segunda-feira, 14 de maio de 2012

Jogo 46 - Rio Ave, 2 x FC Porto, 5 - E acabou a época, em Julho há mais...

Para rematar a época, um jogo fácil para todos, porque nada mais estava em disputa. Ou melhor, estava: o título de melhor marcador, que Hulk, dificilmente, poderia alcançar marcando um mínimo de 3 golos. Mas teria de jogar, como é evidente. E é aqui que se vê a pequenez de VP e a razão porque não consegue "ganhar" o balneário - VP só quis as conquistas colectivas, a melhor defesa e o melhor ataque, mas não quis o melhor marcador. Como veio na semana passada n'O Jogo, Mourinho em situação igual deu uma prelecção no balneário que fez os jogadores comerem a relva no último jogo para que Benny marcasse 3 golos! E ele marcou-os. Porque para Mourinho, o prémio de melhor marcador era importante (e, como é evidente, é da equipa também, ninguém é melhor marcador sem 10 jogadores atrás a apoiar) e por essas e por outras é que Mourinho é o "Special One" e VP não consegue ser unânime nem na celebração do título.

Sobre o jogo, foi agradável, para jogo que cheirava a férias. Deu para ver o melhor Varela da época. Deu para Kléber, sabe-se lá porque e como, fazer o hattrick que Hulk precisava! Marcou neste jogo metade dos golos que havia marcado no resto da época! Serviu ainda para Djalma mostrar que é tão banal que até neste jogo a feijões conseguiu fazer um penalti. E serviu para ver o lindo trabalho que VP fez com Iturbe - quem o via a jogar rápido, solto e acutilante há um ano atrás pela selecção e o vê hoje lento, confuso, a jogar encostado a uma ala pergunta-se: este é Iturbe ou mandaram-nos o irmão dele?


Serviu ainda para ver como VP não soube optar em Julho/Agosto pelos melhores jogadores: ficar com Djalma e emprestar Atsu e Kelvin (deram um banho de bola no jogo, em especial Atsu) e mostraram muito mais futebol que o angolano. Só VP vê nele alguém para jogar no FC Porto...


Estranha foi também a táctica. Mas vinda de quem vem, já começo a estranhar muito pouco... e tenho pesadelos a pensar, pelas declarações no final do presidente, que ele vai ser mesmo treinador mais uma época! Cruzes credo, não há nenhum milionário das arábias que o leve????

FICHA DE JOGO

Rio Ave-FC Porto, 2-5
Liga portuguesa, 30.ª jornada
12 de Maio de 2012
Estádio dos Arcos, em Vila do Conde

Árbitro: Jorge Ferreira (Braga)
Assistentes: Pedro Ferreira e Nélson Moniz
Quarto árbitro: Jorge Tavares

RIO AVE: Huanderson; Sony, Gaspar, Jeferson e André Dias; Bruno China, Vítor Gomes e Tarantini; Christian, João Tomás e Kelvin
Substituições: Vítor Gomes por Braga (41m), Bruno China por André Vilas Boas (65m) e João Tomás por Yazalde (81m)
Não utilizados: Paulo Santos, Jorginho, Éder e Mendes
Treinador: Carlos Brito

FC PORTO: Bracali; Danilo, Rolando, Mangala e Alvaro Pereira; Defour, Moutinho e James; Djalma, Kléber e Varela
Substituições: James por Iturbe (46m), Varela por Hulk (65m) e Bracali por Kadú (82m)
Não utilizados: Maicon, Alex Sandro, Lucho e Janko
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Djalma (13m), James (17m), João Tomás (42m, pen.), Kléber (50m, 75m e 90m+1) e Christian (66m)
Cartões amarelos: Djalma (41m), João Tomás (42m) e Christian (74m)


Ponto de Situação

30 vitórias, 8 empates, 8 derrotas
94 golos marcados, 42 golos sofridos

Sem comentários: