sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

E de hoje a uma semana, como vai ser?

Apesar de jogar no domingo contra o Feirense, neste momento boa parte do pensamento dirige-se já para o jogo da próxima sexta contra os lampiões.

Porque, em bom rigor, esse é o jogo decisivo, do tudo ou nada.

Uma derrota do FC Porto no estádio das velas coloca-o, sejamos pragmáticos, a disputar o 2º lugar e consequente apuramento directo para a LCE da próxima época com o Braga, num crescendo de forma e que nos ameaça, jornada atrás jornada, de nos remeter (novamente) para o 3º lugar da tabela final.

Um empate deixa a equipa na mesma diferença pontual e a depender dos lampiões terem uma escorregadela até ao final da época, sendo que poderá deixar ainda o Braga a um mísero ponto de distância, numa enorme pressão.

A vitória poderá significar o retomar da liderança e um embalar para o título, apesar dos então dois perseguidores estarem à perna de uma escorregadela nossa...

A questão é: como vai o FC Porto se apresentar a 2 de Março?

E isto é relevante porque, neste momento, o FC Porto tem 9 jogadores convocados para jogos que se vão realizar na 4ª feira antes desse grande jogo - isto é jogarão cerca de 48 horas antes do desafio que pode ditar o destino de uma época. Vejamos:
* Rolando
* Moutinho
* Varela
* Hulk
* Alex Sandro
* Defour
* Cebola
* Janko
* James

Destes, é sabido que James vai falhar o jogo, pois o seu encontro realiza-se no México e com a diferença horário acontecerá já na madrugada de 5ª feira, 1 de Março, pelo se que seria impossível ele chegar em tempo útil e condições físicas para alinhar na 6ª à noite pelo FC Porto.

Para além disso, Danilo, Mangala e Otamendi estão lesionados, sabendo-se já que o brasileiro não jogará, sendo que o francês é para mim uma enorme dúvida que possa jogar e o argentino a ver vamos...

Assim, restam os seguintes jogadores para trabalharem durante a semana e estarem "frescos" para o jogo:
* Helton
* Bracali
* Kadu
* Sapunaru
* Maicon
* Palito
* Fernando
* Lucho
* Iturbe
* Djalma
* Kléber

Ou seja, sabendo que 2 são guarda-redes suplentes (Bracalli e Kadu) e que Iturbe e Kléber são cartas fora do baralho das opções normais de VP, nem uma equipa completa dá para montar. Logo, no mínimo terão de ser utilizados ou jogadores recuperados de lesões (Otamendi e Mangala, se o conseguirem até lá) ou jogadores com largos minutos de jogo nas pernas 48 horas antes e viagens de avião à mistura.

Já os lampiões, estão numa situação bem mais confortável: os portugueses convocados são suplentes habituais. E têm "apenas" 2 brasileiros, 1 belga e 1 espanhol convocados para além destes.

Até neste aspecto eles têm a sorte do lado deles esta época. É que posto isto, vai ser preciso muito mais do que apenas competência para vencer esse jogo: vai ser preciso inteligência na forma de jogar e uma dose de sorte para que tudo corra bem...

2 comentários:

Fábio Daniel Ferreira disse...

vejam e sigam o blogue

www.ofuteboldeumamador.blogspot.com

Anónimo disse...

Fomos comidos que nem uns andrades....na marcação do jogo.