domingo, 31 de julho de 2011

E a derrota aconteceu...

...mas não é preocupante.

Até porque a primeira parte foi de excelente qualidade e o Lyon quase não cheirou a baliza do FC Porto - com excepção de dois ou 3 lances, todos eles de perigo, do qual o de menor perigo resultou no golo do Lisandro - que nem festejou!

Positivo no jogo:
_A pressão alta do FC Porto, com 5 jogadores sempre em movimento no ataque sobre os defesas que tinham a bola.
_O bom entrosamento do trio atacante Hulk-Kleber-Varela e o apoio constante da dupla Micael-Moutinho, no que resultou o golo do médio madeirense.
_O bom índice físico que a equipa apresentou, em particular na primeira parte.


Negativo no jogo:
_Souza ainda não tem pedal para ser o maestro da equipa, mas Fernando não está melhor - Souza falhou na marcação a Licha no lance do primeiro golo e ainda alguns passes no meio campo.
_A fraca finalização obtida comparada com as oportunidades construídas durante o jogo.
_A defesa ainda apresenta alguma ferrugem das férias, porque tem algumas falhas de marcação que são anormais, mesmo sabendo que já o ano passado isso acontecia um pouco.
_Rolando ainda não está em forma, falhou claramente, mais do que uma vez, nas marcações dos lances de bola parada.
_Os suplentes estão num nível inferior aos 11 titulares, nenhum deles mostrou estar melhor que os titulares.


Como o primeiro jogo ainda está a uma semana de distância e é contra o Vitória, não estou muito preocupado, pelo que vi o Vitória fazer contra os dinamarqueses na pré-eliminatória da Liga Europa. E mais sabendo que esta semana peças fundamentais estão de volta: Guarin, Falcao, Palito e Rodriguez. Os três primeiros, em particular, serão fundamentais - Guarin irá provavelmente assumir a posição 6, Falcao é fundamental para o ataque, por muito que Kleber mostre boas indicações e Palito é deve assumir o lado esquerdo da defesa, ele é fundamental nos processos defensivos e ofensivos da equipa.

Por último, a minha maior preocupação ainda é a zona central da defesa. Não confio no Maicon, o Rolando está fora de forma e o Otamendi só hoje me mostrou alguns pormenores que me dão garantias que estará bem - ainda há uma semana não esteve muito bem contra o Peñarol. Ainda acho que gastamos dinheiro de mais com laterais (22,6 milhões de Euros) e falta-nos um grande central, algo que se calhar o valor do Danilo chegava para comprar no imediato - e diria que há alguns não muito caros por aí, lembro-me sempre do Geromel que está na Alemanha e é muito interessante, além de que tendo jogado cá no Vitória e no Chaves tem já a fase da adaptação perfeitamente cumprida.

FC Porto x Lyon



Hoje o reencontro com dois bons jogadores que passaram pelo nosso FC Porto, Cissokho e Lisandro, sendo que este foi mesmo um dos mais apreciados dos últimos anos, como sabemos, tendo deixado muitas saudades nos adeptos.

Este será o teste fundamental para o primeiro jogo oficial da época, de hoje a uma semana, em Aveiro: a Supertaça de Portugal contra o Vitória (dito de Guimarães).


Por mim, apesar de gostar de ganhar sempre, o resultado é-me um pouco indiferente. O que me interessa, de facto, é que o FC Porto demonstre coesão de jogo, rotinas defensivas e ofensivas e preparação física para os 90 minutos de uma partida a doer. Se o fizer neste jogo, mesmo que não ganhe, já é uma vitória...

Entretanto, este jogo serviu também para perceber um pouco melhor o plantel, já que Kelvin, Bracali e Walter não foram convocados, bem como David e Addy. Isto significa que qualquer um destes 3 deverá ser carta fora do baralho desta época. Por mim, lamento em relação ao David, pareceu-me um jogador muito interessante e de futuro.
No restante, a surpresa da chamada de Christian e Djalma, não me acredito que fiquem (pelo menos os 2) no plantel, veremos se será o teste decisivo para escolher de entre eles quem fica e quem sai.

Os convocados:
GUARDA-REDES: Helton; Beto
DEFESAS: Fucile; Sapunaru; Maicon; Otamendi; Rolando; Sereno
MÉDIOS: Castro; Fernando; Belluschi; João Moutinho; Rúben Micael; Souza
AVANÇADOS: Hulk; Kléber; Djalma; Varela; Christian

Jogo às 20h00, Sport TV 1

segunda-feira, 25 de julho de 2011

FC Porto, 3 x Peñarol, 0 - Primeiras impressões


Imagem FC Porto

Chegado do Dragão e da apresentação da equipa, as primeiras impressões foram positivas, como fui escrevendo no FaceBook.

