domingo, 5 de fevereiro de 2012

Jogo 30 - FC Porto, 2 x Setúbal, 0 - Um Janko de Lucho!

Ao 30º jogo, um re-start, um reboot na máquina.

A entrada de Lucho e Janko, chegados a meio da semana e com apenas 4 treinos, titulares hoje, mostram à saciedade a falta que faziam no plantel e como o mês de Janeiro poderia ter sido diferente se eles cá estivessem.

Lucho esteve fora uns dias - haverá alguém que diga que ele esteve 2,5 épocas em Marselha?, ele jogava no meio campo quase como se nunca de lá tivesse saído! A classe e categoria do jogador - o melhor a jogar em Portugal - são como o algodão: não enganam! Os passes teleguiados, o saber estar em campo, a cabeça bem levantada, o ocupar o espaço que vai do meio-campo até à entrada da área na zona central e à direita e, para terminar em beleza, o golo fantástico que marcou. Lucho é um luxo, é grande, é enorme e com Moutinho ao lado, que grande meio campo!

Já Janko é um caso diferente. Não é um Falcao que vinha atrás buscar jogo e tinha talento fantástico, nem é um Jardel que na área era simplesmente letal, em especial de cabeça, com uma sensibilidade única para saber onde a bola ia cair. Mas, órfão como a equipa está de um ponta de lança, é uma excelente opção: não me pareceu letal, mas eficaz q.b., não me pareceu tecnicamente dotado, mas razoável para marcar de primeira, como o fez. E hoje era bonito ver os extremos e os laterais a centrar bolas para a área e ver que tinham um destinatário: Janko.

Não podíamos pedir melhor estreia de ambos, resolvendo o jogo com os golos da vitória!

Danilo, menos exuberante, cumpriu bem o papel de lateral direito - não de defesa direito... - e acompanhou bem o ataque sem comprometer a defesa. Com ele na direita e Palito na esquerda, ganhamos dois médios que apoiam o ataque e não comprometem a defesa, por norma.

Sinal de maior preocupação foi a lesão de Fernando, aparentemente traumática e espero que nada de grave, mas que, neste momento em que o meio campo está mais curto de jogadores (saída de 2 e entrada de apenas 1) me deixa a pensar se o Castro não deveria ter regressado...

Quanto ao jogo em si, foi agradável, mas o Setúbal nunca foi adversário à altura do FC Porto - daí se justificar a posição que ocupa no campeonato. Bracali teve alguns pormenores menos bons, não sei se demonstrativos de menor qualidade ou simplesmente de falta de rodagem - a questão é que ele não me inspira muita confiança.

Varela esteve ao nível a que nos tem habituado nos últimos jogos, tal como Cebola que voltou a demonstrar a garra e combatividade a que conhecemos. São duas boas "aquisições" para o que resta da época, sem dúvidas.

Defour cumpriu e os centrais, não tendo sido postos à prova verdadeiramente, ainda permitiram um lance ofensivo que culminou numa bola na barra. Esta situação tem sido recorrente esta época, independentemente dos centrais usados, e não vejo forma do treinador corrigir, minorar ou resolver o problema e é uma das coisas que mais me preocupa no momento e uma das minhas principais razões de suspeita da falta de capacidade de VP.

Desta forma, com a preciosa ajuda dos reforços de inverno, o FC Porto qualificou-se para a meia final onde, quase de certeza, irá defrontar no Estádio das Velas, agora rebaptizado Estádio da Lucy, os lampiões. Será que é desta que vamos conseguir vencer esta competição?

FICHA DE JOGO

FC Porto-Vitória de Setúbal, 2-0
Taça da Liga, Grupo D, 3.ª jornada
5 de Fevereiro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 27.303 espectadores

Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Árbitros assistentes: Paulo Vieira e Tomás Santos
Quarto Árbitro: António Moreira

FC PORTO: Bracali; Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho e João Moutinho (cap.); Varela, Janko e Rodríguez
Substituições: Fernando por Defour (36m), Rodríguez por James (63m)) e Alex Sandro por Alvaro (63m)
Não utilizados: Kadú, Kléber, Sapunaru e Iturbe
Treinador: Vítor Pereira

V. SETÚBAL: Matos; Ney, Ricardo Silva (cap.), Igor e Miguelito; Bruno Amaro, Neca e Hugo Leal; Jorge Gonçalves, Meyong e Kiko
Substituições: Kiko por Targino (46m), Hugo Leal por Djikiné (73m) e Jorge Gonçalves por Rafael Lopes (79m)
Não utilizados: Ricardo, Amoreirinha, Pedro Mendes e Reyes
Treinador: Bruno Ribeiro

Ao intervalo: 1-0
Golos: Lucho (23m), Janko (67m)
Cartão amarelo: Jorge Gonçalves (72m), Ney (82m) e Bruno Amaro (87m)

Ponto de Situação

19 vitórias, 6 empates, 5 derrotas
60 golos marcados, 26 golos sofridos

7 comentários:

Anónimo disse...

hi all odragao.blogspot.com blogger discovered your blog via search engine but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered website which offer to dramatically increase traffic to your site http://xrumerservice.org they claim they managed to get close to 1000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my website. Hope this helps :) They offer most cost effective backlinks Take care. Jason

Anónimo disse...

odragao.blogspot.com continue reading this No entanto, esta meia -se deve ser o ponto de seu orçamento de supermercado semanal ou mensal

Anónimo disse...

odragao.blogspot.com investigate this site Para alguém que já podem estar tendo dificuldade em atender suas obrigações financeiras mês a mês tomando comprador anuidade ou vender a minha pensão só não vai melhorar o problema dentro de longo prazo

Anónimo disse...

Good day! I simply wish to offer you a big thumbs up for the excellent information you've got here on this post. I will be returning to your blog for more soon.

[url=http://onlinepokiesking4u.com]real money online casinos[/url]

Anónimo disse...

Hey there! I just want to give you a huge thumbs up for your great info you have got right here on this post. I will be coming back to your blog for more soon.

[url=http://xrumergeek.com]backlink service[/url]

Anónimo disse...

You are so interesting! I don't think I've truly read something like this before. So nice to discover somebody with some genuine thoughts on this issue. Seriously.. thank you for starting this up. This site is one thing that is needed on the internet, someone with some originality!

[url=http://truebluepokies4u.com]http://truebluepokies4u.com[/url]

Anónimo disse...

I'm excited to discover this page. I need to to thank you for ones time just for this fantastic read!! I definitely liked every little bit of it and i also have you book marked to check out new things on your blog.

[url=http://pokiesportal4u.com]pokies bonus[/url]