. Pode alegar-se que o jogo foi pedido para ser mais tarde e que isso terá "trocado as voltas" à equipa técnica. Pode alegar-se tudo, mas nada altera a conclusão.

E, ao contrário do que tenho lido e ouvido os meus confrades portistas dizerem maioritariamente, a mim não me agrada nada esta eliminação, por 2 motivos:
1. não gosto de perder nem a feijões e todos os títulos são importantes, quanto mais não seja para a estatística (se não fosse esta mísera taça, os lampiões já iam bem atrás de nós em número de titulos conquistados);
2. demonstrou uma enorme incompetência da equipa directiva desportiva - Antero Henriques e Vitor Pereira à cabeça - por não lerem nem conhecerem os regulamentos, e por não fazerem contas.

O jogo estava marcado há vários dias, eles deviam saber que se iam usar jogadores da equipa B, deviam ter sido protegidos nessa jornada de fim de semana, não jogando. Ou jogando, como foi o caso, não deviam ter alinhado na quarta.

O que eu não admito é que pessoas pagas a peso de ouro não conheçam as leis das competições onde entram. Felizmente que isto se deu com uma competição menor. Mas e se tivesse sido com um jogo do campeonato e agora perdessemos 3 pontos? Eu, enquanto profissional do meu sector, tenho de conhecer as leis e regulamentos que orientam e determinam os actos da minha profissão. Eles, AH e VP, têm de conhecer as deles. Este falhanço é inadmissível num clube altamente profissionalizado como o nosso. Numa empresa normal, isto poderia dar lugar despedimento com justa causa. Quero ver o que vai acontecer no nosso clube...

3 comentários:

Pedro disse...

Tendo em conta as declarações ao Público.. creio que o Porto sabia bem o que estava a fazer. O que torna o caso mais estranho, e mais grave.

Mocho Astuto disse...

Mas já se deram ao trabalho de ler o regulamento? viram bem o que diz?

"Anexo V"
"REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE EQUIPAS “B” NA II LIGA POR CLUBES DA I LIGA"
"Artigo 1.º
O presente Regulamento regula a participação das equipas “B” no campeonato da II Liga."
(curioso que aqui não fale de I Liga, Taça de Portugal ou Taça da Liga. Será que se pode concluir que este regulamento não se aplica a estas competições)?

Mais abaixo, e indo ao tal artigo que todos comentam.

"Artigo 13.º
1. Qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa “B”, decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo".

Ora, por esta lógica, e se a interpretação for literal, este artigo efectivamente impede qualquer utilização de jogadores que tenham jogado OU na principal OU na B em qualquer jogo dessas mesas equipas. Quer dizer que um jogador que tenha jogado na principal NÃO PODERÁ jogar novamente na principal menos de 72 horas depois, o que me parece absurdo.

Fica à consideração

Unknown disse...

"A Culpa e do Hassan", um blogue novo criado por 6 estudantes onde todos os clubes estão representados e o projecto e a imparcialidade.

Pedimos para nos adicionar ao blogroll, uma vez que sou seguidora desta blogue à algum tempo.

Obrigada

aculpaedohassan.blogspot.com