quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reflexões sobre a próxima época (III)

Já aqui foi abordado, sumariamente, as possíveis saídas do plantel desta época.

Neste momento, apenas uma está ainda confirmada: Cebola, por terminar o contrato sem renovar. Mas outros, muitos, podem não estar no Dragão na próxima época: Helton, Kadu, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Palito, Fernando, Moutinho, Hulk, Varela, James, Janko e Iturbe. No fundo, com o mercado aberto e com a necessidade de fazer dinheiro que o clube tem, estão todos em pé de igualdade, qualquer um pode sair. Mas como em tudo na vida, há uns mais iguais que outros.

Os emprestados de Janeiro já não contam e não devem regressar: Fucile, Souza e Walter, bem como Belluschi. Os 3 primeiros pouco têm jogado por várias razões e o argentino deverá ser comprado pelo Génova.

Atendendo aos rumores dos jornais e ao que produziram na última época, diria que os casos mais prováveis de saída são:
* Hulk - o seu potencial é enorme e há dinheiro para gastar, graças aos árabes e russos que dominam as transferências época após época. Mas alguns colossos europeus, como Barcelona, Real Madrid e Man. United tem muitos milhões para gastar anualmente e que depois de os injectar no mercado, tudo pode acontecer. PdC está a forçar a sua manutenção do plantel, mas acredito que isso seja mais uma táctica de não baixar (muito) o preço do que possibilidade real. Pode render bem mais que 50 milhões de Euros (talvez até acima dos 60) e será uma das transferências do ano.
* Moutinho - se embalar para um bom europeu, dificilmente o FC Porto terá capacidade de o segurar. Há vários anos que está na calha para ir para o estrangeiro, mas ainda cá anda. Pode render uma verba considerável, na ordem dos 30 milhões e parece demonstrar alguma vontade em sair.
* Fernando - os jornais avançam que os rivais de Milão têm-no em mira, constando que o Inter irá mesmo avançar com uma proposta dentro de dias. Mudou o discurso a 180º entre os dois finais de época: o ano passado queria sair, este ano diz estar satisfeito aqui. Mas desconfio que será dificl segurar o único trinco. Poderá render entre uns 20 a 30 milhões.
* Rolando - fez uma época fraca, tanto pior quanto mais do final se aproximava. A sua cabeça já não parecia estar no Dragão e o publico já não tinha paciência para os seus erros. Este ponho 90% de hipóteses em como sai mesmo. Poderá render uns 10 a 15 milhões.
* Palito - depois da rábula do principio da época em acompanhar AVB para o Chelsea e da época miserável que fez, só não sai se ninguém o quiser comprar (e deve ter perdido muitos interessados ao longo da época). Depois de ter valido mais de 20 milhões o ano passado (proposta recusada pelo FC Porto) esta época deverá render uns 10 a 15 milhões.
* Otamendi - parece ter interessados mas só deverá sair, quanto a mim, se o FC Porto garantir algum central de qualidade ou se não conseguir colocar Rolando. Não deverá render muito mais que uns 10 milhões.
* Varela - se tiver oportunidades de jogar no Euro2012 e estiver em dia "sim", poderá ser lembrado no mercado de Verão. Mas se assim não for, desconfio que não deverá sair por falta de interessados, depois de uma época tão apagada. A sair, não deve render mais que 10 milhões.
* Helton - não se percebe se renovou ou não e a contratação de Fabiano vem ainda adensar mais as dúvidas. Esperemos que não saia. Em junho veremos se ele está de volta ou não... a sair, será a custo 0.
* Sapunaru - parecia ter sido proscrito e depois foi recuperado. Desconfio que se aparecer uma proposta razoável sairá, na ordem dos 5 a 10 milhões. Até porque há Luís Miguel e Danilo...
* Janko e Iturbe - Janko é um mero suplente. Se forem contratados 2 ou 3 atacantes, ele sai, caso contrário talvez fique com a missão polir o banco. Já Iturbe poderá ficar na equipa B para rodar perto ou ser "despachado" com uma venda estranha ou empréstimo para rodar mais. Se depender de VP, penso que sai, se depender de PcC talvez fique na equipa B.
* James - não é para vender, em principio... Mas nunca se sabe o que o Man. United, que aparentemente já falou com ele e acordou a transferência, irá fazer. Este ano, PdC só o deverá libertar pelo valor da cláusula, mas para o ano deve ser difícil segurar El Bandido...
* Kadu - poderá ser emprestado para rodar, mas com a emergente equipa B tem sérias hipóteses de ficar.

Danilo, Alex Sandro, Mangala, Maicon, Defour e Kléber parecem ser claras apostas para a próxima época, não devem ser vendidos (a não ser que alguém bata a cláusula) e serão potenciais titulares, em particular no caso dos concorrentes directos acima descritos serem vendidos.

As dúvidas são Bracalli e Djalma. Que em principio diria que ficam. A não ser que se contratem (ou retornem) melhores do que eles - o que não é difícil de acontecer...

Ou seja, dos 18 jogadores de campo, diria que 33% devem ficar quase de certeza e que dos restantes 66% poderão sair mais de metade deles - o que significa a saída de 6 a 12 jogadores, como habitualmente tem sucedido nas últimas épocas. A principal diferença, quanto a mim, é que este ano há sérias probabilidades de saírem uns 4 a 6 habituais titulares das 2 últimas épocas - quando o ano passado apenas saiu 1 e por norma não saem mais do que 2 a 3 por ano - fruto não só das necessidades financeiras mas também da propalada "limpeza de balneário"!

Sem comentários: