segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Jogo 26 - FC Porto, 2 x Rio Ave, 0



Nem 25 mil espectadores assistiram na gélida e molhada noite de sábado ao 54º jogo consecutivo do FC Porto sem perder para a liga portuguesa, num novo recorde do clube e a 3 jogos de bater o recorde nacional, já dos distantes anos 70 quando o futebol era muito mais que 11 jogadores de cada lado do campo.

E tão pouco público explica-se muito mais por razões futebolísticas do que meteorológicas.

O futebol jogado é fraco, a atitude não é das melhores e o facto de ter empatado em Alvalade a zero, sem mostrar vontade de vencer, veio ajudar a afastar as pessoas.

E o jogo contra os vila-condenses deu-lhes razão. Foi fraco. Em tudo. Tínhamos um jogador em campo a tentar colocar a bola na cobertura da bancada - e, sejamos justos, Maicon esteve perto de o conseguir... Minutos antes de James "desencantar" o golo da sua cartola de magias, lembro-me de ter perguntado ao meu pai se ainda se lembrava de termos tido alguma oportunidade de golo digna desse nome: respondeu ele que não. E a verdade é que foram 45 minutos onde o momento mais emocionante, para lá do golo, foi o momento da lesão do Hulk, que temi ser no joelho e, felizmente, parece ser "apenas" uma mialgia.

A segunda parte foi mais do mesmo, muito lenta, sem imaginação e onde duas das maiores ovações da noite, por incrível que pareça, foram para o Rio Ave, mais concretamente para o Kelvin (mostrou mais futebol em 70 minutos que o Djalma nos últimos 7 jogos) e para o Jorginho (que era fraco jogador mas valeu um título em Alvalade e essas coisas ficam na memória...) e para o Iturbe, que tendo entrado com vontade e "ganas", acabou por embrulhar-se muito e não lhe saiu muito bem o jogo.

Por falar em ausências - Djalma e Moutinho - felizmente não foram (muito) notadas. Em especial, Djalma, cuja ausência só foi sentida por VP que, dessa forma, não sabia quem havia de substituir pelo minuto 60... Como é evidente, Djalma não foi notado porque o seu "substituto" foi só o melhor em campo e autor de dois golos (deixa-me ver, mais... 2 do que aqueles que Djalma marcou nestes jogos todos...) e só não jogava no lugar do Djalma porque VP tem uma paranóia. Já o Moutinho, apesar de mais notada a ausência - aquela classe dele é imprescindível - foi bem substituído pelo Defour, que pegou bem no jogo e com um estilo semelhante e não comprometeu.

Que mais dizer sobre o jogo? Que a defesa não comprometeu - ou melhor dizendo, que a defesa quando comprometeu não resultou em golos, porque voltou a fazê-lo e valeu a expulsão do Rolando em vez de um golo... - e que o Maicon é um "apêndice" ali, pronto a ser removido assim que o Danilo possa jogar - e que pena não o poder ter visto ainda, tenho muitas esperanças nele - bem, ando tão cheio do Maicon que neste momento até o Jean Sony do Rio Ave me servia! No ataque, sente-se ainda e sempre o vazio deixado pelo Falcao, que o Hulk não substituiu (como já se havia visto o ano passado durante a lesão de Falcao que o afastou alguns jogos da equipa) e muito menos o Kléber. Ponta de lança, urgente, precisa-se...

E quarta-feira, no Dragão, fechado nas bancadas superiores, o Estoril vai nos defrontar, provavelmente uma equipa de suplentes e juniores, à semelhança do jogo contra o Paços de Ferreira. Veremos o que nos sai da cartola...

FICHA DE JOGO

FC Porto-Rio Ave, 2-0
Liga portuguesa 2011/12, 15.ª jornada
14 de Janeiro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.419 espectadores

Árbitro: Marco Ferreira (AF Madeira)
Assistentes: José Lima e Nelson Moniz
Quarto árbitro: Sílvio Gouveia

FC PORTO: Helton (cap.); Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, Defour e Belluschi; Rodríguez, Hulk e James
Substituições: Hulk por Kléber (32m), Belluschi por Iturbe (65m) e Rodríguez por Varela (76m)
Não utilizados: Bracali, Mangala, Souza e Alex Sandro
Treinador: Vítor Pereira

RIO AVE: Huanderson; Jean Sony, Gaspar (cap.), Jeferson e Tiago Pinto; Bruno China, Wires e Jorginho; Kelvin, João Tomás e Yazalde
Substituições: Jorginho por Braga (59m), Kelvin por Mendes (70m) e Yazalde por Saulo (79m)
Não utilizados: Paulo Santos, Pateiro, Zé Gomes e Éder
Treinador: Carlos Brito

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: James (42m e 80m)
Cartões amarelos: Maicon (49m), Gaspar (53m), Bruno China (61m) e Iturbe (83m)
Cartão vermelho: Rolando (94m)

Ponto de Situação

16 vitórias, 6 empates, 4 derrotas
53 golos marcados, 22 golos sofridos

2 comentários:

apostas disse...

Realmente já fizemos jogos mais felizes.. Força F.C.Porto!!!

Perspectiva Desportiva disse...

Boa noite,

Queria-lhe propor uma troca de links entre os blogs. Em caso de aceitar avise-me via e-mail ou comentário para eu fazer o mesmo.

Perspectiva Desportiva (http://www.perspectivadesportiva.blogspot.com)