quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reflexões sobre a próxima época (III)

Já aqui foi abordado, sumariamente, as possíveis saídas do plantel desta época.

Neste momento, apenas uma está ainda confirmada: Cebola, por terminar o contrato sem renovar. Mas outros, muitos, podem não estar no Dragão na próxima época: Helton, Kadu, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Palito, Fernando, Moutinho, Hulk, Varela, James, Janko e Iturbe. No fundo, com o mercado aberto e com a necessidade de fazer dinheiro que o clube tem, estão todos em pé de igualdade, qualquer um pode sair. Mas como em tudo na vida, há uns mais iguais que outros.

Os emprestados de Janeiro já não contam e não devem regressar: Fucile, Souza e Walter, bem como Belluschi. Os 3 primeiros pouco têm jogado por várias razões e o argentino deverá ser comprado pelo Génova.

Atendendo aos rumores dos jornais e ao que produziram na última época, diria que os casos mais prováveis de saída são:
* Hulk - o seu potencial é enorme e há dinheiro para gastar, graças aos árabes e russos que dominam as transferências época após época. Mas alguns colossos europeus, como Barcelona, Real Madrid e Man. United tem muitos milhões para gastar anualmente e que depois de os injectar no mercado, tudo pode acontecer. PdC está a forçar a sua manutenção do plantel, mas acredito que isso seja mais uma táctica de não baixar (muito) o preço do que possibilidade real. Pode render bem mais que 50 milhões de Euros (talvez até acima dos 60) e será uma das transferências do ano.
* Moutinho - se embalar para um bom europeu, dificilmente o FC Porto terá capacidade de o segurar. Há vários anos que está na calha para ir para o estrangeiro, mas ainda cá anda. Pode render uma verba considerável, na ordem dos 30 milhões e parece demonstrar alguma vontade em sair.
* Fernando - os jornais avançam que os rivais de Milão têm-no em mira, constando que o Inter irá mesmo avançar com uma proposta dentro de dias. Mudou o discurso a 180º entre os dois finais de época: o ano passado queria sair, este ano diz estar satisfeito aqui. Mas desconfio que será dificl segurar o único trinco. Poderá render entre uns 20 a 30 milhões.
* Rolando - fez uma época fraca, tanto pior quanto mais do final se aproximava. A sua cabeça já não parecia estar no Dragão e o publico já não tinha paciência para os seus erros. Este ponho 90% de hipóteses em como sai mesmo. Poderá render uns 10 a 15 milhões.
* Palito - depois da rábula do principio da época em acompanhar AVB para o Chelsea e da época miserável que fez, só não sai se ninguém o quiser comprar (e deve ter perdido muitos interessados ao longo da época). Depois de ter valido mais de 20 milhões o ano passado (proposta recusada pelo FC Porto) esta época deverá render uns 10 a 15 milhões.
* Otamendi - parece ter interessados mas só deverá sair, quanto a mim, se o FC Porto garantir algum central de qualidade ou se não conseguir colocar Rolando. Não deverá render muito mais que uns 10 milhões.
* Varela - se tiver oportunidades de jogar no Euro2012 e estiver em dia "sim", poderá ser lembrado no mercado de Verão. Mas se assim não for, desconfio que não deverá sair por falta de interessados, depois de uma época tão apagada. A sair, não deve render mais que 10 milhões.
* Helton - não se percebe se renovou ou não e a contratação de Fabiano vem ainda adensar mais as dúvidas. Esperemos que não saia. Em junho veremos se ele está de volta ou não... a sair, será a custo 0.
* Sapunaru - parecia ter sido proscrito e depois foi recuperado. Desconfio que se aparecer uma proposta razoável sairá, na ordem dos 5 a 10 milhões. Até porque há Luís Miguel e Danilo...
* Janko e Iturbe - Janko é um mero suplente. Se forem contratados 2 ou 3 atacantes, ele sai, caso contrário talvez fique com a missão polir o banco. Já Iturbe poderá ficar na equipa B para rodar perto ou ser "despachado" com uma venda estranha ou empréstimo para rodar mais. Se depender de VP, penso que sai, se depender de PcC talvez fique na equipa B.
* James - não é para vender, em principio... Mas nunca se sabe o que o Man. United, que aparentemente já falou com ele e acordou a transferência, irá fazer. Este ano, PdC só o deverá libertar pelo valor da cláusula, mas para o ano deve ser difícil segurar El Bandido...
* Kadu - poderá ser emprestado para rodar, mas com a emergente equipa B tem sérias hipóteses de ficar.

Danilo, Alex Sandro, Mangala, Maicon, Defour e Kléber parecem ser claras apostas para a próxima época, não devem ser vendidos (a não ser que alguém bata a cláusula) e serão potenciais titulares, em particular no caso dos concorrentes directos acima descritos serem vendidos.

As dúvidas são Bracalli e Djalma. Que em principio diria que ficam. A não ser que se contratem (ou retornem) melhores do que eles - o que não é difícil de acontecer...

Ou seja, dos 18 jogadores de campo, diria que 33% devem ficar quase de certeza e que dos restantes 66% poderão sair mais de metade deles - o que significa a saída de 6 a 12 jogadores, como habitualmente tem sucedido nas últimas épocas. A principal diferença, quanto a mim, é que este ano há sérias probabilidades de saírem uns 4 a 6 habituais titulares das 2 últimas épocas - quando o ano passado apenas saiu 1 e por norma não saem mais do que 2 a 3 por ano - fruto não só das necessidades financeiras mas também da propalada "limpeza de balneário"!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reflexões sobre a próxima época (II)

A equipa B deverá retomar as suas actividades após alguns anos de interregno e poderá ser importante para complementar o plantel e ao mesmo tempo completar a formação de jovens e potenciar as vendas.

Com a introdução da equipa B ao dispor do plantel principal, o penoso final de época no que toca a opções disponiveis que há bem poucas semanas experimentamos não se repetirá - relembro que restavam apenas 18 jogadores de campo e que os castigos e lesões chegaram até a obrigar VP a convocar júniores (pelo menos Vion e Mikel) e que muitas vezes faltaram verdadeiras opções no banco para lançar nos encontros.

O sucesso da equipa B do FC Porto, que existiu desde finais dos anos 90 até meados da década passada é evidente. Atente-se a alguns dos jogadores que lá passaram:
  • Tonel (internacional A, ex-lagarto, na Croácia)
  • Hélder Postiga (internacional A e presente no Euro2012, vendido duas vezes)
  • Ricardo Costa (internacional A e presente no Euro2012, vendido por uns bons milhões)
  • Bruno Alves (internacional A e presente no Euro2012, vendido por mais de 22 milhões)
  • Hugo Almeida (internacional A e presente no Euro2012, vendido por 5 milhões para a Alemanha)
  • Evaldo (nos lagartos)
  • Vieirinha (vendido por uns 3 milhões para a Grécia e depois para a Alemanha, reserva para o Euro2012)
  • Ivanildo (na 1ª divisão, Olhanense)
  • Bruno Gama (em Espanha)
  • Vilas-Boas (na 1ª divisão, Rio Ave)
  • Nuno Coelho (é hoje dos lampiões e esteve emprestado ao Beira-Mar)
  • Paulo Machado (vendido por uns 3 milhões para França, moeda de troca com o Guarin)
  • Thiago Silva (internacional A do Brasil, vendido por uns milhões, joga no Milan AC)
  • Bruno Vale (1 vez internacional A)
  • Hélder Barbosa (no Braga, um dos mais valorizados jogadores)
  • Nuno André Coelho (internacional A, reserva para o Euro2012, no Braga e ex-lagarto, moeda de troca na compra de Moutinho)
Ou seja, muitos jogadores de enorme potencial passaram por lá e que já renderam umas dezenas de milhões de Euros. É certo que poucos deles vingaram na equipa principal do FC Porto, mas verdade seja dita que a política de negócio da SAD influencia em muito tal situação. Espera-se que, desta vez, e dadas as cada vez mais importantes limitações financeiras (não só impostas pelo mercado mas também as que são impostas pelo regulamento da UEFA sobre o "fair-play" financeiro) desta vez a equipa B terá de ser olhada à luz de ser efectivamente uma fonte de recursos talentosos para entrar na equipa principal. Até porque desta vez a equipa B jogará na Liga Orangina (2ª divisão) ao contrário da anterior experiência em que jogava um escalão abaixo. E também porque há já uma boa fonte de matéria-prima: os sub19 que o ano passado foram campeões e este ano estarão, muitos deles, no limite de idade (conforme se pode ver aqui, apenas 10 dos 26 jogadores listados nasceram em 1994 e terão, por isso, mais um ano para cumprir neste escalão) e a necessitar de clube, que em vez de ser um empréstimo sem garantias de rodagem, poderá ser "em casa" com outras garantias e acompanhamento.

Penso que a base da equipa serão os sub19, aos quais se juntarão jogadores como Iturbe e Kelvin e mais alguns que eventualmente chegarão durante este Verão. E espero que daqui a alguns anos,  poucos, alguns deles estejam a actuar na equipa principal e sejam novamente figuras de destaque nos muitos campeonatos desta Europa fora...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reflexões sobre a próxima época (I)

Provavelmente, assistiremos a mais uma elevada rotação de jogadores (por norma, têm sido na casa da dezena à dúzia que por época entram no plantel) como parte integrante do modelo de negócio adoptado pela SAD de há uma série de anos a esta parte.

Assim, antes de entrar na reflexão sobre quem deve e que poderá (o que são coisas diferentes...) sair, vou pensar naqueles que eu gostaria ou acho que irão entrar.

Assim, definindo o jogador tipo que me agrada, ele é português ou está a jogar em Portugal há pelo menos uma época, com 25 anos ou menos e forte espírito de equipa e vontade de ganhar. Não estou a inventar nada de novo, esta era, mais coisa menos coisa, a fórmula que Mourinho usava - com imenso sucesso, diga-se de passagem.

Assim, em Portugal os seguintes jogadores seriam por mim vistos com bons olhos no plantel do FC Porto da próxima época:
Fabiano, brasileiro, 24 anos, guarda-redes - uma excelente época no Olhanense e mostrou ser detentor de enormes recursos, agilidade e reflexos. Tem tudo para dar certo no FC Porto.
Bruno Teles, brasileiro, 26 anos (a 1 de Maio), defesa esquerdo - 2 épocas no Vitória, mostra excelentes recursos a defender e sabe atacar muito bem, tendo um excelente remate que valeram alguns golos e de belo efeito.
Neto, português, 23 anos, defesa central - 1 excelente época no Nacional chegado do Varzim, mostra todos os dotes para ser um patrão numa defesa. Neste momento, quanto a mim, é melhor que qualquer um dos 4 que estão no plantel actual...
Hugo Viana, 29 anos, português, médio centro - Já pouco há a dizer sobre este jogador, senhor de um passe milimétrico e excelente nos livres. Nunca ganhou nada de especial e aposto como morria em campo para poder ser campeão. Esta época jogou mais atrás, não como um tipico médio ofensivo, mas mais organizador e até por vezes dobrava o trinco. Mesmo que já não seja novo, ainda pode dar muito e a sua experiência é também importante - veja-se o caso de Lucho esta meia época.
Hugo Vieira, 23 anos, português, avançado - Não é um tipico ponta de lança, mas marca golos com regularidade (e nos escalões inferiores em grande quantidade) e tem uma velocidade razoável, que aliado ao bom sentido de posicionamento no campo permite-lhe jogar atrás de outro ponta de lança com imenso sucesso.
Hélder Barbosa, português, 24 anos, extremo - Produto da nossa formação, sempre depositei grandes esperanças nele e esta época em Braga mostrou-se em grande nível. Desequilibrador, com faro de golo, dotado de uma excelente técnica individual. Está no ponto para o regresso...
Lima, brasileiro, 28 anos, avançado - Há vários anos, desde os tempos do Belenenses, que me agrada este jogador. Primeiro pensei que fosse um extremo, mas a apetência dele para o golo mostra que também sabe jogar no meio. Mobilidade, rapidez, tiro certeiro, tudo predicados para jogar no FC Porto.

Destes, apenas Hugo Viana e Lima seriam jogadores a contratar sem esperar retorno financeiro deles, mas, ao contrário dos outros, é esperado um retorno desportivo imediato, isto é, seriam jogadores para renderem de imediato, sem tempos de espera de adaptação ou evolução, são experientes e são para "pegar de estaca".

Para além disso, via com bons olhos os regressos de BETO, LUÍS MIGUEL, CASTRO, ATSU e KELVIN, emprestados e nada inferiores a jogadores que estão neste momento no plantel. E gostava de ver TIAGO FERREIRA e TOZÉ, dos Sub19, no plantel principal - dos vários jogos que vi esta época no Porto Canal deles, acho que eles têm futebol para singrar na equipa principal.

Como é evidente, estes jogadores teriam de ser ponderados na sua entrada em função das saídas e das lacunas do plantel actual, que terminou a época, reduzido a 21 jogadores (18 de campo) e sabendo que Helton, Kadu, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Palito, Fernando, Moutinho, Hulk, Varela, James, Janko e Iturbe poderão sair - uns em definitivo por vontade do clube, outros em definitivo por vontade própria, outros por empréstimo. Mas não me acredito que saiam todos estes, atenção, apenas estou a listar aqueles que me parece mais ou menos evidente que possam vir a sair, sendo que a SAD precisa de uns 50 milhões de receita, no mínimo e ainda só arrecadou 11 com o Guarin. Sobrariam, por isso, Bracalli, Danilo, Maicon, Alex Sandro, Defour, Lucho, Kléber e Djalma, que ou por interesse do clube em manter os jogadores, ou por interesse dos jogadores em ficar, ou por falta de mercado para eles, não devem sair esta época (no caso do Maicon, desconfio que PdC só o venderia por uma proposta que batesse a cláusula de rescisão).