A equipa defende ainda mais à frente que a época passada, pressiona ainda mais perto da baliza contrária. Tenta ainda circular mais a bola para encontrar espaços (uma das queixas de Vitor Pereira, sobre parte do jogo, em que ainda não atingiu a velocidade que ele pretende) e trocar mais amiúde as posições dos jogadores. Para além disso, sabendo que alguns dos principais jogadores da última época como Falcao, Palito, Guarin e James Rodriguez e um dos mais promissores contratados, Iturbe, ainda estão fora devido aos desajustados calendários da FIFA e da UEFA, promete bastante a equipa.

Um dos principais registos é a equipa que começou o jogo, semelhante à de Vila do Conde: Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon, Fucile, Souza, Moutinho, R.Micael, Hulk, Kléber e Varela. Este parece ser o onze base de trabalho até àhttp://www.blogger.com/img/blank.gif chegada dos sul-americanos em falta. Belluschi neste momento perdeu o lugar para R.Micael devido à lesão que lhe atrasou a preparação. Mas mais significativa parece a aposta em Souza em vez de Fernando - não sei se é prenuncio da saída deste ou se é "castigo" da má ponta final de campeonato e declarações após o final da Taça. A ver vamos. Bons pormenores também do Kléber, que claramente ganhou o lugar ao Walter - tem bom toque de bola, joga bem de costas para a baliza, movimenta-se bem, remata sem medo de vários sitios, tem instinto (ora digam lá se não parece a descrição do Falcao?) e acredito que se souber transformar estas características em golos, teremos aqui outro caso sério.

Dos novos, este foi o único que jogou bastante tempo para ser analisado. Dos restantes, Kelvin entusiasmou-me, aquele toque de bola, aquela velocidade e aquela procura pela baliza e pelo golo não enganam ninguém - é potencialmente um grande jogador. A dúvida é se será para apostar no imediato - e se terá espaço para isso no plantel - ou se é para aguardar mais uma época. Não sei, sinceramente.
Quanto aos outros, Djalma não mostrou nada de mais, Bracali pareceu seguro, Ady e David não tiveram tempo para grande coisa, tal como Christian.

Continuo preocupado com o tamanho do plantel e com os elegiveis para a Liga dos Campeões. Faltam portugueses na equipa...

FC Porto-Peñarol, 3-0
Apresentação Oficial 2011/12
Estádio do Dragão, no Porto
24 de Julho de 2011
Assistência: 40.359 espectadores

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Assistentes: Filipe Ramalho e Bruno Rodrigues
4.º Árbitro: José Rodrigues

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Fucile; Souza, João Moutinho e Rúben Micael; Hulk, Kleber e Varela
Jogaram ainda: Bracali, Otamendi, Castro, Belluschi, Djalma, Walter, Sereno, Addy, David, Christian e Kelvin
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Kleber (10m), Hulk (71m, g.p.) e Walter (87m)
Disciplina: cartão amarelo Rúben Micael (61m)



O plantel apresentado é o seguinte:
Guarda-redes: Helton, Bracali, Beto e Kadu
Defesas: Sapunaru, Fucile, David, Rolando, Maicon, Otamendi, Sereno, Rafa, David Ady
Médios: Fernando, Souza, Castro, Moutinho, Belluschi, Rubén Micael
Atacantes: Hulk, Varela, Kléber, Djalma, Christian, Kelvin

Por apresentar: Falcao e Guarin (de férias), Palito e Cebola (na Copa América), Iturbe, Alex Sandro e James (no Mundial Sub20) e Danilo (no Mundial Sub20 mas só deve chegar em Janeiro). E ainda havia o Tiago Ferreira, central que foi convocado à ultima hora por Portugal para o Mundial Sub20 e que não sei se ficará ainda mais uma época nos juniores (fez 18 anos no estágio da Alemanha).

São 26 jogadores apresentados, 8 ausentes e 1 dúvida. 35 jogadores com contrato para a presente época, muita gente, gente a mais, pelo menos uns 10 jogadores, talvez até 11 a mais. Ainda irão ser usados litros de tinta nos jornais com o plantel até este ficar fechado às 24 horas do dia 31 de Agosto...

domingo, 24 de julho de 2011

E o espectáculo vai começar!



Finalmente. Ao fim de dois meses (último jogo da época foi a 22 de Maio!) sem bola, vamos começar finalmente a época (desconto o jogo de quinta em Vila do Conde e os da pré-época na Alemanha, para mim a época começa no primeiro jogo em casa!) depois de vivermos estes dois meses a pão (jogos da Copa América) e água (noticias de quem sai e de quem entra).

Começando por aí, as boas notícias: até ao momento (e ainda falta um mês e uma semana para o final de Agosto) ninguém de fundamental da equipa saiu, nomeadamente Palito, Falcao, Moutinho e Hulk. Saídas, até ao momento, apenas o Mariano, por fim de contrato.

Entretanto, são já várias as contratações confirmadas: Bracali (guarda-redes, ex-Nacional), Danilo (lateral direito, ex-Santos, mas só deve chegar em Janeiro), Alex Sandro (lateral esquerdo, ex-Santos), Iturbe (médio ofensivo, ex-Cerro Porteño). Kelvin (médio-ofensivo, ex-Cruzeiro), Kelvin (avançado centro, ex-Marítimo) e Djalma (extremo, ex-Marítimo). Regressou ainda o Castro (emprestado ao Gijon).

Principal preocupação, a falta de portugueses. Neste momento, o FC Porto está em risco de apenas poder inscrever 22 jogadores na Liga dos Campeões. David, lateral que joga em ambas as faixas e deu excelente conta de si no estágio, e Tiago Ferreira, central que entretanto foi chamado ao Mundial Sub20, parecem não contar para o baralho. Mesmo Castro só deve ficar por esse motivo, apesar de num campeonato muito mais competitivo do que o nosso ter sido considerado um dos jogadores jovens revelação da época.

Hoje, na apresentação, apesar do extenso plantel ainda às ordens do novo treinador Vítor Pereira, não haverá 4 sul americanos da Copa América (Palito e Cebola jogam hoje a final e Falcao e Guarin estão de férias) e 2 do mundial Sub20 (Iturbe na Argentina e James na Colombia). Assim, será sempre uma apresentação sem o sabor total que gostaríamos de ter. Culpa dos desajustados calendários da FIFA e da UEFA. Acredito que nos próximos dias comecemos a assistir ao "arrumar" da equipa que não deverá ter mais do que uns 25 jogadores.

Porque o jogo de hoje é com o Peñarol, a quem conquistamos a Taça Intercontinental em 1987, fica aqui uma lembrança desse momento fantástico:

domingo, 10 de julho de 2011

O video do "treino" de hoje

A bola já rola!



Estando já em estágio parte da equipa (porque outra parte está na Copa América a decorrer na Argentina) e estando ainda o mercado aberto por mais 51 dias (!) até ao final de Agosto, logo até lá poderá haver saídas (em especial de alguns dos principais jogadores do último ano como Hulk, Falcao, Moutinho, Fernando ou Rolando) e consequentemente novas entradas.

Para já, o novo treinador prepara a época com quase todo o plantel da época passada, já que apenas um jogador saiu oficialmente até ao momento - Mariano - para além da ausência já referida de Falcao, Guarin, Palito e Cebola, bem como Iturbe que irá representar a Argentina no Mundial de Sub20 e só chegará no final da competição, para onde dentro de dias irá partir James Rodriguez também.

Tendo realizado já um jogo à porta fechada - o já tradiconal particular com o Tourizense - que ganhou por confortável margem, foi hoje ao final da tarde realizado o primeiro jogo aberto ao público, já na Alemanha, contra uns amadores de nome não pronunciável ganhou por uns claríssimos 10-1, jogando com 2 equipas diferentes, uma em cada metade do jogo, sendo que a da segunda parte ganhou 8-1 e a da primeira apenas por 2-0.

Golos marcados por:
Kleber (min 28)
Djalma (min 34)
Hulk (min 47 (gp), 59, 82)
Ruben Micael (min 60)
Walter (min 67, 77, 89)
Maicon (min 78).

Os "novos" começam a mostrar serviço, os "velhos" mostram que querem manter o seu espaço. Realce ainda para o facto de Helton e Fernando não terem sido convocados para este jogo, tendo sido o Beto na primeira parte na baliza e o Bracalli na segunda, o que quer que isto signifique...

Rafa e Belluschi continuam ausentes da equipa a recuperar das lesões graves que sofreram, sendo que já têm trabalhado com o plantel, pelo que o regresso deve estar para breve.

Outra nota de destaque foi a utilização do aniversariante Tiago Ferreira, que completou os 18 anos com a titularidade no eixo da defesa na primeira parte, bem o facto de Castro não só ter sido usado como ter sido o capitão.

Próximo teste, mais a sério: Borussia Monchengladbach, dia 16 de Julho (Sexta-feira) às 18h30 de Portugal (+1h na Alemanha)