sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reflexões sobre a próxima época (I)

Provavelmente, assistiremos a mais uma elevada rotação de jogadores (por norma, têm sido na casa da dezena à dúzia que por época entram no plantel) como parte integrante do modelo de negócio adoptado pela SAD de há uma série de anos a esta parte.

Assim, antes de entrar na reflexão sobre quem deve e que poderá (o que são coisas diferentes...) sair, vou pensar naqueles que eu gostaria ou acho que irão entrar.

Assim, definindo o jogador tipo que me agrada, ele é português ou está a jogar em Portugal há pelo menos uma época, com 25 anos ou menos e forte espírito de equipa e vontade de ganhar. Não estou a inventar nada de novo, esta era, mais coisa menos coisa, a fórmula que Mourinho usava - com imenso sucesso, diga-se de passagem.

Assim, em Portugal os seguintes jogadores seriam por mim vistos com bons olhos no plantel do FC Porto da próxima época:
Fabiano, brasileiro, 24 anos, guarda-redes - uma excelente época no Olhanense e mostrou ser detentor de enormes recursos, agilidade e reflexos. Tem tudo para dar certo no FC Porto.
Bruno Teles, brasileiro, 26 anos (a 1 de Maio), defesa esquerdo - 2 épocas no Vitória, mostra excelentes recursos a defender e sabe atacar muito bem, tendo um excelente remate que valeram alguns golos e de belo efeito.
Neto, português, 23 anos, defesa central - 1 excelente época no Nacional chegado do Varzim, mostra todos os dotes para ser um patrão numa defesa. Neste momento, quanto a mim, é melhor que qualquer um dos 4 que estão no plantel actual...
Hugo Viana, 29 anos, português, médio centro - Já pouco há a dizer sobre este jogador, senhor de um passe milimétrico e excelente nos livres. Nunca ganhou nada de especial e aposto como morria em campo para poder ser campeão. Esta época jogou mais atrás, não como um tipico médio ofensivo, mas mais organizador e até por vezes dobrava o trinco. Mesmo que já não seja novo, ainda pode dar muito e a sua experiência é também importante - veja-se o caso de Lucho esta meia época.
Hugo Vieira, 23 anos, português, avançado - Não é um tipico ponta de lança, mas marca golos com regularidade (e nos escalões inferiores em grande quantidade) e tem uma velocidade razoável, que aliado ao bom sentido de posicionamento no campo permite-lhe jogar atrás de outro ponta de lança com imenso sucesso.
Hélder Barbosa, português, 24 anos, extremo - Produto da nossa formação, sempre depositei grandes esperanças nele e esta época em Braga mostrou-se em grande nível. Desequilibrador, com faro de golo, dotado de uma excelente técnica individual. Está no ponto para o regresso...
Lima, brasileiro, 28 anos, avançado - Há vários anos, desde os tempos do Belenenses, que me agrada este jogador. Primeiro pensei que fosse um extremo, mas a apetência dele para o golo mostra que também sabe jogar no meio. Mobilidade, rapidez, tiro certeiro, tudo predicados para jogar no FC Porto.

Destes, apenas Hugo Viana e Lima seriam jogadores a contratar sem esperar retorno financeiro deles, mas, ao contrário dos outros, é esperado um retorno desportivo imediato, isto é, seriam jogadores para renderem de imediato, sem tempos de espera de adaptação ou evolução, são experientes e são para "pegar de estaca".

Para além disso, via com bons olhos os regressos de BETO, LUÍS MIGUEL, CASTRO, ATSU e KELVIN, emprestados e nada inferiores a jogadores que estão neste momento no plantel. E gostava de ver TIAGO FERREIRA e TOZÉ, dos Sub19, no plantel principal - dos vários jogos que vi esta época no Porto Canal deles, acho que eles têm futebol para singrar na equipa principal.

Como é evidente, estes jogadores teriam de ser ponderados na sua entrada em função das saídas e das lacunas do plantel actual, que terminou a época, reduzido a 21 jogadores (18 de campo) e sabendo que Helton, Kadu, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Palito, Fernando, Moutinho, Hulk, Varela, James, Janko e Iturbe poderão sair - uns em definitivo por vontade do clube, outros em definitivo por vontade própria, outros por empréstimo. Mas não me acredito que saiam todos estes, atenção, apenas estou a listar aqueles que me parece mais ou menos evidente que possam vir a sair, sendo que a SAD precisa de uns 50 milhões de receita, no mínimo e ainda só arrecadou 11 com o Guarin. Sobrariam, por isso, Bracalli, Danilo, Maicon, Alex Sandro, Defour, Lucho, Kléber e Djalma, que ou por interesse do clube em manter os jogadores, ou por interesse dos jogadores em ficar, ou por falta de mercado para eles, não devem sair esta época (no caso do Maicon, desconfio que PdC só o venderia por uma proposta que batesse a cláusula de rescisão).

Penso que este ano será de revolução, que não aconteceu no defeso anterior mas que se iniciou em janeiro passado, de forma a reconstruir uma nova equipa que garanta muitas vitórias nos próximos 4 ou 5 anos. E, se possível, gostava que tivesse mais sangue português e, de preferência, mais sangue azul e branco, vindo da formação - o que espero venha a acontecer se o FC Porto mantiver um plantel curto como o deste final de época e compensado com alguns jovens de valor na equipa B que deverá (re)surgir esta época (daí também haver muito espaço para contratar alguns jovens).

6 comentários:

Anónimo disse...

Daquela lista só tem parecer favoravel o Lima e mesmo assim...

Anónimo disse...

Daquela lista só tem parecer favoravel o Lima e mesmo assim...

Anónimo disse...

Gosto do Neto mas por 5 MEuros não obrigado.

Aproveitem o Andre Pinto para 4º Central.

Anónimo disse...

Além do Tiago Ferreira e do Tozé junte-lhe o Vion e o Fabio Martins.

Pavão disse...

Primeira confirmação desta lista é Fabiano, guarda-redes do Olhanense! Assinará 4 épocas, foi há instantes anunciado pelo Porto Canal.

Segundo consta, Lima também estará bem encaminhado.

Já Hugo Vieira, que esteve próximo dos lagartos, parece ter assinado pelos lampiões. Tanto pior para ele...

Os restantes, vamos a ver e dar tempo ao tempo para ver o que acontece nas próximas semanas.

Anónimo disse...

A EQUIPA B PODIA-SE CHAMAR FC PORTO PORTUSCALE ,A SEMELHANÇA DO REAL MADRID CASTILLA...