Penso que este ano será de revolução, que não aconteceu no defeso anterior mas que se iniciou em janeiro passado, de forma a reconstruir uma nova equipa que garanta muitas vitórias nos próximos 4 ou 5 anos. E, se possível, gostava que tivesse mais sangue português e, de preferência, mais sangue azul e branco, vindo da formação - o que espero venha a acontecer se o FC Porto mantiver um plantel curto como o deste final de época e compensado com alguns jovens de valor na equipa B que deverá (re)surgir esta época (daí também haver muito espaço para contratar alguns jovens).

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Jogo 46 - Rio Ave, 2 x FC Porto, 5 - E acabou a época, em Julho há mais...

Para rematar a época, um jogo fácil para todos, porque nada mais estava em disputa. Ou melhor, estava: o título de melhor marcador, que Hulk, dificilmente, poderia alcançar marcando um mínimo de 3 golos. Mas teria de jogar, como é evidente. E é aqui que se vê a pequenez de VP e a razão porque não consegue "ganhar" o balneário - VP só quis as conquistas colectivas, a melhor defesa e o melhor ataque, mas não quis o melhor marcador. Como veio na semana passada n'O Jogo, Mourinho em situação igual deu uma prelecção no balneário que fez os jogadores comerem a relva no último jogo para que Benny marcasse 3 golos! E ele marcou-os. Porque para Mourinho, o prémio de melhor marcador era importante (e, como é evidente, é da equipa também, ninguém é melhor marcador sem 10 jogadores atrás a apoiar) e por essas e por outras é que Mourinho é o "Special One" e VP não consegue ser unânime nem na celebração do título.

Sobre o jogo, foi agradável, para jogo que cheirava a férias. Deu para ver o melhor Varela da época. Deu para Kléber, sabe-se lá porque e como, fazer o hattrick que Hulk precisava! Marcou neste jogo metade dos golos que havia marcado no resto da época! Serviu ainda para Djalma mostrar que é tão banal que até neste jogo a feijões conseguiu fazer um penalti. E serviu para ver o lindo trabalho que VP fez com Iturbe - quem o via a jogar rápido, solto e acutilante há um ano atrás pela selecção e o vê hoje lento, confuso, a jogar encostado a uma ala pergunta-se: este é Iturbe ou mandaram-nos o irmão dele?


Serviu ainda para ver como VP não soube optar em Julho/Agosto pelos melhores jogadores: ficar com Djalma e emprestar Atsu e Kelvin (deram um banho de bola no jogo, em especial Atsu) e mostraram muito mais futebol que o angolano. Só VP vê nele alguém para jogar no FC Porto...


Estranha foi também a táctica. Mas vinda de quem vem, já começo a estranhar muito pouco... e tenho pesadelos a pensar, pelas declarações no final do presidente, que ele vai ser mesmo treinador mais uma época! Cruzes credo, não há nenhum milionário das arábias que o leve????

FICHA DE JOGO

Rio Ave-FC Porto, 2-5
Liga portuguesa, 30.ª jornada
12 de Maio de 2012
Estádio dos Arcos, em Vila do Conde

Árbitro: Jorge Ferreira (Braga)
Assistentes: Pedro Ferreira e Nélson Moniz
Quarto árbitro: Jorge Tavares

RIO AVE: Huanderson; Sony, Gaspar, Jeferson e André Dias; Bruno China, Vítor Gomes e Tarantini; Christian, João Tomás e Kelvin
Substituições: Vítor Gomes por Braga (41m), Bruno China por André Vilas Boas (65m) e João Tomás por Yazalde (81m)
Não utilizados: Paulo Santos, Jorginho, Éder e Mendes
Treinador: Carlos Brito

FC PORTO: Bracali; Danilo, Rolando, Mangala e Alvaro Pereira; Defour, Moutinho e James; Djalma, Kléber e Varela
Substituições: James por Iturbe (46m), Varela por Hulk (65m) e Bracali por Kadú (82m)
Não utilizados: Maicon, Alex Sandro, Lucho e Janko
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Djalma (13m), James (17m), João Tomás (42m, pen.), Kléber (50m, 75m e 90m+1) e Christian (66m)
Cartões amarelos: Djalma (41m), João Tomás (42m) e Christian (74m)


Ponto de Situação

30 vitórias, 8 empates, 8 derrotas
94 golos marcados, 42 golos sofridos